Olá aqui é minha primeira vez no forum do diolinux e eu gostaria de saber qual distro linux usar em meu notebook muito antigo de 2012 eu uso ele mais para jogar jogos emuladores essas coisas do tipo só que eu quero só fazer 1 teste em dual boot pra ver se eu gosto da distro aqui estão as configurações do meu notebook: processador intel celeron ® cpu 815 @1.60 ghz 1.60 ghz memoria ram instalada 2gb (utilizavel 1,85) sistema operacional de 32 bits processador baseado em x64
Bem vindo ao fórum @Jessey!
Essa é uma pergunta que não há uma resposta exata e é bem corriqueira por aqui, existem indicações, porem terá que testar para saber quais mais te agradam.
Recomendo dar uma olhada nos tópicos abaixo
link de pesquisa: Micro antigos e Notes antigos
Eu iria de Lubuntu ou Xubuntu ou qualquer SO que use LXDE ou XFCE como interface.
Recomendo:
-
SparkyLinux
-
Lubuntu
-
Linux Mint com DE XFCE
Eu tenho um Notebook com Intel Celeron N4000, 4GB RAM. Já instalei várias distro nele, mas a que eu tive melhor experiência (por incrível que pareça) foi o Kubuntu, não sei explicar mas o KDE ficou mais liso do que o Gnome no meu notebook. Não quis optar por outras distros como Lubuntu e Xubuntu porque não tem suporte a escala de monitor, oque num notebook de tela pequena pode ser um encômodo.
Eu também estava com essa dúvida uns dias atrás, a distribuição que eu escolhi foi o Linux Mint, é uma distro muito fácil para quem está começando e que consome poucos recursos ao se utilizar o ambiente gráfico XFCE.
Olá @Jessey!
Com esse hardware (quase exatamente igual a um notebook que tenho aqui) você não deve ter maiores problemas para rodar qualquer interface.
Acredite, por mais que digam nesse tópico ou em outros que seu note só roda LXDE e XFCE, eu tenho um bem parecido e posso lhe dizer que qualquer uma serve.
Tenho aqui um notebook com o hardware: Intel Core® 2 Duo x64 @1.50GHz + 2GB RAM DDR2
Há quase dois anos que faço testes e mais testes contínuos nele. Seguem as interfaces que testei e seu desempenho:
GNOME 3
- GNOME 3 padrão - Médio, muito poucos lags
- GNOME 3 com extensões - Médio, com alguns travamentos no Firefox, mas com o Chrome funcionando bem.
- GNOME 3 do Zorin OS (Zorin Desktop) - Bom desempenho, mas congelamentos aleatórios
- GNOME 3 (Ubuntu) - Médio, muito poucos lags
KDE Plasma
- Plasma padrão (KDE neon) - Muito bom, nenhum travamento
- Plasma com extensões, temas e blur - Médio, alguns travamentos no Konsole, pois seu fundo inteiro tem blur
XFCE
- XFCE padrão e puro (Fedora) - Excelente - nenhum travamento
- XFCE com customizações pessoais - Excelente, demora para desligar e ligar
- XFCE super customizado (Zorin OS Lite) - Muito bom, alguns travamentos
LXDE/LXQt
- LXDE puro, sem customizações nem temas (Arch) - Excepcional, nenhum travamento, fluidez e responsividade acima da média
- LXDE (Lubuntu LTS) - Excepcional, nenhum travamento, fluidez e responsividade acima da média
- LXQt (Lubuntu 19) - Muito bom, semelhante ao XFCE
Unity
- Unity 7 (Ubuntu 16) - Muito bom, semelhante ao Plasma
- Unity 7 (Unity XP) - Igual ao Ubuntu 16
- Unity 8 (Instalado manualmente no Ubuntu 18.04) - Muito instável e cheio de bugs
MATE
- MATE customizado (Ubuntu MATE) - Semelhante ao LXQt
- MATE padrão e puro (Debian) - Muito bom e rápido, semelhante ao XFCE
GNOME-based
- Pantheon (elementary OS) - Muito bom, travamentos no Chrome mas Firefox funcionando normalmente.
- Endless Shell (Endless OS) - Médio, com travamentos aleatórios na GnomeSoftware
- Manokwari Shell (BlanKon X Tambora) - Muito bom, semelhante ao LXQt
- Cinnamon (Mint) - Semelhante ao GNOME
Windows
- Aero (Windows 7) - Bom, mas travava quando ligava os efeitos Aero no máximo
- Metro (Windows 8.1) - Muito bom e responsivo, mas demora para ligar e desligar
- Continuum (Windows 10) - Travamentos aleatórios no Chrome, mas de resto tudo normal.
tbm tem o Zorin OS lite XFCE
O BigLinux tbm tem interface LXQt, tbm seria uma boa opção (é a distro que uso atualmente).
Você pretende dedicá-lo para uma estação de jogos ou deseja ainda utilizá-lo para office, multimídia, internet, etc? Se sim, você quer emular o quê? (consoles de 16 bits, computadores pessoais, etc)?
pode tentar tbm o Manjaro XFCE
alguns meses depois…
escolha uma que lhe agrada,essa historia de distro para pc antigo não existe!
pelo que vi do seu notebook vc pode ate fazer um upgrade de cpu! caso queira.
Pouca pessoas falam, mas tem o openbox.
Ele não chega a ser um ambiente desktop, mas sim um gerenciador de janelas
Algumas distribuições já possuem uma imagem com ele montado…
Por exemplo
Manjaro.
verdade já usei e gostei!
usei junto com os paineis do budigie.
Ah existe sim, dependendo do quão antigo for o hardware. Tem distro que nem dá suporte a certas arquiteturas e tecnologias antigas.
Eu tenho um netboook com 32 bits, Ubuntu MATE roda bem mas tem problemas de som com reuniões online, como Google Meet e Zoom. Vou testar o Linux Mint Debian Edition de 32 bits, que tá bem atualizado. São duas excelentes opções