Distribuição voltada para jogos e estudos

Sempre fui apaixonado por linux desde quando eu instalei o Ubuntu em uma virtualbox mas hoje em dia tenho problemas em ficar com ele definitivamente, sempre durando 1 semana antes de eu ficar com agonia e voltar para o Windows 10, hoje quero a ajuda de vocês para escolher a distro perfeita, colocarei meu hardware e o que eu quero fazer nela então vamos lá!
Meu Hardware:
PC: Dell inspiron 3647 ( modificado )
Ram: Original: 4gb ddr3 | o que esta hoje: 6gb ddr3
CPU: Intel core I5 4460S 2.90GHz
GPU: Intel HD graphics 4600 ( integrado com a CPU )

O que vou fazer no sistema:
Jogar jogos da Steam e da Epic
Fazer trabalhos escolares com o Office
E ver Youtube é claro

Sabendo disso qual distro é perfeita pra mim sabendo que quero pelo menos 8/10 do desempenho em jogos que tenho no Windows

Com menos do que isso ─ era 2xCore2 Duo, 4 GB RAM, iGPU intel (integrado na placa) ─ eu usava openSUSE Tumbleweed, Arch, Debian testing, Fedora, KDE Neon, PCLinuxOS, Mageia, Mint, Void, Sabayon ─ todos com KDE.

Eu só não rodava jogos. Trabalhava com LibreOffice, Gimp e assistia vídeos no Youtube, Twitter, Facebook, Reddit.

O PopOS é uma boa se puder espere até junho ou atualize em junho

A questão é, você pode ter até um desempenho muito maior em uma distro Linux mas dependendo você não vai conseguir nem abrir, você citou Epic Games, posso citar de cara dois jogos que você não vai poder nem abrir, quem dirá ter um bom desempenho: LoL e Valorant (se você tem bom senso nem no Windows tu jogaria)

Seu Hardware apesar de não ser nem um pouco ruim, não tem poder de fogo pra jogos então mantenha a expectativa baixa, minha dica é teste uma distro com GNOME, uma com KDE e uma com XFCE, nomeadamente: PopOS, KDE NEON e Xubuntu

Não jogo LOL nem Valorant, sou o cara que joga CS e minecraft kk

Olá, Authi, você pode instalar dois sistemas operacionais num mesmo computador, eu mesmo tenho o Windows 10 e o Kubuntu no meu notebook. Você usaria o Windows para jogar o que você não conseguir fazer rodar no Linux e deixaria o resto para o sistema operacional do pinguim.


Normalmente não há impedimento técnico para instalar um jogo pirata no Linux via Wine/Lutris, todo o procedimento que você faz será o mesmo. Só recomendo que você instale os repositórios do Wine para ter uma versão mais atualizada desse software (passos aqui). Quando é para rodar jogos, normalmente se recomenda o Staging branch, eu, como sou mais conservador, instalo o Stable branch, aí é com você. Depois você instala o Lutris.


Pessoalmente, prefiro fazer assim: instalo o Windows 7 32bit numa máquina virtual e então instalo o Microsoft Office 2013 nele. Mesmo em pleno 2021, o Microsoft Office 2013 ainda continua sendo bastante usável. É claro que você pode tentar instalar o Microsoft Office diretamente no Linux via Wine, mas eu preferiria instalá-lo numa máquina virtual com Windows 7. Sugeri a versão 32bit do Windows 7 por ser mais leve que a versão 64bit, aí você dedica 3GB ou 4GB de RAM para a máquina virtual e fica com 3GB ou 2GB para o sistema operacional hospedeiro, que no caso é o Linux.

É claro que você pode tentar lidar com os documentos DOCX, PPTX e XLSX com o LibreOffice ou qualquer outra suíte de escritório disponível nativamente para Linux, mas existem limitações.


Não precisa nem comentar que coisas de internet são super tranquilas em qualquer sistema operacional.


Cara, a real é que a diferença entre uma distribuição leve e uma distribuição “pesada” é relativamente pouca no seu caso. Uma distribuição leve não fará milagres, então não use isso como fator limitante, seu computador está longe de ser um monstro gamer, mas dá para usar qualquer distribuição nele, mesmo levando em conta os jogos.


Não creio que você terá problemas para rodar o CS no Wine/Lutris. Jogos que rodei de boa no Wine:

  • GTA San Adreas
  • Skyrim
  • Civilization IV
  • A lista é pequena porque prefiro rodar os jogos no Windows mesmo.

Quanto ao Minecraft, esse jogo ainda é desenvolvido em Java? Se você for instalar a versão pirata para Windows no Linux, você teria que instalar o Java no seu prefixo Wine também, aí eu não sei como se sucederia, você poderia nos contar depois se deu certo :slight_smile:


RESUMO: atividades envolvendo office e internet podem ser feitas 100% no Linux, e alguns jogos podem ser rodados via Wine/Lutris. Você literalmente só usaria o Windows para rodar jogos que você teve problemas para rodar no Linux.

Cara muito obrigado, fiquei vendo vc escrevendo por 10 minutos pensando ser um bug mas com seu comentario posso dar um descanso para meu HD kk

LOL, é que, como você pode ver, minhas postagens geralmente são meio grandes. rsrsrs :sweat_smile:

Pesquisando sobre o seu processador, eu vi que o Máximo de RAM que ele suporta é 32GB DDR3, se não tiver condições de investir em mais RAM nem em um SSD, para Distros focada exclusivamente para jogos tem o POP! OS (porem ele tem a interface GNOME que pode pesar muito), o Manjaro XFCE (esse mais leve por causa da interface) e o Regata OS (distro BR) (só esses 3 que vieram na mente por agora), agora para estudos praticamente qualquer distro serve já que a grande maioria vem com LibreOffice de fabrica.