Tenho um notebook Dell com um Pentium Gold CPU 5405U 2.30GHz e 4 Gigas de ram, quero essa “máquina” funcionando sem travar, mas não sei qual distribuição Linux usar. Quero ele para Navegar, Estudar e Jogar coisas Leves da Steam. Obrigado.
Tem esse outro tópico aqui também:
Xubuntu e Mint XFCE talvez sejam distros boas e leves para computadores com hardware fraco
Bom dia.
O linux não faz milagre você pode instalar a distro mais leve com openbox ou a wm mais leve que existir,
No momento que abrir o firefox metade dessa Ram será engolida por ele e esse processador não ajuda tmb, a DE em si vai rodar de boa tipo os menus e gerenciador de aqrquivos vão abrir rapido mas jogo e internet esqueça.
Se colocar pelo menos 16gb de ram e um ssd ainda da para fazer muita coisa.
Experimente as seguintes distribuições:
- IAntiX Linux
- Xubuntu
- Lubuntu
- Big Linux XFCE
O AntiX não sei como está em relação a Steam. Mas as demais rodam bem a Steam. Só pra ter uma ideia, de exemplo, eu tornei um notebook com Intel Atom, 4Gb de RAM e SSD, usável e navegável usando o Big Linux XFCE.
O chato vindo aqui repetir: não recomendem Xfce como solução para máquinas mais fracas, ele é péssimo em gerenciar memória e processador. Pode inicializar consumindo 5mb, mas escala para 1.5gb a toa.
Top Recommendations:
-
Lubuntu: Ubuntu-based, uses the super-light LXQt desktop, great for 1GHz CPU/512MB RAM, user-friendly.
-
Linux Lite: Designed for Windows users, familiar Xfce desktop, comes with essential apps, needs 1GHz CPU/768MB RAM (1GB recommended).
-
antiX: Ultra-lightweight, runs well on very old hardware, even 32-bit systems, minimal resource use.
-
Puppy Linux: Famous for minimal file size, runs from RAM for speed, great for revival.
-
Bodhi Linux: Minimalistic yet stylish (Moksha desktop), very low RAM usage (200-300MB), supports older 32-bit CPUs.
-
Ubuntu MATE: Offers a traditional MATE desktop, good balance of low resource use and Ubuntu package access, good for 512MB-1GB RAM.
Recomendo usar um navegador leve e não os populares.
Graphical Browsers (Low-Resource)
-
Midori: GTK-based, simple interface, uses WebKit.
-
Falkon (Qupzilla): KDE-developed, QtWebEngine-based, good feature set.
-
Qutebrowser: Keyboard-driven, minimalist, PyQt5/Python-based.
-
Otter Browser: Qt framework, aims for Opera (pre-Chromium) feel, lightweight.
-
Pale Moon/Waterfox: Firefox-based, good for users wanting familiar interfaces.
-
GNOME Web (Epiphany): Simple, clean, part of GNOME.
Cara eu indicaria o Linux MInt Xfce Edition
Tem toda estabilidade do Mint mas é uma versão mais leve, o que irá perder nessa versão é os embelezamentos da versão, mas ela é muito estável e acredito que poderá rodar em seu pc.
AntiX é uma ótima escolha e como já dito pelo nosso amigo Daigo: parem de recomendar XFCE para máquinas fracas
O note é bom, os 4 GBs de RAM o corrompem.
Não vou recomendar uma distro em si, mas te dar alguns parâmetros e ajustes que deve fazer pra ter um ambiente usável.
Na escolha da distro:
- Escolha distros com desktops XFCE, LXQt ou MATE.
Funcionais, bonitas e consomem muito pouca ram.
No gerenciamento de memória (você tem pouca memória ram física, então seria ideal:
- Ativar o ZRAM: Isso cria um bloco de RAM comprimida. O processador (que é bom) trabalha um pouco mais para comprimir os dados e fazer caber mais coisas na memória. É essencial para 4GB.
- Crie uma partição ou arquivo de Swap bem gordo (De no mínimo 8GB): Quando a RAM acabar, o PC vai usar essa memória de emergência pra alocar alguns recursos e não travar o PC
Ao usar o navegador:
- Tente usar o menor número de abas ativas ao mesmo tempo.
O navegador costuma ser o maior vilão da RAM. - Use extensões de navegador que congelam abas inativas, como o Autotab Discard
Ao escolher os jogos:
- Seu foco realmente terão que ser jogos bem leves, e dê prioridade pra jogos que rodem nativamente no linux, ou emuladores de consoles antigos.
Usar o proton (e a própria Steam) consomem uma fatia boa da sua ram antes do jogo abrir.
Se precisar de ajuda pra executar algum dos passos citados acima, fico à disposição!
Como podemos ver, esse apelo de “não recomendem Xfce” continuará caindo no vazio.
Até porque o Xfce continua sendo adotado amplamente por projetos bem reconhecidos no Mundo Linux.
Aliás, o Xfce é adotado também nos sistemas BSD.
Ser amplamente adotado ≠ de atender as expectativas.
Na época que o Tiger OS era XFCE a diferença de resposta no XFCE era bem visual, exemplo em abrir e fechar programas e até pastas era muito mais rápido que o KDE, pra mim que usava num Core2Duo E7500 a diferença era outra, plasma pra mim sempre foi pesado em Pc básico.
Não e atoa que a maioria dos projetos que proporcionam leveza não usam o plasma, grosseiramente o XFCE e maioria mas o MATE tem jeito pra superar o XFCE tranquilamente.
Essa leveza é facilmente destruível, já que o Xfce não tem boa gestão de recursos de memória e processador. Em geral, 2 abas do navegador + Writer já amplia o consumo de memória para 100%
Tá. O pessoal do Tiger OS vive a repetir isso. Aí a gente topa com um monte de testes comparativos de uso de memória e processador. Os testes comparam uso de recursos com vários programas abertos e com navegador com várias abas abertas. O Plasma aparece com um uso de recursos um pouco maior que o Xfce. Então não tenho como corroborar essa afirmação de que, com uso mais intensivo, o Xfce “tem desempenho pior”, que vai perdendo a leveza. Desculpem, estimados e queridos colegas do Tiger OS…
O problema é que estão olhando justamente para dados de maneira errada, algo que o Dio já repetiu diversas vezes.
Xfce inicia com pouco mais de 500mb (no Zorin, com pelo menos 800mb, por conta das personalizações). Ok, mas e depois?
MacOS inicia consumindo 2gb, mas faz uma boa gestão dos recursos, então nem parece que consome tanta RAM.
Não, meu caro. Não. Peço atentar para o que escrevi: “Os testes comparam uso de recursos com vários programas abertos e com navegador com várias abas abertas.”
Acredito que ele esteja se refefindo ao uso após um periodo (ex: 4-6h), o XFCE tem um desempenho ruim por não gerenciar muito bem a memória.
O que faz todo sentido, visto que a maioria do seu público são usuários com comptuadores mais antigos ou mais fracos, e por seu desenvolvimento não ser tão agil como seu concorrentes, um bom exemplo disso é a implementação do wayland que esta como experimental, enquanto os outros já estão bem avançados.