Olá, comunidade, sou novo e gostaria de talvez umas dicas sobre distro de Linux, eu tenho 2 laptops, um deles velho com a tela quebrada KKKKKKK, no qual eu uso um monitor, ele tem um hd de 500 GB e um Intel Pentium Gold.
Meu outro laptop tem um ssd de 256gb e um intel i3, eu acabei gostando muito de conhecer o linux e gostei do Pop os, porque pretendo usar para jogar, fazer trabalhos da faculdade, também editar alguns vídeos e quem sabe em um futuro próximo aprender programação.
Queria uma opinião de qual distro usar e se uso a mesma nos 2?
Para o notebook mais antigo (Pentium e HD), o ideal é usar uma distro mais leve, como Linux Mint Xfce ou Xubuntu, para não ficar lento. Já no notebook com i3 e SSD, o Pop!_OS é uma ótima escolha para jogos, faculdade e edição de vídeo.
Não precisa usar a mesma distro nos dois: o melhor é escolher a que combina com cada hardware.
Para o Pentium Gold eu apostaria em algo ainda mais leve, com LXQt como ambiente. Eu iria de Lubuntu. Ou talvez até algo mais leve ainda, como o antiX Linux (mas não é uma distro para iniciar).
Para o i3, qualquer distro moderna deve se adaptar bem, contando que ele tenha no mínimo 4GB de RAM.