Distribuição Linux

As vezes nem 30 mins, dependendo do uso.

Mas a realidade é que as pessoas se acostumaram a abrir 252525588741147852 abas no navegador, mais editor de texto, mais whatsapp (web), daí não tem distro que torne funcional uma máquina com 2gb de memória.

Uma curiosidade: tenho em minha máquina 1 SSD com Xfce e um NVME com Plasma. Só que pelo Hardware, nem chego a ver diferença de desempenho.
Lenovo IdeaPad S145-15IIL
Processadores: 8 × Intel® Core™ i5-1035G1 CPU @ 1.00GHz
Memória: 8 GiB de RAM (7,6 GiB utilizável)

Ok, fiquei curioso aq e fiz o teste.

Numa VM qemu/kvm com 8gb de ram cada, cpu, gpu, etc. igual.

Testei com a versão Live do Opensuse Tumbleweed de janeiro de 2026, um com KDE e outro com XFCE.

Abri em cada uma janela de Libreoffice Writer, Libreoffice Calc, Libreoffice Presentation em AppImage, uma janela do gerenciador de arquivos (Thunar/Dolphin), uma janela do firefox com o site diolinux, forum do diolinux, youtube rodando um vídeo a 1080p60, amazon, site do libreoffice.

aqui estão o resultado de cada free -h:

KDE: total 7.7Gi - used 4.3Gi - free 224Mi - shared 923Mi - cache 3.9Gi - available 3.4Gi

XFCE: total 7.7Gi - used 3.2Gi - free 1.6Gi - shared 715Mi - cache 3.5Gi - available 4.5Gi

1 curtida

De novo: as comparações e testes estão sendo feitos da forma errada.

Não tenho problema nenhum em admitir que o Xfce não é tão eficiente quanto o KDE Plasma; contanto que fique demonstrado. Na verdade, o Plasma já é vencedor desse comparativo, porque a diferença de desempenho não é grande e o ambiente gráfico do KDE é mais refinado e rico em recursos.

Mas o colega fica só dizendo: “vocês estão medindo errado” e não demonstra o que precisa demonstrar. Outros colegas eles mesmos testam desempenho, curiosos que ficaram, mas aí topam com “vocês estão medindo errado”,

De todo modo, o Xfce não é nenhuma tranqueira. Para quem gosta de simplicidade e muita estabilidade, é quase sempre uma boa opção.

1 curtida

Tem uma questão importante chamada: tempo disponível para isso.

Minha prioridade é a série 2026 do sistema, que trará novidades extremamente importantes, que vai nos ajudar a atrair e fidelizar usuários.

Caso alguém queira fazer testes e divulgar, eu forneço detalhes de como proceder para fazer.

Mas o teste mostrou só o óbvio, sem plugins externos e sem efeitos de indicação de ação os programas abrem mais rápido, desativa o cursor bouncing do Plasma e você tem aberturas mais rápidas mas com uma UX pior, esse “atraso” do Plasma significa “você clicou, respira, já vai abrir, não precisa spammar cliques” o tempo real de abertura é após o cursor parar de pular

Olha o teste do @Quartzo :

O Pasma cacheou bem mais que o XFCE além de ter compartilhado melhor a RAM, instintivamente olhamos para “available” e fazemos uma conta de padeiro na cabeça eficiência = total-available, mas não é bem por ai, available é um cálculo estatístico, o kernel faz uma série se “Ses” pra chegar nesse valor, para analisar qual foi melhor a comparação é entre “shared” e “cache” eles indicam o quanto o uso de recursos é otimizado, antes de pensar em “used” ela é RSS, então ela conta mais coisa que deveria por não deduplicar a memória compartilhada, dada a lista de apps, o Plasma conseguiu compartilhar e cachear o Qt, o GTK e até partes do Libre Office, ou seja, abrir mais apps faz o consumo real crescer menos

O jeito certo seria usar smem -tk e comparar a coluna PSS da última linha, mas tem um detalhezinho chato aí, o LibreOffice AppImage (o VLC o toolkit intermediario do LibreOffice) usa GTK, então boa parte do uso a mais do plasma vem disso, usando o pacote nativo ele usaria KF5 tornando o uso de RAM bem menor, ou usar o OnlyOffice (mas aí prejudica o XFCE), outro problema é o Firefox que também usa GTK:

Dos apps: LibreOffice, Thunar/Dolphin e Firefox, só o Thunar/Dolphin não traz vantagens enormes pro XFCE e ainda sim o Plasma foi mais eficiente

Faça como achar melhor, Daigo. A meu ver, não depõe favoravelmente a seu ponto de vista.

Natanael, como de hábito, deu-se ao trabalho de argumentar com detalhes técnicos, e eu o agradeço por isso.

3 curtidas

Vc está correto, se eu não estou com condições de explicar e comprovar as informações, então o melhor é deixar quem está mais qualificado pra fazer isso.

Me desculpe.

1 curtida

Agora testei com o chromium e libreoffice do zypper nas mesmas condições

Vou traduzir rapidamente a duvida em relação aos testes e analise errada.

Você esta falando de Teste A, e o Daigo esta falando sobre Teste B, ou seja, são testes diferente e não tem como o resultado de um teste validar ou descredibilizar o resultado do teste do outro.

Ex:
Teste A:

1. abrir 10 abas no navegador + 5 programas
  2. Verificar o uso de memória em ambas as interfaces para ver quem consome menos.
    OBS: pode analisar também qual abriu mais rapído os programas

Teste B:

1. abrir 10 abas no navegador + 5 programas
  2. Permanecer usando estas 10 abas + 5 programas durante XX tempo
  3. Verificar qual interface fez o melhor gereciamento de memória após este tempo.
    OBS: pode analisar também ao longo do tempo

Teste A: aquele que é mais enxuto tem vantagem que pode ser determinante no final
Teste B: aqui a vantagem do enxuto é menor, visto que senão tiver uma boa gestão de memória será crucial.

Tem previsão pra sair uma beta da nova versão do Tiger OS?

Ano passado, instalei o Tiger em um notebook Intel Atom e rodou. Acreditem!

Admito que fiquei curioso para saber mais o que a nova versão do Tiger OS vai trazer para os usuários.

Começamos a pré divulgação das novidades, para uma Live, dia 1/2.

Acompanhe na página do Insta

2 curtidas