Bem, tenho um notebook da samsung com um I3 7020U, é um processador razoável em jogos. Eu gosto de jogar roblox, e finalmente com o grapejuice tive como jogar no Linux, no início não era muito bom, tinha alguns bugs e outras coisas e uma taxa de quadros bem instável. de uns tempos pra cá o grapejuice com as atualizações to wine tem ficado muito melhor: launcher sem bugs de imagens mais fluidez no menu entre outras coisas. Porém tem algo que ainda não mudou: o FPS. A diferença é de 10~20 FPS. E realmente gosto muito do mundo linux e gostaria de ainda usar uma distro. Então existe algum jeito de ‘‘otimizar’’ o wine ou algo do tipo.
Aqui a média de FPS que coletei nos dois sistemas operacionais:
(todos os testes foram feitos em uma experiencia do roblox chamada “doors”)
Ubuntu 22.04(Grapejuice):27(min) 42(max) 35(maioria do tempo)
Windows 10 22H2: 34(min) 61(max) 50(maioria do tempo)
Config do Notebook:
Intel Core I3 7020U
4 GB de RAM
1 TB de armazenamento
Não diria que é absurda, afinal, no meio do caminho tem a camada de tradução entre DirectX para Vulkan, onde é normal acontecer uma pequena perda de desempenho. Fora que, por mais que o Ubuntu seja mais leve que o Windows, liberando recursos como mais memória livre para o sistema e processador sendo menos demandado, existem distros mais leves que ele, como o Linux Mint XFCE e o Solus Mate (sendo o segundo, reza a lenda, otimizado para CPU’s Intel e é rolling release, o que siginifica ter pacotes do mesa mais atualizados no sistema em relação ao Ubuntu.
Sobre a diferença de FPS entre Windows e Linux, enquanto isso daqui não mudar, será isso dai mesmo:
Jogos são desenvolvidos para rodar em DirectX;
Otimização constante de drivers como da Nvidia para Windows, pensando em melhorias para os games atuais. Para Linux não tem a mesma dedicação da Nvidia.
imagine que você goste de andar de patins no asfalto. vc voa, o patins roda bonito… é o jogo no windows. agora ande de patins na mesma estrada, com a pista molhada… o wine é mais ou menos isso: andar de patins na pista molhada.
A comunidade sempre esta buscando otimizar o wine/ vulkan, assim como a própria Valve também, aliais, muitos jogos estão com taxas de FPS muito próximas ou equivalentes ao Windows graças a esses esforços basta olhar os próprios reviews que o Dio faz.
Infelizmente nem todos os jogos vão alcançar uma boa taxa de FPS mesmo com esforços da comunidade. Em todo caso, recomendo sempre utilizar o proton da Steam ao invés de usar o wine puro, terá menos dores de cabeça.
Tanto os drivers gráficos proprietários da Nvidia quanto os drivers gráficos open source da AMD entregam ótimo desempenho no Linux há algum tempo. Alguma perda de desempenho tende a existir por conta da camada de compatibilidade, mas essa perda geralmente é pequena. Já faz tempo que migrei para o Linux e sinceramente a experiência em jogos é bem semelhante à que tinha no Windows 10.
De fato a diferença que você encontrou é alta. Não sei como anda a questão dos drivers para gráficos integrados da Intel no Linux, uma vez que geralmente não são utilizados para jogos, dado o desempenho limitado. É importante verificar se esse vídeo integrado tem suporte total a Vulkan e se você está rodando esse jogo (que não conheço) com essa ferramenta (que também não conheço) em Vulkan (DXVK). O OpenGL pode entregar desempenho bem abaixo do Vulkan.
Bom dia mano. Vou passar algumas dicas aqui que talvez melhore, porém como se trata de Roblox, alguns jogos são mais pesados que os outros e como o Roblox não é nativo para Gnu / Linux, é de esperar que fique um pouco mal otimizado.
Uma das soluções é remover as texturas do Roblox. Abra o grapejuice-gui, clique em “Abrir Drive C”
Agora vá em Program Files(x86), Roblox, Versions, version-(numeração-aleatória), PlatformContent, pc, textures, depois é só apagar todas as pastas, exceto os arquivos que terminam com .dds, exemplo:
Acredito que sempre haverá uma diferença de fps por minima que seja ou até grande como você tem enfrentado. Eu uso gráfico integrado da intel porém meu suporte a vulkan é parcial, para contornar esse problema eu geralmente opto por usar o wined3d ao invés do dxvk. Para fazer isso no grapejuice, você irá abrir o app, clicar no “player” e scrollar pra baixo um pouco até achar uma opção de configs gráficas, dai você muda pra openGL
Acredito que não será de grande utilidade pra você, já que seu processador é mais novo e acredito que o suporte ao vulkan seja completo. Mas fica aqui a minha recomendação, apenas um teste.