[Dica] Tamanho SWAP (recomendação Red Hat)

Nesta nova dica trago uma dúvida que muitas pessoas tem na hora de criar a swap.

Segue do manual com recomendação de uso de swap da Red Hat

Serve tanto para Linux quanto Windows

info: https://access.redhat.com/documentation … -swapspace

Quantidade de RAM no sistema Espaço de SWAP recomendado Espaço de SWAP recomendado se usar a hibernação
⩽ 2 GB 2 vezes a quantidade da RAM 3 vezes a quantidade da RAM
> 2 GB – 8 GB Igual à quantidade da RAM 2 vezes a quantidade da RAM
> 8 GB – 64 GB Pelo menos 4 GB 1,5 vezes a quantidade da RAM
> 64 GB Pelo menos 4 GB Hibernação não recomendada
3 curtidas

Eu não utilizo swap atualmente pois tenho 12GB e não utilizo a função hibernar, só utilizo suspender, mesmo com 12GB a swap sempre acabava sendo ativada por alguns programas então decidi desativar totalmente.

1 curtida

Aqui costumo deixar 2GB de swap apenas, tenho 8gb de ram, pois não uso utilizo as funções de hibernar ou suspender, então deixo só isso de tamanho pra ela. Ainda configuro o swappiness pra valor 10, pra utilizá-la o mínimo possível.

Não recomendo desativar swap, mas depende muito de como você usa o sistema.
Caso você use para compilar pacotes, poderá ter problemas se a swap estiver desativada.
Normalmente em atualizações, ou dependendo do programa utilizado há também um tamanho considerável da mémoria.

Como StrikerFX falou, você pode criar um regra para utilizar menos a swap.

Para definir, crie o arquivo

/etc/sysctl.d/99-swappiness.conf

e adicione o conteúdo

vm.swappiness=10

Tem gente que defini para 1, mas recomendo 10

1 curtida

Entendo utilizava vm-swapiness sempre, mas não achei necessário costumo compilar pacotes quase que diariamente e até o momento não observei problemas, caso haja eu coloco de volta, mas estou utilizando assim a quase 1 anos, utilizo o fedora Rawhide e lá costumo compilar alguns programas que tem algum bug que foi corrigido na versão git, ainda não tive problemas com o mixxx, gimp, inkscape ou boxes, mesmo setando as vms com 4GB de memória, também não observei problemas, desativei pois utilizo HD o que torna o sistema mais lento.

E a zram?, seria uma substituta eficaz da swap, visto que usa a ram? Claro que pra hibernar não deve servir…

1 curtida

Há como usar a Hibernação sem criar Swap?

Ao meu ver, o uso da Swap como extensão da RAM era válido na época dos 512mb… 1gb de RAM. Hoje o padrão é 8GB… totalmente inútil a swap para esse uso (ram).

atualmente tou usando 2GB de swap com swappiness baixo, nunca me deu problema

Auder

E a zram?, seria uma substituta eficaz da swap, visto que usa a ram? Claro que pra hibernar não deve servir…

sim pode usar

alexwender

Há como usar a Hibernação sem criar Swap?

Ao meu ver, o uso da Swap como extensão da RAM era válido na época dos 512mb… 1gb de RAM. Hoje o padrão é 8GB… totalmente inútil a swap para esse uso (ram).

não recomendo

Caso necessite você pode utilizar um swapfile ao invés de uma partição swap, o mesmo método utilizado pelo Windows com o hiberfile.sys (se me lembro é este o nome)
ou seja a partição é totalmente desnecessária, ou pode até utilizar swap em outra mídia como um cartão de memória ou pendrive, em caso de hibernação é melhor sempre que a swap seja maior que a quantidade de ram, caso contrário não rola e surgirá o aviso que você não tem SWAP suficiente.

Como Xterminator disse, você pode usar o swapfile

segue a documentação do arch wiki para configuração
https://wiki.archlinux.org/index.php/Swap#Swap_file