Curiosidade: SO's ficam mais lentas no decorrer do uso diário?

Discordo! 16GB de swap é desnecessário. O que recomendo é colocar de Swap no Minimo 4GB e no máximo 8GB. Acima de 8GB, dificilmente o sistema vai usar Swap até 8GB o que faz com que o usuário perca espaço em disco desnecessáriamente.

2 curtidas

Mais uma vez, como falei anteriormente o problema não é o tamanho da Swap e sim seu uso pelo sistema. N adianta colocar 20Gb de swap achando q quando o sistema começar a usar não ira ficar lento. O ideal é o upgrade da memoria ram para uma de maior quantidade.
Para quem tem duvidas sobre o que é Swap, deixo esse link do blog aqui do fórum para explicar: O que é a memória SWAP? - Diolinux

2 curtidas

Você pode criar um regra para utilizar menos a swap.

Para definir, crie o arquivo

/etc/sysctl.d/99-swappiness.conf

e adicione o conteúdo

vm.swappiness=1

Reinicie e veja como fica

Qual a vantagem de se criar esse arquivo se vai limitar o uso da memória swap?
Imagino que, de fato, caso o usuário crie uma partição de 8 gb de swap, o sistema não vai chegar a usar nem perto de toda a capacidade.

O problema é o uso de swap. Com este arquivo, só vai utilizar swap se realmente for necessário. Mas lógico que o melhor caminho é aumentar a memória RAM.

1 curtida

@swatquest O problema de deixar a swappiness tão baixa assim, é que, quando for usar swap, o pc vai quase “travar” de tão lento que via ficar. O ideal é o Joao_Damasceno descobrir o que está causando esse problema. Se for memória mesmo, não adianta deixar a prioridade da swap baixa, porque o problema de desempenho vai continuar a existir.

@Joao_Damasceno faça o que o pessoal indicou, deixe o gerenciador de tarefas do xfce aberto e, quando o pc começar a apresentar problemas de desempenho, tente verificar o que está usando muitos recursos da máquina. Ou, então, poste um print do gerenciador de tarefas aqui no fórum, para o pessoal poder te ajudar melhor.

1 curtida

Eu tinha quase o mesmo problema quando usava distros .deb ou arch based…
Parece que e algo muito relativo da pre-configuração que e lançado em certas bases, tem como amenizar alterando uso de swap e ate usando “gambiarras” como earlyoom ou zram
Minha solução no meu caso foi largar esses “problemas”(distros em base deb) e usar outras bases de alta qualidade kkkk(praticamente tudo da base RPM) mas pode ser que seu problema esteja numa soma de software/hardware

Mano kkk. Que viajem.

Vou aproveitar e tirar uma dúvida que eu tenho faz um tempo com relação à ferramenta de instalação de distros ubuntu based.

Ao realizar a instalação, por exemplo, do Linux Mint pela ferramenta de instalação que a distro dispõe, percebo que, ao alocar uma quantidade X de armazenamento em uma partição, posteriormente o gparted acusa ter menos armazenamento do que o alocado durante a instalação (geralmente 200 ~ 800 mb a menos)

Realizar, porém, a instalação da distro particionando pelo gparted no modo live antes de proceder diretamente com a ferramenta padrão da distro não apresenta esse “problema”. Por que será?

Faz, tanto por causa de software como por Hardware, o primeiro elemento que causa isso é falha no sistema de arrefecimento

Depois vem discos muito cheios (acima de 80%)

Depois quem a configuração de quando o sistema cacheia RAM em disco (o ChromeOS usa 80-20 se não me falhe a memória) quanto mais RAM estiver sendo usada antes de iniciar o cacheamento mais rápido o sistema vai ser

Depois vem o próprio meio de rodar o software, se o software estiver em um bloco só ele vai rodar mais rápido, AppImages funcionam melhor nesse caso, note que com SSD esse ponto é irrelevante

Tem outros motivos como memory leaks e outras falhas de gerenciamento de RAM por parte de alguns programas como o Cinnamon, mas os principais e universais são os acima

2 curtidas

Vamos a algumas observações:

  • A máquina que uso, um notebook, é bastante antigo.
  • Trata-se de um Lenovo i3 de 4gb da série Lenovo G50.
  • Meu tipo de uso consiste em usar o navegador Google Chrome com, via de regra, meia dúzia de abas continuamente abertas.
  • Eventualmente, não poucas vezes, uso também, ferramentas de edição tipográfica de textos (diagramação) que são o Sublime Text 3 e o TeXstudio (para criação/edição de textos em LaTeX).
  • E finalmente uso uma ferramenta de captura de tela com recursos de anotações (o Flameshot).

Entendi!

O Kernel Linux faz um procedimento chamado Swap, onde ele calcula áreas do hardware que podem aumentar sua memória RAM por um período de tempo enquanto você está desenvolvendo suas atividades, exatamente para que não trave. Mas o que me causa estranheza é que, pelas especificações da sua máquina, ele não deveria estar fazendo isso…

Este computador é um desktop ou notebook? Ele já é antigo?

EDIT: acabei de ver seu último comentário. Seu notebook está travando exatamente por este motivo; como ele já é um pouco antigo (tenho um parecido com o eu para a minha loja) e o HD é mecânico, o processo de Swap está puxando mais do que deveria… faça o que o pessoal fez de ver o que está causando esse travamento. Normalmente o XFCE já vem com um gerenciador de tarefas, ou o HTOP instalado pra você dar uma verificada.

1 curtida

Sobre os dados no HTOP… Como eu lhes apresento um instantâneo para leitura do HTOP? De qualquer forma, segue uma imagem…

1 curtida

João, com 4 GB, eu aumentaria essa swap pra 4 GB total… diminui a chance de travar por falta de memória + swap e o kernel começar a fechar processos (imagina, no meio de um texto, o Sublime fechar pq faltou RAM!). A outra coisa é mexer no swapiness e cache pressure, como o pessoal aí comentou. Acho que swapiness em 80% pode ser o ideal, mas parece que já tá rolando algo assim por aí, pq a RAM tá quase cheia e tem pouca coisa sendo usada na swap.

Algo interessante pode ser simplesmente limpar bem o equipamento - só da temperatura baixar pode fazer com que a CPU trabalhe com voltagens mais altas e melhore o rendimento, isso se sua CPU consegue fazer isso, é só um palpite. De qq forma, higiene no PC é legal, deixa o equipamento mais responsivo e diminui a chance de dar algum problema mais sério…

1 curtida

Pelo que eu estou percebendo aqui, o Google Chrome está consumindo muito, mas muito mesmo do seu hardware. Não é nem pela questão de porcentagem comparativa, mas pela questão de que quase todos os processos tem advindo única e exclusivamente dele.

Você faz algum tipo de trabalho específico que somente dê pra fazer no Chrome?

1 curtida

Rapaz… o que tenho de uso regular no Chrome consiste em:

  • Whatsapp Web.
  • Email (GMail).
  • YouTube.
  • Google Agenda.
1 curtida

Tem extensões?
Experimente desativar as extensões


Diversos estavam ativados…

Troca esses dois AdBlock pelo Ublock Origin, fica uma só, acredito que já puxe menos RAM…