Curiosidade: SO's ficam mais lentas no decorrer do uso diário?

Bem, há muito que observo isso; que a medida que o dia passa, minha distro vai ficando mais lenta. Quando é o início dos trabalhos que ligo a máquina e me logo, ótimo, o sistema está uma bala. Por volta das 15:00 em diante o sistema começa a ficar bem lento a tal ponto que já me vi reiniciando o computador para voltar a ter um desempenho razoável.

Lhes pergunto: Isso faz sentido? ou seria só cisma minha? (o que não pode ser… porque fica notoriamente lento mesmo, é algo latente).

P.S. entenda-se por “dia”, o dia comum, dia de trabalho (8 horas diárias etc.)

Isso pode ser decorrente do uso da swap.

Quanto tem de memória?

3 curtidas

4gb de RAM…

Isso aí tem tanto fator… Precisaria dar mais detalhes… Pode ser que às 15h seu sistema esteja fazendo um backup ou atualizando algo automaticamente, usando toda CPU. Pode ser que o software que você usa durante o dia tem bugs de memory leak, o que usa toda sua RAM e cai na SWAP… Se você usa HD, pode ser que alguma aplicação esteja usando/indexando muitos arquivos ao mesmo tempo, o que sobrecarrega a leitura/escrita de arquivos que você esteja trabalhando…

O que eu recomendaria é ver em algum monitor de sistema como está o uso de CPU, RAM, SWAP e ver qual processo tá usando recurso demais…

5 curtidas

Você utiliza o Chrome? Qual distribuição você utiliza?

Aqui na empresa é comum máquinas ficarem ligadas por semanas sem serem reiniciadas, e dependendo do uso, isso acaba acontecendo, eu relaciono a fragmentação da memória ram em relação ao uso do Swap como motivo principal, mais alguns pequenos bugs na interface também podem contribuir, no entanto , hoje em dia, é infinitamente melhor do que alguns anos.

1 curtida

É por isso. Provavelmente ao decorrer do dia vc abre muitas aplicações ou abas no navegador. E aí o sistema começa a usar a memoria Swap já que somente 4GB hj são “pouco” para usar vários aplicativos do dia-a-dia. E aí quando vc fecha os aplicativos a memória ram é recuperada aos poucos a partir da swap. Resumindo: Computadores com somente 4GB precisam usar mais swap que utiliza o HD, e tendo este a leitura e escrita mais lenta, causa essa impressão de lentidão no sistema.

2 curtidas

Uma coisa que tive testando no ultimo ano é o uso dos apps empacotados em AppImage para o uso diário. Antigamente, no meu uso normal, notava também que com o passar do tempo o desempenho da minha máquina ia caindo, e suspeite da fragmentação dos arquivos na máquina.

Notei que em pcs com pouca memória, ex.: 2Gb de ram - modelos antigos mesmo, o desempenho de um mesmo app, em instalação normal e empacotado em AppImage tinha sim diferença. Tanto no arranque, como durante o uso.
Realmente ví que swap faz diferenças numa hora dessas. Mas como aparentemente por todos os arquivos de um app estarem compactados contendo somente os arquivos necessários para o app funcionar - e pelo o visto os arquivos serem lançados para a RAM também, o ganho de desempenho é grande.

Afinal é em máquinas com poucos recursos é que notamos o verdadeiro desempenho de um SO.

Outra dica é ter a /Home separada. Isso vai diminuir também a área de busca por arquivo X na partição inteira.

Atualmente estou usando o Bodhi Linux, - Meu Deus, como é leve esse sistema quando instalado - e a interface BSPWM (com script de instalação aqui no fórum). Num Compaq Presario CQ40 tá voando baixo com os apps empacotados em AppImage.

4 curtidas

Portanto, qual seria a quantidade de swap recomendada a ser utilizada em uma máquina com 4GB de ram?

1 curtida

De uma maneira geral, com 4GB, se recomenda o dobro da sua RAM. Já em máquinas com 8GB ou mais, se recomenda a mesma quantidade da RAM, ou seja, com 8GB de RAM coloca-se 8GB de Swap, 16GB de RAM coloca-se 16GB de Swap. Mas hoje existe muita controvérsia com relação a isso.
Eu, particularmente, sigo essa regrinha.

1 curtida

A hipótese que eu levanto é que ao iniciar o computador a memória zerada, o computador funciona bem. Conforme o dia passa mais abas se acumulam e o sistema começa a usar a swap. Ao mesmo tenta-se carregar aquela aba mais antiga que foi pro swap e acaba ficando mais lento do que carregar a página novamente.

Como foi aventado pelos colegas, 4G de ram é praticamente nada perto das páginas web de hoje em dia, especialmente aquelas com feed infinito.

Provavelmente surtirá o mesmo resultado apenas fazer logoff e login novamente. Isso vai matar todos os processos de usuário e será equivalente a um reinício, porém mantendo em memória os dados importantes do sistema operacional. Também ajuda usar alguma extensão que libera a memória de abas que não estão em uso, evitando o acumulo dessa memória e recarregando a página quando for necessário. Também fuja de páginas de feed infinito estilo facebook.

Saindo do campo das hipóteses, para achar o vilão monitore os processos para verificar quem está consumindo muita ram (mais de 512M no seu caso).

3 curtidas

Utilizo nessa máquina, o Linux Mint 20.2 Xfce.

1 curtida

A questão se trata da quantidade de swap. O q deixa seu sistema lento é o fato de que quando ele começa a usar a swap, como ela roda no seu HD causa a lentidão já que a velocidade de escrita e eleitura do HD é muito mais lenta do que a memória ram.

Recentemente troquei meu HD principal por um SSD de 120gb Kyngston e a melhora de desempenho no meu Linux Mint Cinnamon 20.2 foi absurda.
Mas ainda sim, depois de um tempo de uso no notebook durante o dia, o desempenho do sistema cai bastante, especialmente quando faço pesquisas usando o Vivaldi e empilho várias abas usando a feature do navegador.
O negócio é dobrar o swap para 8GB e eventualmente comprar uma segunda memória RAM de 4gb, aumentando ainda mais a vida útil do meu notebook de 2013.

1 curtida

Discordo! 16GB de swap é desnecessário. O que recomendo é colocar de Swap no Minimo 4GB e no máximo 8GB. Acima de 8GB, dificilmente o sistema vai usar Swap até 8GB o que faz com que o usuário perca espaço em disco desnecessáriamente.

2 curtidas

Mais uma vez, como falei anteriormente o problema não é o tamanho da Swap e sim seu uso pelo sistema. N adianta colocar 20Gb de swap achando q quando o sistema começar a usar não ira ficar lento. O ideal é o upgrade da memoria ram para uma de maior quantidade.
Para quem tem duvidas sobre o que é Swap, deixo esse link do blog aqui do fórum para explicar: O que é a memória SWAP? - Diolinux

2 curtidas

Você pode criar um regra para utilizar menos a swap.

Para definir, crie o arquivo

/etc/sysctl.d/99-swappiness.conf

e adicione o conteúdo

vm.swappiness=1

Reinicie e veja como fica

Qual a vantagem de se criar esse arquivo se vai limitar o uso da memória swap?
Imagino que, de fato, caso o usuário crie uma partição de 8 gb de swap, o sistema não vai chegar a usar nem perto de toda a capacidade.

O problema é o uso de swap. Com este arquivo, só vai utilizar swap se realmente for necessário. Mas lógico que o melhor caminho é aumentar a memória RAM.

1 curtida