Recentemente venho experienciado erro de renderização em navegadores com base chromium (brave e edge).
Nenhuma página carrega direito, nem mesmo as configurações do navegador e a barra superior.
E não sou só eu, mais usuários também reportaram o erro aqui:
Percebi que o erro ocorre em placas de vídeo da intel. Vamos resolver sem desabilitar a aceleração por gpu:
Método 1:
Usar outra gpu - Se seu computador tiver mais que 1 gpu, selecione a que não é a intel.
No meu caso, tenho uma 940mx com driver nouveau, e o navegador funciona normalmente.
Método 2:
Usar o mesa-zink - (Apenas placas que suportam vulkan, no caso intel 6gen ou superior).
O mesa-zink faz a conversão de comandos opengl para vulkan. No caso o software funciona como se estivesse rodando com opengl, mas o sistema está usando o vulkan “de baixo do capô”.
Simplesmente precisamos escrever no terminal:
MESA_LOADER_DRIVER_OVERRIDE=zink *navegador*
Assim, resolvemos o carregamento das páginas sem precisar desabilitar a aceleração de hardware até que o chromium lançe uma atualização corrigindo isso.
*Está ocorrendo em algumas gpu’s da intel no caso certo? Aqui no meu hardware intel e tambem no de outro familiar está tudo ok no Edge, Vivaldi, Opera e Chrome.
Ah, sim, entendi. No meu caso, deu comando não encontrado, mas eu tentei iniciar o brave normalmente e continua com o problema. No caso, como você falou mesmo, nenhuma mudança foi salva. Muito obrigado pela ajuda!
No terminal. Mas pela edição que você fez, vi que devia fazer about:gpu no navegado kkk desculpe, sou meio iniciante. Mesmo assim, digitando about:gpu na barra de endereço do brave, carrega a pág com erro. E no firefox, não tem esse gl_renderer no about:config.
Entendi. Como eu sou meio noob em comandos e em conserto do sistema, vou deixar assim e esperar os devs do brave corrigirem, pra não quebrar nada que piore rsrs. Vou usar o firefox por enquanto. Mas muitísismo obrigado pela atenção!!