DICA - Solução temporária para páginas não carregando corretamente em navegadores com base Chromium

Recentemente venho experienciado erro de renderização em navegadores com base chromium (brave e edge).
Nenhuma página carrega direito, nem mesmo as configurações do navegador e a barra superior.

E não sou só eu, mais usuários também reportaram o erro aqui:

Percebi que o erro ocorre em placas de vídeo da intel. Vamos resolver sem desabilitar a aceleração por gpu:

Método 1:
Usar outra gpu - Se seu computador tiver mais que 1 gpu, selecione a que não é a intel.
No meu caso, tenho uma 940mx com driver nouveau, e o navegador funciona normalmente.

Método 2:
Usar o mesa-zink - (Apenas placas que suportam vulkan, no caso intel 6gen ou superior).

O mesa-zink faz a conversão de comandos opengl para vulkan. No caso o software funciona como se estivesse rodando com opengl, mas o sistema está usando o vulkan “de baixo do capô”.

Simplesmente precisamos escrever no terminal:

MESA_LOADER_DRIVER_OVERRIDE=zink *navegador*

Assim, resolvemos o carregamento das páginas sem precisar desabilitar a aceleração de hardware até que o chromium lançe uma atualização corrigindo isso.

1 curtida

*Está ocorrendo em algumas gpu’s da intel no caso certo? Aqui no meu hardware intel e tambem no de outro familiar está tudo ok no Edge, Vivaldi, Opera e Chrome.

Opa, amigo!
Estou com o mesmo problema: Brave Browser (kubuntu 22.04) estranho

Mas minha gpu é AMD integrada :slightly_frowning_face:

Eu respondi no seu tópico lá.

Mesmo sendo AMD, tente o comando:

MESA_LOADER_DRIVER_OVERRIDE=zink brave-browser

Ah, perdão! Vou tentar aqui.

Então, rodei o comando e ficou assim:

mas abriu o navegador e parece estar abrindo as páginas normalmente. Mas no caso tem que ficar com terminal aberto enquanto uso o navegador?

Você pode mudar o launcher do brave com o comando que citei anteriormente para não precisar deixar o terminal aberto.

Se está tudo funcionando direito, ignore os erros.

1 curtida

Entendi, tá bom. Só mais uma dúvida, como eu volto a como estava antes, como estava no padrão?

Só inicie com brave-browser sem o mesa_zink_blábláblá.

O comando que te mostrei só modifica enquanto iniciado por ele.

Vocè pode verificar indo em about:gpu

Se estiver zink, é com o comando.

Se estiver sem, é o “normal”.

Com zink:

Sem zink:

Como no seu caso é AMD, no lugar de intel deve ser AMD.

1 curtida

Ah, sim, entendi. No meu caso, deu comando não encontrado, mas eu tentei iniciar o brave normalmente e continua com o problema. No caso, como você falou mesmo, nenhuma mudança foi salva. Muito obrigado pela ajuda!

O que deu comando não encontrado?

No terminal. Mas pela edição que você fez, vi que devia fazer about:gpu no navegado kkk desculpe, sou meio iniciante. Mesmo assim, digitando about:gpu na barra de endereço do brave, carrega a pág com erro. E no firefox, não tem esse gl_renderer no about:config.

Mesmo iniciando pelo MESA_LOADER_DRIVER_OVERRIDE=zink brave-browser ?

Isso:

image

Então tente desativar a aceleração por hardware nas configurações do brave e inicie-o normalmente.

1 curtida

Entendi. Como eu sou meio noob em comandos e em conserto do sistema, vou deixar assim e esperar os devs do brave corrigirem, pra não quebrar nada que piore rsrs. Vou usar o firefox por enquanto. Mas muitísismo obrigado pela atenção!!

Eu não uso o Chromium, mas vi esse post, quem sabe funciona:

Mas o que isso tem a ver? Esse site é sobre a aceleração de hardware por vídeo.

O que acontece aqui e com o outro usuário é que as páginas não carregam direito…