[DICA] Resolvendo problema de Hora errada no Windows 10 em Dual Boot com Linux

Pessoal, resolvi um problema que tinha em dual boot com o Windows 10, quando dava boot no Windows vinha com a hora errada, isso acontece devido ao sistema da Microsoft gravar o fuso horário local e não o UTC na BIOS! :scream: Um absurdo!

Para resolver isso existe uma chave no Registro do Windows para considerar a hora UTC da BIOS, ache e abra o programa RegEdit, depois procure a chave em amarelo que está na imagem, e inclua o valor em azul (RealTimeIsUniversal=1), só fique atento ao tipo do valor: DWORD (32-bit) e QWORD (64-bit).

Depois disso clique com o botão direito do mouse sobre o relógio do Windows e clique em “Ajustar data/hora”, na tela que abrir deixe os valores iguais aos que estão em amarelo na imagem abaixo, exceto o fuso horário colocando o da sua localidade.

Pronto! Só reiniciar o sistema e a hora estará correta.

Espero ajudar alguém com o mesmo problema. Abraços!

Fonte: System time - ArchWiki

Na BIOS, a hora fica correta, igual a do sistema?

Na verdade o Windows começa a considerar a hora da BIOS em UTC igual ao Linux, ou seja, imagine que você está na Localidade America/Sao_Paulo o fuso horário é -03:00, então na BIOS estará 13:00 e no Sistema aparecerá 10:00.

O Linux funciona assim, que é a melhor maneira, pois se mudar o fuso horário não precisa mexer na Hora da BIOS, já o Windows mexe lá se você muda o fuso horário, fazendo esse procedimento acima o Windows passa a funcionar igual o Linux (maneira correta na minha opinião). :smiley:

Bom, aqui eu resolvo com o seguinte comando no Linux:

timedatectl set-local-rtc 1 --adjust-system-clock

Se precisar DESFAZER, é só digitar:

timedatectl set-local-rtc 0 --adjust-system-clock

Sim essa é outra maneira, porém fica com o problema da BIOS ficar na hora local.

Positivo e operante, porém acho mais simples e funcional.

E também é um outro método, apenas mais uma forma de fazer.

Esse método é o que deixa a bios com a hora igual a do sistema e o linux fica com hora local em vez do UTC, certo?

Muito bem explicado, no meu Windows deu tudo certo, preferi mudar nele, pq ele é um dos poucos SO que gravam a hora local, mas realmente é um pouco mais trabalhoso para fazer.

Boa dica, parabéns! :slight_smile:

Com certeza amigo!!! Jamais quis desmerecer a sua dica, até porque são POUCOS os que realmente postam dicas com conteúdo que realmente ajude aos outros.

Apenas postei uma outra forma.

Imagina, não há problema nenhum, pelo contrário, eu quem agradeço por complementá-lo e mostrar outra maneira de fazer, e é uma maneira até mais fácil! :smiley:

Obrigado Dio, espero sempre ajudar com o que souber.

Valeu Danilo, dicas como a sua é que contribuem para uma comunidade ainda mais sólida!!! Porque, eu tou ligado que correr atrás, printar, escrever, compartilhar e tudo isso “de grátis” é para poucos!!

Muitos tem o conhecimento e não compartilham.

É exatamente assim que eu corrijo, é inacreditável esse bug, a hora só fica errada no Windows, pra variar, mas mesmo assim, se vc for nas configurações, ativar e desativar a opção de hora automática, a hora fica correta, vai entender…

Como faço para mudar para Reg_Qword ? uso o W10 64bits, mas o meu esta com o Dword, acho que é por isso que o tutoria não resolve para min

@Vinicius1 estou AFK agora, mas se não der para alterar, pode excluir a chave e incluir novamente, acho que é na inclusão que aparece.

Mas o Linux (pelo menos aqui) já funciona assim

No meu notebook (quando tinha dual boot), no do meu pai também e no PC tive que executar o comando postado acima para que a hora no Linux e Windows “sejam a mesma”.

Epa valeu, eu só mexo no registry quando sei exatamente o que estou a fazer, um erro e adeus sistema, segui o seu conselho e vamos ver da proxima vez que reiniciar o windows,muito obrigado