[DICA] Resolvendo problema de Hora errada no Windows 10 em Dual Boot com Linux

Pessoal, resolvi um problema que tinha em dual boot com o Windows 10, quando dava boot no Windows vinha com a hora errada, isso acontece devido ao sistema da Microsoft gravar o fuso horário local e não o UTC na BIOS! :scream: Um absurdo!

Para resolver isso existe uma chave no Registro do Windows para considerar a hora UTC da BIOS, ache e abra o programa RegEdit, depois procure a chave em amarelo que está na imagem, e inclua o valor em azul (RealTimeIsUniversal=1), só fique atento ao tipo do valor: DWORD (32-bit) e QWORD (64-bit).

Depois disso clique com o botão direito do mouse sobre o relógio do Windows e clique em “Ajustar data/hora”, na tela que abrir deixe os valores iguais aos que estão em amarelo na imagem abaixo, exceto o fuso horário colocando o da sua localidade.

Pronto! Só reiniciar o sistema e a hora estará correta.

Espero ajudar alguém com o mesmo problema. Abraços!

Fonte: System time - ArchWiki

14 Curtidas

Na BIOS, a hora fica correta, igual a do sistema?

1 Curtida

Na verdade o Windows começa a considerar a hora da BIOS em UTC igual ao Linux, ou seja, imagine que você está na Localidade America/Sao_Paulo o fuso horário é -03:00, então na BIOS estará 13:00 e no Sistema aparecerá 10:00.

O Linux funciona assim, que é a melhor maneira, pois se mudar o fuso horário não precisa mexer na Hora da BIOS, já o Windows mexe lá se você muda o fuso horário, fazendo esse procedimento acima o Windows passa a funcionar igual o Linux (maneira correta na minha opinião). :smiley:

2 Curtidas

Bom, aqui eu resolvo com o seguinte comando no Linux:

timedatectl set-local-rtc 1 --adjust-system-clock

Se precisar DESFAZER, é só digitar:

timedatectl set-local-rtc 0 --adjust-system-clock

2 Curtidas

Sim essa é outra maneira, porém fica com o problema da BIOS ficar na hora local.

Positivo e operante, porém acho mais simples e funcional.

E também é um outro método, apenas mais uma forma de fazer.

1 Curtida

Esse método é o que deixa a bios com a hora igual a do sistema e o linux fica com hora local em vez do UTC, certo?

1 Curtida

Muito bem explicado, no meu Windows deu tudo certo, preferi mudar nele, pq ele é um dos poucos SO que gravam a hora local, mas realmente é um pouco mais trabalhoso para fazer.

1 Curtida

Boa dica, parabéns! :slight_smile:

1 Curtida

Com certeza amigo!!! Jamais quis desmerecer a sua dica, até porque são POUCOS os que realmente postam dicas com conteúdo que realmente ajude aos outros.

Apenas postei uma outra forma.

1 Curtida

Imagina, não há problema nenhum, pelo contrário, eu quem agradeço por complementá-lo e mostrar outra maneira de fazer, e é uma maneira até mais fácil! :smiley:

1 Curtida

Obrigado Dio, espero sempre ajudar com o que souber.

Valeu Danilo, dicas como a sua é que contribuem para uma comunidade ainda mais sólida!!! Porque, eu tou ligado que correr atrás, printar, escrever, compartilhar e tudo isso “de grátis” é para poucos!!

Muitos tem o conhecimento e não compartilham.

2 Curtidas

É exatamente assim que eu corrijo, é inacreditável esse bug, a hora só fica errada no Windows, pra variar, mas mesmo assim, se vc for nas configurações, ativar e desativar a opção de hora automática, a hora fica correta, vai entender…

Como faço para mudar para Reg_Qword ? uso o W10 64bits, mas o meu esta com o Dword, acho que é por isso que o tutoria não resolve para min

@Vinicius1 estou AFK agora, mas se não der para alterar, pode excluir a chave e incluir novamente, acho que é na inclusão que aparece.

1 Curtida

Mas o Linux (pelo menos aqui) já funciona assim

No meu notebook (quando tinha dual boot), no do meu pai também e no PC tive que executar o comando postado acima para que a hora no Linux e Windows “sejam a mesma”.