[Dica] Como instalar o ZSH + Oh My Zsh + Tema "Agnoster" no Ubuntu e derivados

Para uma versão revisada, mais clara e completa deste tutorial: CLIQUE AQUI

Então, indo direto ao ponto, se vocês quiserem deixar o seu terminal com essa aparência (as cores podem ser alteradas nas configurações do terminal):

AQUI você encontra um script para realizar os procedimentos abaixo de forma automatizada.

AQUI você encontra dicas sobre como exibir apenas o nome de usuário, ao invés de “user@hostname”.

Para realizar o procedimento manualmente siga os passos abaixo:

• Primeiro instale o ZSH + algumas dependências que vamos precisar no futuro:

• sudo apt install zsh wget git fonts-powerline

• Em seguida vamos instalar o “Oh My Zsh”. Clique AQUI para acessar a página do “Oh My Zsh” no Github, role a página até a seção “Basic Installation”, copie o comando e rode no seu terminal (conforme imagem abaixo).

• Durante a instalação do “Oh My Zsh” será questionado se você deseja alterar o seu “shell” padrão para o “ZSH”, basta pressionar “Y” e “Enter”.

• Agora para ativar o tema “Agnoster” é necessário editar o arquivo “.zshrc” que está oculto na sua “Home”. Para exibir arquivos ocultos use “Ctrl + H”. Edite o arquivo “.zshrc” substituindo o nome do tema atual por “agnoster” e salve, conforme imagem abaixo:

• Reinicie o terminal (Talvez seja necessário reiniciar a sessão), e pronto!

• Para informações mais detalhadas sobre o assunto assista ao vídeo abaixo:

Fontes:
Oh My Zshell

13 curtidas

@Thomas Pedido feito, pedido aceito! haha

5 curtidas

@Jedi_Fonseca, esse diálogo não apareceu para mim, mas defini o mesmo como padrão usando a dica do @Dio do vídeo em anexo.

Também no processo de instalação do “Oh My Zsh”, pareceu isso na ultima linha #: 1: #: “#!/bin/sh: not found, veja:

IMG%2001

Meu arquivo “.zshrc” não possui essa linha do tema, veja:

Consegui me ajudar?

Ta usando que distro? Teu sistema ta atualizado?

1 curtida

Linux Mint 19.1 Cinnamon, e sim está atualizado.

Não sei o porque que meu arquivo “.zshrc” está diferente do que deveria ser, mas se você disponibilizar o seu arquivo não funcionaria aqui, ou no arquivo faz menção de algum diretório especifico de usuário?

Sinceramente não sei, faça o seguinte:

1 - Desinstale o Oh My Zsh

uninstall_oh_my_zsh

2 - Desinstale o ZSH

bash

sudo apt remove zsh

3 - Reinicie a máquina, atualize o sistema e reinicie novamente. Só pra garantir.

4 - Repita o processo do tutorial, mas ANTES de instalar o “Oh My Zsh” altere o shell padrão para o ZSH (Conforme o vídeo do Dio).

5 - Instale o Oh My Zsh e veja se o teu arquivo “.zshrc” está normal.

Se depois disso não estiver certo eu te mando meu “.zshrc”.

1 curtida

@Jedi_Fonseca Deixar o zsh padrão

chsh -s /bin/zsh

E isso ? Ou tem q substituir algum arquivo?

zsh: command not found: uninstall_oh_my_zsh

:pensativo:

Se não funcionou então o Oh My ZSH não está instalado… Tenta instalar de novo, se der o mesmo erro de antes (“#!/bin/sh: not found) então vou ter que pesquisar pra ver o que é esse erro.

1 curtida

No lugar do sh, use bash -c + o resto do comando. No caso do sh não encontrado, ele é só um link simbólico pro dash. Para cria-lo , em um terminal digite sudo ln -s /usr/bin/dash /usr/bin/sh

1 curtida

“/etc/passwd”

A última linha…

1 curtida

@D3XT3R Tenta como o @anon94729332 falou…

Na primeira linha ali não precisa ? /root:/bin/bash para root:/bin/zsh

@anon94729332 e @Jedi_Fonseca , veja:

image

Não, na primeira linha não precisa.

1 curtida

Tenta:

sudo apt install curl

sh -c “$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/robbyrussell/oh-my-zsh/master/tools/install.sh)”

As conf do zsh fica no

.zshrc

E isso mesmo?
Alterar nome essas coisas

Alterar o nome? Não cara!
Editar o .zshrc é para alterar o tema, ta escrito no tutorial.

1 curtida

A entendi, e q eu estou no Arch. Aprendendo mexer nas conf do zsh.

Pronto agora azedou de vez, nenhum dos comandos instala o “Oh My Zsh”, mudar o nome dele pra “Oh My God” …

image