[DICA] como criar um pendrive bootável?

Esse tópico está sendo criado porque está tendo varios tópicos de erro ou duvida com aplicativos que criam um pendrive bootável, então estou criando esse tópico para que na próxima vez que acha alguma dúvida , seja possível compartilhar o link desse tópico. Lembrando que claro, aqui não vai ter todos os apps, somente os mais conhecidos e mais usados.

Quais apps devo usar e como usar?

1-Ventoy

O Ventoy que recemente ganhou uma interface gráfica que ja foi feita uma publicação no blog diolinux está certamente entre os melhores para se criar um pendrive, com o ventoy támbem é possivel fazer um pendrive multiboot, sendo assim um dos mais procurados para isso.

Site: https://www.ventoy.net/en/index.html

interface ventoy

Nessa tela é somente preciso selecionar “Install” , o aplicativo tornará seu pendrive bootável,faltando assim somente copiar as imagens Iso’s para dentro do pendrive.

2-Balena Etcher

O Balena Etcher ou somente Etcher , tem uma das interfaces mais fáceis para se criar o pendrive.

Nele,você so precisará selecionar a imagem iso e o pendrive, o resto ele cuidará para você.
Infelizmente, nele não é possivel fazer um pendrive multiboot.

Esse tópico acaba aqui, sei que existe diversos outros com UNetbootin , Rufus , WoeUSB , e ai vai, mais vou acabar por aqui pois o Etcher e Ventoy são os mais fáceis, e como o intuito é compartilhar esse tópico para que as pessoas saibam por onde começar, não teria porque eu lotar esse tópico, pois esses dois são multiplataforma e fáceis .

Eu não vou mencionar e nem mostrar prints de outros apps , mais se vocês tiverem um app considerado facil ou quiserem compartilhar mesmo assim, faça algo parecido com o que eu fiz, numere e mostre o site e interface, assim complementando esse , “tutorial”.

7 curtidas

Fiquei decepcionado quando descobri que não tem opção do Rufus para usar no Linux.

O Ventoy é bom? Pela interface amigável, vejo que é um pouco parecido com o Rufus… qual você me indicaria?

1 curtida

O Ventoy é bom? Pela interface amigável, vejo que é um pouco parecido com o Rufus… qual você me indicaria?

O Ventoy e o RUFUS trabalham de formas diametralmente diferentes. O RUFUS prepara um drive e escreve a imagem ISO nele, o Ventoy procura “emular” um sistema de arquivos embaixo de si, e então montar a imagem iso que está na outra partição.

Qual deles o @Vnp recomenda? Não sei. Mas eu recomendo o ventoy, principalmente pela sua opção de multiboot, onde você pode colocar mais de um sistema no mesmo pendrive e instalar através das opções do menu após o boot.

2 curtidas

Hmmmmm interessante. Acho que provavelmente o Etcher então deve saber fazer isso bem. Mas vou esperar o @Vnp também. Confesso que não manjo muito de criar pendrive bootável no Linux ainda. Me dediquei tanto a descobrir outras coisas que acabei deixando essa de lado.

1 curtida

O Etcher não tem opção de multiboot.

2 curtidas

Desculpa a demora.

@kalil-siqueira e @brejela eu procuro recomendar para todo mundo o etcher,para mim ele é o que se sai melhor. Só uso o ventoy uma vez ou outra para criar pendrive muiltiboot.
O ventoy não funciona de forma tão automatica como outros, ele somente cria as partições,
e é o usuario que coloca a imagem ISO dentro. Isso mesmo não parecendo é bem facil de se fazer , após a mensagem de conclusão é somente copiar a ISO para dentro do pendrive.

Exatamente. Ja o etcher é só selecionar a imagem ISO, cliquar para selecionar o pendrive,e colocar para fazer. O resto é 100% automatico , ai o usuario somente reiniará o PC para bootar.

1 curtida

É importante ressaltar que o Etcher não parece funcionar para ISOs do Windows (não posso afirmar categoricamente pq eu mesmo nunca tentei), enquanto o Ventoy sim (a se levar em conta o que diz no site deles)

2 curtidas

Realmente não funciona.

Para criar mídia de boot de ISO Windows, o jeito é usar o Ventoy e/ou o WoeUSB

3 curtidas

Eu ja cheguei a usar o etcher para criar midia de windows, ele da um alerta que a imagem é de windows,mais mesmo assim vai. Testei somente com o windows10
*vou fazer um teste,ja volto com resposta.

2 curtidas

Etcher apontou um aviso de imagem iso windows, mais mesmo assim ele funciona. (so testei dando boot com o 10, mais se o 7 fez , acredito que dê certo tambem.)

(qualidade pessima de print tirada do windows e recortada com o paint haha)

1 curtida
Off-topic

Instala o Flameshot no Windows, rapá!

2 curtidas

O computador windows não é meu hahaha

1 curtida