Desktop híbrido: xfce4 + bspwm fica estável?

Estava testando essa idéia de desktop híbrido em uma VM. Ter as funcionalidades do xfce e poder usar o bspwm para gerenciar as janelas é uma coisa legal de se pensar…
Mas como na minha vm não tenho nem 1/4 dos programas que eu uso no dia a dia queria saber se alguém já usou esse desktop hibrido e se teve bons resultados usando o sistema por um tempo suficiente para tirar conclusões. Queria saber se fica estável por tempo integral.
Aparentemente funcionou.

Olá @SobDex, tudo bem contigo?

Sugiro dar uma pesquisada em outros tópicos sobre BSPWM aqui no fórum, em vários deles o BSPWM utiliza recursos do XFCE, além de outras ferramentas. Para quem pretende montar um sistema TWM controlando ao máximos os recursos, o XFCE geralmente é a melhor escolha.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Na verdade a ídéia não é apenas instalar o bspwm no xfce e escolher o bspwm na tela de login. O que eu estou fazendo é mudar o gerenciador de janelas padrão do xfce (xfwm4) e mudar para o bspwm. Então faço o login no xfce mas ao invés de iniciar o xfwm4 inicia o bspwm.

Mas de qualquer forma, consegui enxergar uma solução nas suas sugestões. Deu para perceber que o xfce trabalha de forma modular, então desativar o gerenciador de janelas padrão (xfwm4) não quebra o sistema.
Obrigado :+1:

3 curtidas

Como você mesmo já entendeu, o xfce é modular. Não tem como ele ficar “instável” só substituindo algum componente, como o xfwm pelo bspwm. O que acontecerá é a substituição de uma ou algumas funções feitas pela “ferramenta” padrão por outra, no caso, você deixará a cargo do bspwm o gerenciamento das janelas. O resto funcionará como no próprio xfce.

Só fica esperto com os atalhos. Porque para usar os atalhos do bspwm, você vai precisar do sxhkd e o ideal é, inicialmente, remover todos os atalhos padrão do xfce e do xfwm (mesmo não utilizando ele, apenas para evitar conflitos). É bem mais fácil gerenciar os atalhos de programas e funções do bspwm todos em um único arquivo.

Já usei um pouco essa dupla (xfce + bspwm). Prefiro usar cada um separadamente, embora ache que alguns recursos do bspwm se incorporados ao xfwm seriam bem interessantes. O gerenciamento básico de janelas com o xfwm é normal, nem ruim e nem bom. Funciona do jeito que tem que funcionar. Acredito que falta apenas um outro recurso, mas, via de regra, sempre que uso algum stacking tenho a mesma sensação.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.