Deixando o Windows um pouco mais leve (e fluido) - Melhorando a UX do Windows (parte 2)

No “capítulo” anterior eu mostrei como deixar a barra do Windows mais limpa e com uma lógica mais natural (nós seres humanos temos tendência a focar em coisas que estão no centro da tela), se você não viu o artigo, eu mostrei como deixar a barra assim:

Hoje é o capitulo mais simples, Mas antes um aviso:

Aviso, isso não é charlatanismo
Esse artigo não vai ensinar nenhum método milagroso pra você ganhar FPS ou coisa parecida, apenas desativar algumas coisas que deixam o Windows poluído e engessado, ou seja ele vai ter uma usabilidade mais leve

Vamos lá

1. Abrindo o app necessário da forma mais rápida possivel:

Clique na Lupa e digite SystemPropertiesAdvanced e precione Enter

2. Aba as configurações que interessam:

Por padrão já vem selecionada

print

3. Faz a limpa:

Se você usar o recurso “Deixar o Windows escolher a melhor opção pro computador” ou todas as opções ficam ativas ou inativas, “Ajustar para uma melhor aparência” ele habilita todos (que é o padrão, se você não gostar do resultado, marque essa opção), “Ajustar para uma melhor desempenho” ele desabilita todos, é essa que queremos, ative essa opção

Mas tenha calma não aplique ainda, isso é só pra evitar cliques desnecessário (11 cliques pra ser mais específico)

4. Reabilite o essencial

Alguns recursos são essenciais pra se ter uma boa experiência e são apenas esses que iremos manter

Os nomes são auto sugestivos

5. Finalize

Basta clicar em aplicar e depois em ok, por fim feche a janela que abrimos no passo 1


10 curtidas

Sempre faço isso em todos os PCs com Windows que peguei, e, acredite, ninguém me reclamou de diferenças.
Na verdade, até exclamam: “Ah, o computador ficou mas rápido!!!”

Faço o mesmo no Android - desabilito as animações.
Afinal, pra quê fade no desktop se não é essencial para o desempenho, se só dá a sensação de atraso? (Exceto para Alt+Tab - O do W7 é lindo).

Caramba, nunca tinha usado o Windows 10 sem esses efeitos, realmente fica bem mais responsivo

1 curtida

Realmente, no Windows 7 dá dó desativar

Eu também faço isso, achei que estava sozinho nisso kkkk

1 curtida

Desconhecia essas configurações. Só conhecia como desativar as animações pelas configurações > acessibilidade > tela.

1 curtida

As opções do post são mais granulares, embora essa desative as animações e efeitos mais óbvios ele deixa várias coisas passar (como o compositor ainda ficar ativo…), o do post corta literalmente tudo que for possível

1 curtida

isso não só serve para Windows, tambem para todos os sistemas operacionais que permitem esse tipo de customização

2 curtidas

Só uma coisa. Não sei porque mas quando se desativa as animações do Windows, por qualquer meio (seja o que o Natanael mostrou ou o que eu mostrei), a rolagem suave é desativa no Chrome. Alguém sabe o motivo?

1 curtida

Aqui continuou normal, mas vc pode testar habilitar o “Rolar caixa de listagem suavemente” talvez resolva