Barra de tarefas Chrome OS like - Melhorando a UX do Windows (parte 1)

A barra de tarefas do Windows por padrão vem assim, carregada de elementos e com um layout que ocupa bastante espaço mental:

1. Fazendo a limpa

A primeira coisa a se fazer é remover elementos não usados, pra isso, clique com o botão direito (ou esquerdo se for canhoto(a), ou ainda com dois toques se usar tablet/notebook), e remova os elementos que você não usa, no meu caso, eu removo:

  • Botão Cortana
  • Visão de tarefas
  • Pessoas
  • Windows Ink
  • Teclado viritual

2. Removendo a caixa de texto

Taí algo bem inútil, se eu for pesquisar algo nela eu tenho que clicar nela ou usar uma tecla de atalho, sendo assim, pra que essa barra? Um botão resolve, clique com o botão direito (ou esquerdo se for canhoto(a), ou ainda com dois toques se usar tablet/notebook), mas dessa vez vá em Pesquisa->Mostrar ícone da barra de pesquisa. Ao final, você deve ter algo assim:

3. Adicione uma barra de links

Essa barra vai ser a responsável pelo “efeito dock”, para isso, clique com o botão direito (ou esquerdo se for canhoto(a), ou ainda com dois toques se usar tablet/notebook), Barra de ferramentas → Links

4. Desbloqueie a barra

Clique com o botão direito (ou esquerdo se for canhoto(a), ou ainda com dois toques se usar tablet/notebook), “Bloquear barra de tarefas”

5. Reorganize os itens

Clique e arraste as duas barras verticais depois do botão pesquisar (destacada em vermelho) e arraste até depois do texto “Links” (destacado em azul):

Ao final, sua barra deve ter ficado assim:

6. Centralize os ícones

Arraste as duas barras verticais do lado esquerdo até que os itens fiquem aproximadamente 1 ícone mais a direita

Ao final você deve obter algo como:

7. Remova o texto “Links”

Para isso, clique com o botão direito (ou esquerdo se for canhoto(a), ou ainda com dois toques se usar tablet/notebook), em cima do texto “Links” e clique em “Mostrar título”, ao final você obterá:

8. Finalize

Para isso, repita o passo 4, ao final desse artigo sua barra deve estar mais ou menos assim:


Comparação

Depois e antes:

6 curtidas

Na verdade, nem precisa de botão nenhum.
Se clicar no menu iniciar (ou apertar a tecla Windows), pode começar a digitar o que quer buscar. Não precisa clicar em mais nada. Os resultados irão surgindo à medida que for digitando.
Se quiser, pode clicar nas opções no alto, para filtrar por Aplicativos, Documentos e até busca na Web.
Outra dica seria esconder todos os ícones à diretia da barra, deixando apenas o relógio. :slight_smile:

2 curtidas

Tecnicamente precisa

Na barra, ou no menu iniciar, ainda sim depende de um clique, o problema do menu iniciar é que é necessário abrir um app (o menu iniciar) e em seguida outro app (Windows Search), isso quebra o fluxo mental e causa desconforto (pelo menos em quem tem TEA/TOC/TDA)

Tem o Super+S que já abre a janela de busca

Oi, @Natanael.755. Não precisa do Windows+S ou Windows + Windows Search. Basta o Windows. Tecla Windows e começa a digitar a busca.
Quando disse que não precisa do botão da busca, foi levando em conta a sua sugestão de colocar a barra como a do ChromeOS. Seria um botão a menos. Óbvio que todo sistema precisará que você o informe que deseja buscar alguma coisa ( a não ser o KDE, onde você pode começar a busca sem clicar em nada, desde que esteja no desktop - ainda assim, se o foco estiver em outra janela, não vai funcionar).

No seu caso, treine o uso da Cortana.

1 curtida