A barra de tarefas do Windows por padrão vem assim, carregada de elementos e com um layout que ocupa bastante espaço mental:
1. Fazendo a limpa
A primeira coisa a se fazer é remover elementos não usados, pra isso, clique com o botão direito (ou esquerdo se for canhoto(a), ou ainda com dois toques se usar tablet/notebook), e remova os elementos que você não usa, no meu caso, eu removo:
- Botão Cortana
- Visão de tarefas
- Pessoas
- Windows Ink
- Teclado viritual
2. Removendo a caixa de texto
Taí algo bem inútil, se eu for pesquisar algo nela eu tenho que clicar nela ou usar uma tecla de atalho, sendo assim, pra que essa barra? Um botão resolve, clique com o botão direito (ou esquerdo se for canhoto(a), ou ainda com dois toques se usar tablet/notebook), mas dessa vez vá em Pesquisa->Mostrar ícone da barra de pesquisa. Ao final, você deve ter algo assim:
3. Adicione uma barra de links
Essa barra vai ser a responsável pelo “efeito dock”, para isso, clique com o botão direito (ou esquerdo se for canhoto(a), ou ainda com dois toques se usar tablet/notebook), Barra de ferramentas → Links
4. Desbloqueie a barra
Clique com o botão direito (ou esquerdo se for canhoto(a), ou ainda com dois toques se usar tablet/notebook), “Bloquear barra de tarefas”
5. Reorganize os itens
Clique e arraste as duas barras verticais depois do botão pesquisar (destacada em vermelho) e arraste até depois do texto “Links” (destacado em azul):
Ao final, sua barra deve ter ficado assim:
6. Centralize os ícones
Arraste as duas barras verticais do lado esquerdo até que os itens fiquem aproximadamente 1 ícone mais a direita
Ao final você deve obter algo como:
7. Remova o texto “Links”
Para isso, clique com o botão direito (ou esquerdo se for canhoto(a), ou ainda com dois toques se usar tablet/notebook), em cima do texto “Links” e clique em “Mostrar título”, ao final você obterá:
8. Finalize
Para isso, repita o passo 4, ao final desse artigo sua barra deve estar mais ou menos assim:
Comparação
Depois e antes: