Deepin 20 chegando!

Da sim, é a segunda opção. Essa versão que vazou o repositório não está funcionando, com isso a loja não carrega as opções e nem instalação via ‘sudo apt install…’ e caso use um .deb e necessite de dependências vai ter que instalar na mão também.

A comunidade conseguiu incluir o source list do Debian de forma não oficial e está funcionando, mas estou esperando o beta para de fato instalar, por enquanto, recomendo teste somente em VM.

3 curtidas

Sou novato por aqui e não sei se estou usando o tópico correto. Alguém pra me ajudar com o Deepin que intalei agora a pouco?
A janela de arquivos só está abrindo minimizada e eu gostaria que abrisse em tela inteira.

2 curtidas

Para o seu caso, é bom você criar um novo tópico relatando o seu problema, assim poderemos te ajudar. Neste tópico está sendo tratada apenas o lançamento da versão 20.

Quando for criar o seu topico, não esqueça de mencionar a versão do Deepin que você instalou :wink:

3 curtidas

valeu, @thespation :+1:

2 curtidas

Bom dia… Uma dúvida eu uso o KDE Neon e estou acostumado com distros Rolling Release já que fiquei quatro anos no Arch, nesse caso o Deepin quando sofre atualizações ele atualiza também versões inteiras com app e tudo mais ou tem que formatar e instalar tudo de novo para usufruir uma nova versão?

2 curtidas

Uso o Deepin a 2 anos, todas as versões atualizaram sem a necessidade de formatação (nesse período que uso), porem foram variações da 15.x, como nesse caso mudará quase completamente, incluindo a modificação do painel de configurações. Mesmo que atualize eu recomendaria uma instalação limpa, para já não ter um sistema cheio de coisas legadas e desnecessárias.

Uma vez eu instalei a versão de 2014 e atualizei para a atual, só para teste, rodou normalmente em VM, porem não fiquei usando durante muito tempo.

2 curtidas

Ainda sobre o Deepin se eu baixar qualquer tipo de programa do site oficial do app para ter a versão mais nova do tipo .DEB ou até mesmo SNAP ou FLATPACK ele instala de boa sem problemas? Pois ouvi vários relatos que nem sempre os programas estão na sua última versão(reafirmo que estou acostumado com isso devido a usar sempre rolling release)

2 curtidas

Quanto as versões, realmente a loja não é tão atualizada por usar como base o debian stable, porem existe um botão na própria loja para sinalizar e pedir atualização (não sei se é tão responsivo como gostaríamos que fosse) a alternativa é justamente instalar a versão .deb mesmo, como comentou.

Quanto a SNAP ou FLATPACK, como não uso não posso afirmar com certeza, mas a comunidade usa, alguns dizem que funciona sem problema, outros que acaba quebrando o sistema.

https://deepinenespañol.org/pt/comunidade/aplicações-e-muito-mais/flatpak-instalar-pacotes-deepin/

https://deepinenespañol.org/pt/deepin-pressão-para-instalar-pacotes/

2 curtidas

Obrigado pelos esclarecimentos e links… Tem alguma data definida desse lançamento 20, já vi aqui que disseram que seria em Janeiro mas tem data precisa? E a versão beta que informaram que seria para Novembro foi adiada para Dezembro?

3 curtidas

Uma data declaradamente, ainda não. Estamos aguardando as respostas da entrevista feita pelo Jason Evangelho da Forbes, uma das perguntas é justamente essa, além de integração com Flathub, entre outros (perguntas feitas).

De acordo com a comunidade do Telegram, o lançamento do beta oficial será dia 30 de novembro (próximo sábado) só não tenho a fonte para te passar.

3 curtidas

Se o Deepin não “quebrar” durante a atualização não há outra necessidade que o faça formatar a máquina.

2 curtidas

Obrigado por todas as respostas…Vou usar Deepin no notebook e continuar com o Neon no desktop… Uma coisa que pesquisei por cima e gostaria de saber é sobre o suporte para 2 ou mais monitores no Deepin tento em vista que sempre uso dois por causa do trabalho… Será que nessa versão vai ter a opção da barra ser configuradas em dois monitores de forma independente? Quem aqui usa o Deepin com 2 ou mais monitores poderia me dizer a experiência?

2 curtidas

Respostas das perguntas (quase todas ao menos), temos boas notícias:

Não vou colocar a tradução aqui para não poluir, mas é so acessar o link :smile:

4 curtidas

Qual compositor de janelas o Deepin utiliza? tentei pesquisar aqui, mas não achei nada.

2 curtidas

Usa o kwin, claro que atualmente muito mais limitado que as infinitas opções presentes no plasma nativamente.

De acordo com as respostas dos desenvolvedores, estão trabalhando em conjunto com a equipe do plasma para que possam estreitar essas divergências.

Já testei configurar como no plasma, mas não consegui muita coisa:

4 curtidas

Uma coisa é certa, a equipe do Deepin está se esforçando para deixar o pessoal ansioso para o uso com as divulgações, não vejo outra distribuição com tantos vídeos promovendo.

Vídeos da semana, o desenvolvimento da central de controle:

Player de músicas do Deepin:

6 curtidas

Verdade, estão investindo pesado em marketing, como se diz um velho ditado “A propaganda é a alma do negócio!”.

O mundo Linux em geral é muito fraco em marketing, uma pena…

Uma coisa que não estou gostando nem um pouco, são os cantos arredondados extremamente exagerados.

O layout/design do antigo painel de configurações talvez fosse limitado, porém era muito mais estiloso!

Não sei se o recurso de alterar a cor primária do tema padrão do sistema, é uma novidade para a V20 ou se já existia, acho muito interessante tal funcionalidade, o Zorin adota esse mesmo conceito, todo SO deveria proporcionar tal liberdade de escolher ao usuário de forma nativa e intuitiva.

Já testei/utilizei várias distros, porém nunca o Deepin, ele é muito famoso pelo design, preza muito por isso. Mas como falei acima os cantos extremamente arredondados e presente em quase tudo, até mesmo na barra de tarefas, não me agrada. Outra coisa que na minha opinião quebra o design é a diferença do tema das janelas em relação a barra de tarefas, eu particularmente gosto de manter uma coerência, independente se o tema é opaco, transparente ou blur, talvez exista uma opção nativa ou plugin de terceiro, para deixar a barra de tarefas opaca para combinar melhor com as janelas, ou até mesmo tema de terceiros…

O Deepin lembra muito o conceito dos sistema da Apple, bonitos porém engessado quanto a personalizações…

4 curtidas

Esse player de música tá bonito d+

2 curtidas

Até a atual versão dele é sensacional, o uso em todas as distros que testo (assim como o terminal Deepin tbm).

3 curtidas

O Alex Wender, adm do grupo de telegram DeepinBrasil, passou a seguinte informação, bem interessante por sinal:

Tive a oportunidade de conversar com o Shule - Líder de Design do deepin. Ele é o responsável pelos traços do sistema, há mais de 6 anos!

A partir deste contato, estabeleci um canal de diálogo da nossa comunidade, diretamente com o setor de design do deepin. E pelo retorno que obtive, há grande interesse em nosso feedback; visando melhorar a experiência do sistema.

Aos que estão testando o UOS 20, e assistiram os vídeos de divulgação do deepin 20; podem enviar seus comentários (aqui no grupo ou em meu pv) sobre a DDE e deepin Apps; que estarei repassando.

Conversando com o Alex, que autorizou a divulgação por aqui, informou a página correspondente no Facebook: deepin Brasil | Facebook

Podemos aproveitar esse estreitamente com os desenvolvedores para passarmos nossas ideias e sugestões.

Observei que na comunidade, com relação e designer, tem 3 reclamações:
1 - A dock não contar mais com a opção semelhante ao MacOs
2 - Cantos excessivamente arredondados
3 - Tamanho da barra de título dos apps GTK

Conto com as sugestões dos senhores

:smile:

7 curtidas