[TUTORIAL] Como customizar o KDE Plasma (e replicar a minha configuração)

@jeffinshadow, qual tema GTK você usa em conjunto com essa customização?

1 curtida

Entendi, é que eu acabo movendo muito as janelas, principalmente quando tô utilizando dois monitores ou duas áreas de trabalho, ou então pra dividir a tela quando estou com um monitor apenas.

4 curtidas

@rafaods, use as teclas de atalho padrões ou personalize conforme sua preferência, segue alguns dos atalhos padrões do Plasma:

Meta + Acima = Deslocar janela para cima
Meta + Abaixo = Deslocar janela para baixo
Meta + Esquerda = Deslocar janela para esquerda
Meta + Direita = Deslocar janela para direita

Meta + Alt + Acima = Mudar para a janela acima
Meta + Alt + Abaixo = Mudar para a janela abaixo
Meta + Alt + Esquerda = Mudar para a janela à esquerda
Meta + Alt + Direita = Mudar para a janela à direita

Meta + = = Ampliar
Meta + - = Reduzir
Meta + 0 = Zoom normal

Ctrl + F1 = Mudar para a área de trabalho 1
Ctrl + F2 = Mudar para a área de trabalho 2
Ctrl + F3 = Mudar para a área de trabalho 3
Ctrl + F4 = Mudar para a área de trabalho 4

Alt + Tab = Passear pelas janelas
Ctrl + F10 = Apresentar janelas

Legenda: “Meta” ou “Super” = Tecla com o ícone do Windows.

5 curtidas

Como o @jeffinshadow mencionou, o script Force Blur força o efeito Blur em janelas transparentes no Plasma, porém seguindo o tutorial acima, baixando, instalando e “teoricamente” ativando o script ao clicar no check up box, o mesmo não é ativado e por isso não forçará Blur em nenhuma janela!

Para ativá-lo você deve usar os seguintes comandos no terminal:

mkdir -p ~/.local/share/kservices5/

cp ~/.local/share/kwin/scripts/forceblur/metadata.desktop ~/.local/share/kservices5/forceblur.desktop

Veja que agora foi criado um botão de configuração para o script!

Ao clicar no botão de configuração, você tem duas opções para definir em quais janelas o Blur será aplicado.
image
Blur matching: Você entra com o nome das janelas que deseja aplicar o Blur.
Blur all except matching: Você entra com o nome das janelas que não deseja que tenha o Blur.

Lembrando que deve ser utilizado um nome de janela por linha!

Para descobrir o nome da janela, você pode usar o comando XPROP no terminal e em seguida clicar sobre a janela da aplicação que deseja descobrir o nome.
A informação se encontra em WM_CLASS(STRING), você pode sempre utilizar o segundo nome entre aspas.

Se vocẽ utiliza um tema transparente no Plasma, ao reiniciar o Blur será aplicado nessas transparências.
Agora se você utiliza um tema sem transparência (opaco) ou transparência parcial (algumas janelas), você pode forçar a transparência em todo o sistema ou em janelas específicas, usando Regras das Janelas.

Acesse essa opção em Configuração do Sistema => Gerenciamento de Janelas => Regras das Janelas.

Para criar uma regra você deve clicar em Novo, definir um nome para a regra no campo Descrição, em seguida para aplicar a transparência em todo o sistema (todas as janelas), ir em Classe da janela (aplicativo) e no menu drop-down você deve seleciona a opção Expressão regular e no campo a frente, coloque apenas um asterisco *, volte ao menu drop-down e selecione a opção Sem importância.

image

Agora na aba Aparência e correções, marque as opções Opacidade ativa e Opacidade inativa, nos menus drop-down selecione a opção Forçar e no campo a frente defina 85% ou um valor de sua preferencia, para finalizar clique em OK e em seguida em Aplicar (lembrando que o Blur só será aplicado sobre a transparência, após a reinicialização do sistema).

Agora se você quer forçar a transparência em uma janela/aplicação específica na aba Correspondência da janela vocẽ deve clicar no botão Detectar propriedades da janela e em seguida clicar sobre a janela da aplicação desejada e depois em OK.

Agora se você deseja criar uma regra de exceção (onde o Blur não será aplicado), siga os mesmos passos acima e na aba Aparência e correções, marque as opções Opacidade ativa e Opacidade inativa, nos menus drop-down selecione a opção Forçar e no campo a frente defina 100%, para finalizar clique em OK e em seguida em Aplicar.

Para customizar o Blur ao seu gosto, você deve fazer isso nas configurações do efeito Borrar, que se encontra em Configuração do Sistema => Comportamento da Área de Trabalho => Efeitos da área de trabalho.


image

3 curtidas

Eu gostei muito dessa sua customização, é bem próxima do que o que eu quero pro meu sistema. Quando eu migrar pro Fedora KDE, vou usar ela como base pra minha customização.

Valeu pelo tutorial completinho :heart:

4 curtidas

Levando em consideração as suas dicas e que o Deepin tbm está baseado no Kwin, instalei “Configurações do Sistema”, do plasma, e coloquei transparência no gerenciador de arquivos do Deepin utilizando o script force blur.

Estão abertas as possibilidades, até mesmo instalação e personalização pelo kvantum, quem sabe?

Painel de controles do plasma e leve transparência no gerenciador de arquivos:

Gerenciador de arquivos:

Estão abertas as possibilidades, vai da criatividade de cada um.

5 curtidas

O dia chegou, não como esperava. Baixe o Kubuntu Desktop no Ubuntu e resolvi dar uma chance. Ficou lindão.

4 curtidas

Onde encontro o Window Buttons? Vi na KDE Store e baixe uma opção mas não sei instalar…

3 curtidas

@Kazvko, dá uma olhadinha nesse passo a passo aqui!

4 curtidas

Customização show, meus parabéns, ficou muito bonita, creio que no kubuntu 20.04, com plasma 5.18 ficará legal, farei um teste na vm depois

4 curtidas

Segui algumas partes do seu tutorial que eu não conhecia e juntei com algumas coisas que curto fazer e saiu isso aqui:

7 curtidas

Qual é dock está que usando na parte inferior?

1 curtida

é a Latte Dock mesmo

2 curtidas

Deixo outra sugestão de site para wallpapers.

wallhaven.cc

4 curtidas

@D3XT3R, segui esse passo a passo e apliquei o Blur no Breeze Padrão e também em sua versão Dark, ficou top! Valeu pela dica! :+1:

Aí sim, olhos de águia, aproveitando a dica para o Deepin! :eyes:

Ficou show @Grimpop, parabéns! :clap:
Acho que se você seguir o passo a passo do @D3XT3R, o resultado pode ficar ainda mais interessante, lógico, caso você curta Blur!

3 curtidas

com certeza vou seguir para ver como fico, eu curto, mas na dose correta :smiley:

2 curtidas

Como prometido:

11 curtidas

Muito bom! Acabei notando varias coisas que deixei passar :sweat_smile:

Seria interessando o @jeffinshadow acrescentar também no tópico inicial, muita gente não lê tudo, daí não saberia da existência do vídeo.

3 curtidas

TUTORIAL COMPLETO EM VIDEO

@thespation Até queria, mas não consigo editar mais o post
Parece que o fórum tem um tempo limitado após uma postagem para que eu possa editar
Dava pra lançar um post novo com o link ( caso o alesson não tenha feito) e mencionar ele aqui
Acho que é o melhor q dá pra fazer

2 curtidas

Usando o Global Menu e o Firefox sem barra de título ele fica bugado ali em cima… alguém sabe resolver isso? :thinking:

1 curtida