Você usa Deepin atualmente? Pelo que tu diz, então será que vão lançar drivers mais atuais ou ainda vai ser estilo Debian?
Havia um bug que me irritava nas versões mais antigas, com o driver da NVidia instalado, as vezes a barra congelava e só destrava se eu fosse em configurações de desativasse e ativasse os efeitos da área de trabalho. Foi corrigido isso aí?
Enquanto não sai a v20, estou testando o fedora, popOs e o unityXp, sem Deepin no momento (removi domingo).
Removi justamente porque tentei instalar o driver NVIDIA e não ficou muito legal, como tenho um PC híbrido, acabou ficando com resolução imensa e não consegui voltar, aí estou testando distros.
Não peguei esse problema de barra congelando.
Se por acaso o pessoal do Deepin continuar ramelando e não se importando com driver NVidia atualizado, qual versão tu recomendaria manter compilado, o estável backport, teste ou o Sid?
Então, essa informação não tem muita credibilidade a ponto de ter uma fonte pois foi algo que meu amigo me falou semana retrasada na faculdade. Ele é muito antenado nesse mundo de distribuições (principalmente as mais obscuras da rede, digo, as mais desconhecidas).
Mas irei ver se ele tem algum link sobre. Irei consultar e qualquer coisa eu coloco aqui!
Obrigado, @thespation, mas resolvi esperar a versão final mesmo.
Usei até o 15.10, mas quando fiz upgrade para o 15.11 alguns bugs (como o do relógio em 12h) me incomodaram e abandonei o Deepin, pelo menos até a v20
Teve toda a expectativa do 15.11 vir com o Debian 10 e, no fim, não veio. Isso me decepcionou um pouco. Quando vi os bugs então…
Mas aguardo ansioso o V20
Pra mim, seria mais vantajoso se o Deepin se baseia-se no Ubuntu, mas o Debian é bem estável.
Finalizaram os testes internos do UOS, porem em resposta informam: “O UOS ainda está em desenvolvimento, ainda há muitos problemas.”
Link da matéria: https://www.smalltechnews.com/archives/58018
Esse Deepin 20 ta prometendo. Se trouxerem um suporte melhor pros drivers de video, pode fazer sucesso. Um coisa que achei interessante no Deepin é que tem a possibilidade de salvar suas configurações de sistema na nuvem, isso ajuda bastante. Quando formatei o Linux Mint por exemplo, tive configurar todas as minhas preferências de sistema novamente, o que pode ser um pouco chato.
@Soldier, até então a opção de salvar configurações do sistema na nuvem é apenas para usuários chineses…
@D3XT3R Tinha visto isso em alguma materia, não uso o Deepin, pensava que estava disponível para todo mundo.
botao direito no relogio resolve isso
Resolve até você reiniciar o micro, é um bug que sempre volta para as 12hs .
Exato. Coisa boba, mas, junto com outras “coisas bobas”, me fez abandonar o Deepin momentaneamente.
Mas, como disse, aguardo ansioso a V20 que, já decidi, rodará em dual com o OpenSuse ou Fedora aqui.
Não acredito que até agora não tinha reparado nisso, e é verdade mesmo ao reiniciar sempre volta para 12h, que absurdo não terem resolvido isso.
Não me incomodava antes pois nem tinha me tocado, uso um Widget de data e hora.
Mas agora isso ta incomodando também pois o widget é para área de trabalho.
Não deveria ter lido isto…kkk
Mesma coisa que aconteceu comigo, não me incomodava até eu ler
Informações do grupo de telegram deepin Brasil, Saroj Poudel:
- What is UOS and how is it different from Deepin?
UOS is a commercial Linux distribution in China, its main development work is done by deepin team. The relationship between UOS and deepin is similar to Fedora and Redhat RHEL.
- Will UOS replace Deepin?
Deepin is the community version, which will not be replaced with UOS. UOS is only used for commercial purposes.
- What is the status of the development progress of Deepin V20?
We are developing Deepin V20 and UOS in parallel, the most functions and repositories of them are same. UOS is based on Deepin V20, thus deepin users get the latest features earlier, while UOS users get slower updates but full commercial support services. We plan to finish the development work of Deepin V20 in the end of February, and release the beta version for public test in March, 2020.
- Will there be a testing stage of Deepin V20 outside of China?
Of course, there will be a beta version for global users to test. Deepin, in the past, present and future, is always available for global users and communities. Welcome to invite more deepin users to help us test Deepin V20 as usual.
Em tradução livre:
100% confirmam que o deepin beta estará lá em meados de fevereiro.
- O que é UOS e como ele é diferente do Deepin?
O UOS é uma distribuição comercial do Linux na China, e seu principal trabalho de desenvolvimento é realizado pela equipe deepin. A relação entre UOS e deepin é semelhante ao Fedora e Redhat RHEL.
- Os UOS substituirão o Deepin?
Deepin é a versão da comunidade, que não será substituída pelo UOS. O UOS é usado apenas para fins comerciais.
- Qual é o status do progresso do desenvolvimento do Deepin V20?
Estamos desenvolvendo o Deepin V20 e o UOS em paralelo, a maioria das funções e repositórios deles são os mesmos. O UOS é baseado no Deepin V20, portanto, os usuários do deepin obtêm os recursos mais recentes mais cedo, enquanto os usuários do UOS recebem atualizações mais lentas, mas oferecem serviços de suporte comercial completos. Planejamos concluir o trabalho de desenvolvimento do Deepin V20 no final de fevereiro e lançar a versão beta para teste público em março de 2020.
- Haverá uma fase de testes do Deepin V20 fora da China?
Obviamente, haverá uma versão beta para usuários globais testarem. O Deepin, no passado, presente e futuro, está sempre disponível para usuários e comunidades globais. Bem-vindo ao convidar mais usuários do deepin para nos ajudar a testar o Deepin V20 como de costume.
Link grupo telegram: Telegram Web
https://deepinenespañol.org/pt/comunicado-oficial-de-deepin-sobre-deepin-v20-y-uos-20/
Resumindo:
Deepin v20 é para a comunidade
UOS v20 é para fins comerciais
A empresa que desenvolve o Deepin faz semelhante ao que você vê em outras empresas, como a Red Had, que distribui para a Comunidade Fedora enquanto vende para profissionais Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
Estou dividido entre dois amores, 2020 vem o Ubuntu e também vem o Deepin…
O Hype ta tão forte pro lado do Deepin… É bom o Ubuntu inovar bastante na versão 2020, porque senão vai perder usuários demais.
2020 tô de olho é no KDE Plasma, dia 11 de fevereiro sai o 5.18.