Deepin 20 chegando!

Uma data declaradamente, ainda não. Estamos aguardando as respostas da entrevista feita pelo Jason Evangelho da Forbes, uma das perguntas é justamente essa, além de integração com Flathub, entre outros (perguntas feitas).

De acordo com a comunidade do Telegram, o lançamento do beta oficial será dia 30 de novembro (próximo sábado) só não tenho a fonte para te passar.

3 curtidas

Se o Deepin não “quebrar” durante a atualização não há outra necessidade que o faça formatar a máquina.

2 curtidas

Obrigado por todas as respostas…Vou usar Deepin no notebook e continuar com o Neon no desktop… Uma coisa que pesquisei por cima e gostaria de saber é sobre o suporte para 2 ou mais monitores no Deepin tento em vista que sempre uso dois por causa do trabalho… Será que nessa versão vai ter a opção da barra ser configuradas em dois monitores de forma independente? Quem aqui usa o Deepin com 2 ou mais monitores poderia me dizer a experiência?

2 curtidas

Respostas das perguntas (quase todas ao menos), temos boas notícias:

Não vou colocar a tradução aqui para não poluir, mas é so acessar o link :smile:

4 curtidas

Qual compositor de janelas o Deepin utiliza? tentei pesquisar aqui, mas não achei nada.

2 curtidas

Usa o kwin, claro que atualmente muito mais limitado que as infinitas opções presentes no plasma nativamente.

De acordo com as respostas dos desenvolvedores, estão trabalhando em conjunto com a equipe do plasma para que possam estreitar essas divergências.

Já testei configurar como no plasma, mas não consegui muita coisa:

4 curtidas

Uma coisa é certa, a equipe do Deepin está se esforçando para deixar o pessoal ansioso para o uso com as divulgações, não vejo outra distribuição com tantos vídeos promovendo.

Vídeos da semana, o desenvolvimento da central de controle:

Player de músicas do Deepin:

6 curtidas

Verdade, estão investindo pesado em marketing, como se diz um velho ditado “A propaganda é a alma do negócio!”.

O mundo Linux em geral é muito fraco em marketing, uma pena…

Uma coisa que não estou gostando nem um pouco, são os cantos arredondados extremamente exagerados.

O layout/design do antigo painel de configurações talvez fosse limitado, porém era muito mais estiloso!

Não sei se o recurso de alterar a cor primária do tema padrão do sistema, é uma novidade para a V20 ou se já existia, acho muito interessante tal funcionalidade, o Zorin adota esse mesmo conceito, todo SO deveria proporcionar tal liberdade de escolher ao usuário de forma nativa e intuitiva.

Já testei/utilizei várias distros, porém nunca o Deepin, ele é muito famoso pelo design, preza muito por isso. Mas como falei acima os cantos extremamente arredondados e presente em quase tudo, até mesmo na barra de tarefas, não me agrada. Outra coisa que na minha opinião quebra o design é a diferença do tema das janelas em relação a barra de tarefas, eu particularmente gosto de manter uma coerência, independente se o tema é opaco, transparente ou blur, talvez exista uma opção nativa ou plugin de terceiro, para deixar a barra de tarefas opaca para combinar melhor com as janelas, ou até mesmo tema de terceiros…

O Deepin lembra muito o conceito dos sistema da Apple, bonitos porém engessado quanto a personalizações…

4 curtidas

Esse player de música tá bonito d+

2 curtidas

Até a atual versão dele é sensacional, o uso em todas as distros que testo (assim como o terminal Deepin tbm).

3 curtidas

O Alex Wender, adm do grupo de telegram DeepinBrasil, passou a seguinte informação, bem interessante por sinal:

Tive a oportunidade de conversar com o Shule - Líder de Design do deepin. Ele é o responsável pelos traços do sistema, há mais de 6 anos!

A partir deste contato, estabeleci um canal de diálogo da nossa comunidade, diretamente com o setor de design do deepin. E pelo retorno que obtive, há grande interesse em nosso feedback; visando melhorar a experiência do sistema.

Aos que estão testando o UOS 20, e assistiram os vídeos de divulgação do deepin 20; podem enviar seus comentários (aqui no grupo ou em meu pv) sobre a DDE e deepin Apps; que estarei repassando.

Conversando com o Alex, que autorizou a divulgação por aqui, informou a página correspondente no Facebook: deepin Brasil | Facebook

Podemos aproveitar esse estreitamente com os desenvolvedores para passarmos nossas ideias e sugestões.

Observei que na comunidade, com relação e designer, tem 3 reclamações:
1 - A dock não contar mais com a opção semelhante ao MacOs
2 - Cantos excessivamente arredondados
3 - Tamanho da barra de título dos apps GTK

Conto com as sugestões dos senhores

:smile:

7 curtidas

Segundo o informações disponibilizadas no canal oficial do Deepin Brasil:

CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO v20

10 de Novembro

A versão ‘Alpha 2’ adiciona suporte para as arquitetura Sunway e Haiguang. É desenvolvida para fornecedores de segurança e de aplicativos, para verificações de segurança de baixo nível; os fornecedores de aplicativos podem começar os testes básicos de adaptação.

30 de Novembro

Novas funcionalidades foram adicionadas e adaptadas. E problemas encontrados na versão ‘Alpha 2’ corrigidos. Será lançado uma versão Beta, para que cada fornecedor de software possa responder positivamente a versão.

15 de Dezembro

Será liberado a versão RC, com o código congelado e a fase de correção de bugs iniciada, antes da versão Oficial ser lançada.

31 de Dezembro

Se a versão de reparo, baseada na RC passar no teste de qualidade; a versão ‘Final Oficial’ será lançada.

6 curtidas

De acordo com informações referente a Deepin V20 Public Beta released disponibilizada no endereço: Deepin V20 Public Beta released – Telegraph, dentre as novidades temos:

image

Esse suporte a androide me chamou atenção. Será que o sistema vai aceitar de alguma forma instalação de apk? Pode ser que venha com um sandbox integrado. Está aí um recurso que faria sucesso.

Esclarecem também que a versão que vazou era apenas uma base e que o sistema está mais a frente, em questão de implementações e novidades.

9 curtidas

Se vier com um suporte aceitável a apps Android, será uma funcionalidade que chamará atenção e atrairá mais pessoas :thinking: :slight_smile:

4 curtidas

Olhei no link mas não esta liberado uma versão oficial BETA né?

2 curtidas

Ainda não. As informações oficiais que temos são essas:

2 curtidas

Esse é o único motivo q n me faz usar Deepin.

3 curtidas

Se for realmente isso e funcionar de forma aceitável, sem dúvida será sucesso e atrairá muitos novos usuários ao Deepin! E caso se torne realidade, tomara que outras distros adotem esse suporte… Até onde sei o único SO que consegui rodar aplicações Linux e Android de forma plena é o Chorme OS.
Quem sabe o vídeo promocional dessa semana não revela algo sobre… :star_struck:

3 curtidas

Deepin é GTK ou QT? Se for GTK, com certeza vou testar

3 curtidas

Acho que o deepin são os dois.
Gerenciador de janelas é o kwin.

3 curtidas