Fala pessoal,
O seguinte, eu venho utilizando linux (Ubuntu) como meu sistema principal a quase 3 anos.
Sou Dev, mas a verdade é que todas as ferramentas que utilizo para desenvolvimento existem tanto em Windows, Mac e Linux.
Acontece que como Dev, eu preciso dominar a minha maquina e no Windows eu posso dizer que já faço isso.
No Linux eu acabei ficando na zona de conforto por muito tempo.
Claro que nesse tempo eu aprendi muito, mas tenho receio de que quando vier a ter problemas mais especificos, eu não tenha tanta capacidade de resolver.
A questão é que eu gostaria de saber se alguém recomenda algum curso ou livro que possa aprofundar o conteúdo.
Reparem que não é para aprender sobre servidores, segurança e sim aprender sobre o sistema mesmo, tais como gerenciar processos, entender sobre as partições, consumo de memória, drivers e etc…
Ou seja, coisas que um usuario precisa saber para dominar a sua maquina pessoal.
Como sou Dev, tbem me interesso um pouco por Shell Script.
Obrigado a todos que puderem me recomendar algum material.
Pode ser tanto pago, qnto gratuito. Por tanto que atenda as necessidades que eu citei acima.
Há tópicos sobre o assunto no fórum, dá uma olhada:
https://plus.diolinux.com.br/t/conheca-o-canal-do-prof-kretcheu/21670
E há mais, procura que vc acha!
Obrigado. Essa playlist do youtube do primeiro tópico parece ser o que eu estava procurando.
Eu fiz dois cursos gratuitos de Linux na Cisco Networking Academy, o NDG Linux Unhatched e o NDG Linux Essentials.
Esses cursos na verdade são uma preparação para a certificação LPI, mas eu fiz só pra aprender mais sobre Linux mesmo. O primeiro curso é bem curto e nível básico, e o segundo já é mais longo e nível intermediário. Mas aprende um pouco de tudo, como:
- Principais comandos do Linux/UNIX;
- Redirecionamento da saída de comandos;
- Ferramentas para trabalhar com arquivos de texto;
- Shell script;
- Gerenciamento de usuários e grupos;
- Permissões de arquivos;
- Estrutura de diretórios do Linux;
- Um pouco sobre hardware;
- Redes, entre outras coisas.
Também tem outros cursos mais avançados lá que são pagos.
Não sei se é exatamente o que você quer, mas eu deixo aqui registrado, porque eu aprendi bastante (o básico) com esses cursos e recomendo. O material é em inglês, não sei se isso é um problema, mas também dá pra usar o tradutor do navegador.
Mto obrigado. Vou conferir com certeza.
Esqueci do http://www.guiafoca.org/
Off-topic
Guiafoca deveria ser tombado como patrimônio nacional