Sugestões de cursos de Linux (do básico ao avançado)

Olá!

Possuo uma dúvida muito comum, porém com algumas características distintas, que até o momento não consegui solucionar mesmo com a ajuda do Google e YouTube.

Minha questão é esta: gostaria que pudessem fornecer algumas sugestões de cursos audiovisuais (vídeo-aulas) de Linux já existentes, do básico ao avançado incluindo assuntos semelhantes como os que estão listados neste link porém, que está focado em Windows (https://www.baboopro.com.br/curso-de-manutencao-total-de-windows/). Vejam que este curso de Windows há toda uma abordagem minuciosa em cada tópico de área relacionado ao próprio sistema operacional e que ajuda (e muito) na produtividade do trabalho do usuário.

No caso, peço por sugestões de curso contendo tópicos como Manutenção do Sistema, Pós-Instalação do Sistema, Segurança do Sistema, Monitoramento do Sistema, Produtividade e Automação do Sistema, Optimização do Hardware e do próprio Sistema, etc. Tudo isso relacionado ao próprio SO pessoal Ubuntu e distros derivadas bem como para o servidor Ubuntu e outros semelhantes. Os tópicos citados devem se aplicar no dia-a-dia e no trabalho do usuário. Não interessa se o curso é em Português-BR ou em Inglês-US e nem se é gratuito ou pago.

Grato desde já.

Vc quer basicamente um curso de sysadmin, esse tipo de coisa não é focada em Ubuntu em derivados, mas em Linux em geral, se vc pesquisar bem vc consegue achar muita coisa sobre na internet, tipo essa série no YT, os cursos da RedHat, essa lista de livros, e muita coisa mais, só jogar ‘‘sysadmin linux’’ no Google que vc acha muito conteúdo fácil.

2 curtidas

Olá!

Muito obrigado por responder ao meu tópico. Creio que com a sua ajuda consegui responder mais de 50% dos meus problemas.

Mas ainda permanece uma dúvida:

Para um usuário iniciante no mundo Linux como eu, mas que já está acostumado com Manutenção de Sistema, Pós-Instalação de Sistema, Segurança do Sistema, Monitoramento do Sistema, Produtividade e Automação do Sistema, Optimização do Hardware do Sistema, etc em Windows. Todavia, envolvendo o Linux, em específico, o SO Ubuntu, você consideraria que ao se “dedicar” a estudar o tal do SysAdmin Linux, é mais que o suficiente para dominar esses pontos acima ou há uma continuidade de estudos que envolvem outros “ramos” que alcancem esses pontos?

Outro questionamento (ou provocação - SADIA) que gostaria de acrescentar é, apesar de, como você mesmo disse, que o que estou procurando não esteja minuciosamente fazendo referência ao Ubuntu e distros semelhantes, na verdade estou sim. Acredito que obter o conhecimento a mais de seu próprio ambiente de trabalho, nesse caso o SO Linux, te faz mais produtivo. Então, para simplificar ainda mais, aprender algo avançado como os itens que mencionei, seriam realmente para se manter mais hábil como usuário utilizando o Ubuntu.

Extremamente grato desde já!

SysAdmin é tudo que envolve a administração de um sistema, da instalação do sistema e de pacotes até processos e automatização, então sim, é o suficiente pra suprir tudo que vc procura.

O que eu quis dizer é que sysadmin, e as ferramentas usadas, não são específicas de nenhuma distro, aliás, a única coisa específica em qualquer distro é o gerenciamento de pacotes, todo o resto vai ser exatamente igual, é uma coisa inerentemente desprendida do Ubuntu, se vc aprende sysadmin vai poder administrar qualquer distro com facilidade, então não tem pq se preocupar em dominar o Ubuntu ou Debian, ou whatever.

1 curtida

Olá!

Entendi perfeitamente.

Muito obrigado pela a ajuda e por ter esclarecido este tópico!

Os cursos do Certificação NetBR são ótimos!

1 curtida