o intuito é unir o maximo de dicas possiveis para novatos e até veteranos
Opa!
Belesma?
Tem um canal de um tal de Vovolinux que era muito bom mas está meio abandonado…
Dizem por aí que o canal vai voltar às atividades em breve.
Link para o canal:
Além do canal do do Vovô acima, recomendo os seguintes:
Canal do Confrade @anon49887285
Canal do SlackJeff
Canal do @Dio
Canal da Comunidade Fedora Brasil
Canal Oficina do Tux
Canal do Ricardo @CanalOCaraDoTI2
Canal do @profjulianoramos
Canal do Anselmo @RikerLinux
Recomendo também o Blog do Edivaldo Brito
Blog do @Diolinux
https://www.diolinux.com.br/
Como curiosidade, o Distro Watch.
Acho que com esses canais vc estará bem servido.
Vish! Concordo plenamente. Só a nata do pinguim.
@tnsampa, me ensina a postar esses quadradinhos bacanas com os dados do canal?
E quem disse que eu sei?
Fiquei aqui editando os links da postagem porque o canal do @anon49887285 e o Blog do @Diolinux não apareciam o quadrinho…
O do seu canal aparece se postar com o link dos vídeos.
Já no canal do @leandroramos…
inicio
Videos
Playlists
Nenhuma das opções exibe o quadrinho…
Ah saquei!
Se colocar assim não aparece:
https://www.youtube.com/vovolinux
Assim aparece
https://www.youtube.com/channel/UCEd7YwD_8c-dtStVafX_tsA/
Tipo trocar 6 por meia dúzia, só que fazendo diferença
Site bem legal, sempre atualizado e simples.
Esse cara aqui também recomendo!
PlusPlus em edição de multimida com linux!
Teoria total com o Fábio! Bonito de ver ele ensinando
Hahahahahahaha, no seu caso, sim, basicamente isso. No Do Leandro eu não achei a “fórmula mágica”.
O blog do Edivaldo tem cada dica que me sinto mais perdido ainda… mas os outros até que me ajudam…
A galera já compartilhou vários que eu recomendo, estão vou só complementar:
Canal Terminal Root
:
Blog Unix Universe
: (Sobre Linux, BSD, MacOS e Unix em geral)
Além do Diolinux, quais outros canais sobre Linux vocês acompanham no Youtube?
Vai a minha lista:
Baby WOGUE - Esse deve ser bem conhecido aqui, é um canal com foco em usabilidade de DE, é bastante focado em mostrar as últimas novidades do Gnome e do Plasma.
Bero Tech - Canal focado em benchmarks de jogos rodando no Linux.
FlightlessMango - Também focado em benchmarks, mas enquanto o Bero Tech mostra gameplays, o FlightlessMango é puramente benchmarks.
LearnLinuxTV - É um canal interessante, é diversificado como o Diolinux, mas o cara é um senhorzinho administrador de sistemas, então ele tem um foco um pouco mais técnico.
Mental Outlaw - É um canal do 4chan… hehe, bom, é um canal diverso também sobre Linux, mas bem mais de nicho, ele mostra diversos apps e utilidades pouco conhecidas. E ele usa Gentoo
The Linux Experiment - É tipo um Diolinux mas feito por um francês
Antigamente ele era focado no ElementaryOS, que é a distro que ele usa, mas hoje em dia ele é mais diversificado. Gosto bastante dos resumos de notícias quinzenais que ele faz.
Wolfgang’s Channel - Um dos melhores canais sobre Linux, o cara faz uns vídeos muito bons sobre assuntos diversos, mas ele tem uma periodicidade bem baixa.
Menções honrosas:
Rob Braxman Tech - Ele fala sobre privacidade, então ele tem vídeos falando sobre Linux, mas não é o foco do canal.
The Hated One - Também fala sobre privacidade, de forma meio como documentário. Acaba falando de Linux também, mas não é o foco do canal.
Menções desonhonrosas:
Canais que acompanhei alguma vez, mas me desinscrevi:
Egee - Adorava esse canal, pois ele fazia umas reviews bem completas dos mais diferentes tipos de distro. Parei de acompanhar porque ele disse que ia parar de fazer esses vídeos e ia focar somente em lives.
Distrotube - Polêmico demais e um pouco ignorante. Do ano passado pra cá começou a misturar política no meio, mas de forma extremista. Era um canal interessante sobre windows managers.
Gardiner Bryant - Anteriormente era um canal que falava sobre games no Linux, tanto que se chamava The Linux Gamer. Mas hoje é um canal que comenta notícias, principalmente as políticas, com uma dose também de extremismo (oposto ao Distrotube em visões )
Luke Smith - Era legal um tempo atrás, mas esse cara não bate muito bem da cabeça, ele as vezes exagera. É um meme ambulante.
Chris Titus Tech - “What’s is, the best linux distro?”. Eu me cansei desse canal porque ele vive de clickbait.
InfinitelyGalactic - O canal não é ruim, mas toda vez que eu via algum vídeo, eu ficava com sono. O cara alonga um assunto que daria uns 10 minutos, para um vídeo de 30 minutos.
TechHut - Também não é ruim, mas é meio sem graça. Nem sei porque tinha me escrito nele.
As vezes vejo, mas não me inscrevo:
Linux Scoop - Ele mostra um pouco sobre distros ou customizações. Como é apenas vídeo com música, acaba nem sendo muito necessário se inscrever nele.
Intelligent Gaming - Linux Tutorials & Gameplay - É um canal de tutoriais, então só se preciso acessá-lo quando preciso de algum tutorial.
Professor Juliano Ramos - Tem um tutorial aqui, outro acolá. Tem um jeitão amador ainda, mas o conteúdo é legal.
Gosto bastante do trabalho dele, mesmo eu tendo preferências extremamente diferentes. Gostei bastante quando ele iniciou uma série propondo várias alternativas a serviços do Google, mencionando coisas como Tutanota, Proton Mail, Zoho, Qwant, Searx etc.
Pois é, não gostei do vídeo sobre a Mozilla e também não gostei da comunidade que se formou (e com a qual o Derick é conivente), que forrou os comentários com xenofobia vídeo recente sobre o Deepin. Desnecessário. Eu gosto de discussões éticas e políticas, mesmo de visões opostas, mas não pode ser com desinformação e clickbait.
Eu vejo alguns vídeos do Level1Linux e do Level1Techs que são mais voltados para Linux. Não é exatamente um canal super empolgante, mas gosto de alguns hardwares que aparecem por lá, de arquiteturas não-x86 (exemplos: vídeo sobre a Talos II, vídeo com perguntas e respostas para um representante da SiFive).
Eu também gosto muito quando o Anthony fala sobre Linux no Linus Tech Tips e Shortcircuit. Achei bem inusitado quando, recentemente, um smartphone Librem 5 apareceu no Shortcircuit.
Outro canal que não é dedicado a Linux, mas sempre acaba envolvendo o sistema do pinguim é o Explaining Computers. Ele também testa coisas menos usuais, como alguns BSDs. Foi graças ao canal que eu descobri o NomadBSD, por exemplo.
Para quem quiser aprender a programar em ShellScript Bash.
Tinha me esquecido do Level1Linux. Eu cheguei a ver uns vídeos, mas realmente não é lá muito empolgante.
Também gosto quando o Anthony fala sobre Linux, tanto que toda vez que ele aparece, o pessoal nos comentários pergunta quando é que vão criar o Canal de Linux do Anthony.
No Reddit, eu vi que ele foi responsável por uma migração em massa para o Pop_OS e o Manjaro, por conta dos vídeos sobre linux gaming.
Já que moveram o meu tópico para cá, acrescentando a esse tópico alguns sites. Muitos já foram citados aqui, mas eu uso também bastante os agregadores de notícias como o Reddit, 4chan, Lainchan e o Hacker News.
Outros sites que costumo olhar são:
Notícias diversas
Notícias sobre games no Linux
Notícias sobre games no Linux
Notícias do mundo Ubuntu
Notícias e matérias sobre aplicativos open source
Notícias e matérias sobre aplicativos open source
Não é exatamente sobre Linux em geral, mas sim sobre o Kdenlive.
Tem alguns usos bem criativos dos recursos e transições para recriar coisas que não vêm pré-empacotadas nele, especialmente animações de texto.
Já listaram tudo o que conheço de Linux, então deixo esse (muito bom) de BSD.