Conhecendo do novo Firefox 89

O navegador Firefox possui um visual bastante coerente, que apresenta poucas variações entre versões. Porém, a versão 89 do navegador, que será lançada oficialmente hoje, irá apresentar a nova interface Proton.

A Proton UI promete ser uma nova abordagem a conhecida interface Quantum, modernizando diversos pontos da mesma e implementando um visual mais alinhado com as tendências de UX atuais.

Tela de boas-vindas reformulada

Ao iniciar o Firefox 89, você é apresentando a uma tela de boas vindas reformulada, que apresenta algumas novidades. Além das opções de login, também é apresentada a opção de tornar o Firefox o navegador padrão, outra novidade interessante é que a nova tela de boas-vindas irá apresentar imagens de figuras empreendedoras ou em destaque.

Nessa tela também é possível observar o novo formato das abas, que agora possuem um formato mais arredondado como botões flutuantes.

Menu de configurações clean

O menu de navegação também foi completamente reformulado, organizando as opções de forma mais clara e eliminando elementos visuais desnecessários, tornando o menu muito mais limpo e visualmente agradável.

Modo escuro otimizado

O darkmode também recebeu melhorias, com ícones ajustados para melhor contraste adotando um visual azulado nos elementos em destaque.

Além das novidades relacionadas ao projeto Proton, esta versão também inclui melhorias em privacidade:

• Total Cookie Protection, que confina os cookies ao site onde foram criados, evitando que as empresas usem cookies para rastrear sua navegação de site a site.
  • SmartBlock 2.0, que permite uma experiência de navegação web perfeita mesmo quando os rastreadores são bloqueados.

Atualize agora mesmo!

Se você está utilizando o Firefox 89 beta, basta acessar as configurações e atualizar para a versão estável. Aproveitando os novos recursos do navegador e seu visual reformulado.

:arrow_forward: :arrow_forward: Você utilizou o Firefox 89 Beta? Já atualizou para a versão estável? Quais foram sua impressões?

Links

21 Curtidas

O PCLinuxOS, rolling release, atualizou logo o Firefox, mas a nova versão ficou dando crash seguidamente em várias instalações (inclusive a minha — o navegador não durava um minuto antes de quebrar). Como é usual no caso do PCLinuxOS, o problema chegou rapidamente ao fórum da comunidade, e em menos de um dia veio a solução.

O MX Linux só está oferecendo a versão 88.x no depositório padrão — e a Netflix já está rejeitando essa edição do Firefox. Pus a versão 89 via Flathub. Deu uns dois bugs com a Netflix, depois se acertou.

Fiquei impressionado com a responsividade do Firefox 89. Está igual ou superior à do Vivaldi ou do Opera.

2 Curtidas

Estou usando a nova versão no Regolith e está tudo justo e perfeito. Acho que está mais rápido, posso até estar enganado, mas parece que está até usando um pouco menos de memória.

3 Curtidas

Atualizado aqui no Ubuntu 20.04. Tudo funcionando perfeitamente e mais otimizado!

5 Curtidas

Eu particularmente gostei bastante dessas mudanças, possivelmente usarei como navegador padrão.

3 Curtidas

To usando desde o dia que saiu a atualização. Até agora sem problemas.

Não sei se foi impressão minha, mas senti o navegador ligeiramente mais fluido. Em relação a aparência, é só questão de gosto mesmo. Eu mudo com o plugin “Firefox Color” e com as opções padrão lá da aba “personalizar”, que agora tem que ir no Menu e em “Mais Ferramentas/Personalizar Barra de Ferramentas”. Alias, não sei porque não tem atalho para essa opção, sempre senti falta. Para os plugins/extensões é só usar o “ctrl+shift+a”, por exemplo. Para essa opção de personalização, que eu saiba, não tem atalho. Podiam incluir isso.

4 Curtidas

Já atualizei o meu, e meu pai amado… Que navegador bonito.

Além disso, ele superou a velocidade que só o Brave me entregava. Estou completamente satisfeito.

Off topic

Achei muito legal que em alguns posts do blog a seção de “comentários” redireciona ao fórum.

4 Curtidas

Gostei bastante e achei o tema Dark do Gnome mais elegante.

3 Curtidas

Como eu customizei o meu usando o tutorial pra deixá-lo com o tema do Gnome, não notei muitas diferenças… mas que está bem responsivo, isso é fato!

9 Curtidas

Como você fez para deixar as abas centralizadas igual o gnome web?

Olha, eu segui esse aqui, ficou assim

3 Curtidas

Os desenvolvedores do MX deixaram disponível o Firefox 89 logo que saiu, mas em alguns mirrors ainda persistiu a edição 88.

O Firefox 89 que trouxe do Flathub me está apresentando problemas com fontes. No site da Netflix várias aparecem minúsculas, INCLUSIVE A PADRÃO DAS LEGENDAS. Resolvi bloqueando o site de mostrar as próprias fontes.

No mais, fiquei impressionando com a rapidez com que Netflix e Amazon Prime vídeo já descartaram a compatibilidade com o Firefox 88.

2 Curtidas

Gostei muito da interface Proton, aliais, é uma das interface que mais gostei, Firefox esta mais fluido e consumindo menos recursos do sistema principalmente com várias abas abertas.
Não tive nenhum bug até o momento.

4 Curtidas

Finalmente o tema escuro fica consistente no navegador inteiro, como nos menus, nas configurações, nas pastas dos favoritos, etc. As abas grandes causam um pouco de estranheza (e o modo compacto foi removido, infelizmente), mas o redesign como um todo está muito bem feito. Inclusive, isso foi o que me atraiu a migrar de vez pro Firefox nessa semana, antes eu estava usando o Opera.

2 Curtidas

Qual extensão você está utilizando para deixar toda a página em dark mode ?

1 Curtida

O fórum tem um modo escuro ele não esta usando uma extensão para isso.

Caso queira uma extensão para usar modo dark em todos os sites
eu recomendo o dark reader

na chrome web store: Dark Reader - Chrome Web Store

no firefox add-ons: Dark Reader – Instale esta extensão para o 🦊 Firefox (pt-BR)

5 Curtidas

Como você deixou o google assim?

1 Curtida

Como meu Firefox está no modo dark o google entra no modo dark tmb. Se isso não acontecer vc pode entrar nas configurações de pesquisa do google e colocar o modo dark por lá.

2 Curtidas

Onde tem essa opção de modo dark nas configurações de pesquisa do Google? não achei aqui

2 Curtidas

Eu também não achei. :disappointed_relieved: