Firefox sofrerá um novo redesign

A Mozilla está trabalhando em outra atualização de design para sua versão desktop do navegador Firefox. Alguns podem temer o pior, outros podem estar ansiosos por mudanças de design.

A atualização é um trabalho em andamento e isso significa que as coisas podem mudar ao longo do caminho, podem não mudar nada ou podem parecer totalmente diferentes do que o estado atual mostra.

A imagem abaixo foi capturada em um dispositivo Windows 10 executando a versão mais recente do Firefox Nightly com todas as preferências do Proton ativadas.

A captura de tela mostra a página Nova guia atualizada, a barra de guias e o menu principal.

Comparado com o design atual, que você vê na imagem abaixo, você pode notar que várias coisas mudaram.

A página Nova guia apresenta novos ícones que se ajustam melhor à página e usam menos espaço na página ao mesmo tempo.

O menu principal tem uma aparência mais limpa, graças à falta de ícones, mas também aos itens de menu que foram movidos. Alguns itens de menu não estão presentes no novo menu, por exemplo, Ferramentas de desenvolvedor não estão em lugar nenhum, e o menu começa com a opção Nova guia, uma nova opção de menu não presente no menu antigo.

Como este é um trabalho em andamento, é possível que a ordem dos itens do menu mude e que os itens ausentes sejam adicionados antes da versão final.

A barra de guias parece grande por padrão e um pouco fora do lugar. Pode ser ideal para usuários de toque, pois é mais fácil interagir com as guias no Firefox, mas os usuários que usam o mouse podem considerá-lo muito grande. Existe uma opção para alterar a densidade para compacto, e a imagem a seguir mostra a diferença entre os dois designs.

O Firefox também apresenta uma opção de toque quando se trata de densidade, e é questionável por que as guias no modo normal também deveriam ficar maiores, já que o uso de toque pode usar a densidade.

Um motivo para a barra de guias parecer deslocada agora é que as alterações na barra de endereço ainda não estão visíveis. Resta saber como será o design final, uma vez que ele aterrissa em uma futura versão Nightly.

Já falamos sobre as mudanças nas guias no Firefox e na página Nova guia . A Mozilla planeja mudar o design de outros elementos de interface no Firefox. Além do menu principal, que já apresenta o novo design, planos estão em andamento para atualizar o design da barra de endereços e caixas de informações.

Não está claro se o menu de contexto do botão direito também verá uma atualização de design neste momento.

Como habilitar o redesenho do Proton agora

Os usuários interessados ​​em verificá-lo precisam baixar a última versão Nightly do navegador da web e ativar algumas preferências em about: config para desbloquear o estado atual do redesenho.

1. Carregue about: config na barra de endereços do Firefox.
  2. Confirme que você será cuidadoso selecionando “aceitar o risco e continuar”.
  3. Pesquise as preferências a seguir e defina-as como TRUE para ativar o recurso ou como FALSE para desativá-lo.
  • browser.proton.enabled a alternância geral para o novo design
  • browser.proton.appmenu.enabled para habilitar o novo menu principal.
  • browser.newtabpage.activity-stream.newNewtabExperience.enabled para habilitar o design da página Nova guia.
  • browser.proton.tabs.enabled para habilitar o novo design de Tabs.
  1. Depois de fazer todas as alterações, reinicie o Firefox para vê-las em ação.

Agora você : Qual é a sua opinião sobre o novo design. Lembre-se de que ainda não é o ponto final.

Ubuntu

MacOS

6 Curtidas

Achei ele com uma cara meio parecida com o do Edge… mas se permanecer customizável como é atualmente, acho que pode ficar bom

2 Curtidas

Só espero que reconheça o gtk e que se integre ao design

1 Curtida

Que distro usas?

Silverblue

O único mal é ser em GTK…

Sei lá, ficou parecendo um tema “moderno e genérico”, não curti não.

Diria que o Firefox poderia copiar o design do epiphany, no caso de integração com gtk, e integração com o kde plasma

Com Qt eu posso controlar remotamente a disposição de elementos sem quebrar o layout com poucas linhas de CSS 2 gtk é mais complexo

Vou acompanhar, talvez fique até mais parecido com o Gnome 40, então, estou até ansioso.

Acabei de configurar aqui no meu nightly

Gosto disto, atualizações e refresh, mas fico com um certo medo se este novo sistema irá quebrar os .css que editei afim de deixar o Firefox como se fosse um Desktop. Espero que este novo redesign não quebre os códigos que estão em meus scripts… Se quebrar bora descobrir como arrumar :innocent:

1 Curtida