Como remover Kernel obsoletos no grub

Olá pessoal, por gentileza alguém pode me ajudar a remover esses kernel ou partições a mais que estão obsoletas no meu grub.!

1 curtida

Veja se esse é o caso e proceda com cuidado:

2 curtidas

Não é isso não. Este processo é para remover da bios.

No caso dele é para remover do grub.

Acho que o autoremove do comando apt resolve o problema.

sudo apt autoremove
1 curtida

Acredito que não… se ele limpar as entradas obsoletas em boot/EFI e atualizar o grub, acho que as entradas falsas do grub se limpam. O autoremove do apt é pra tirar pacotes órfãos, se não me engano…

1 curtida

Não. Ele limpa entradas da bios somente. E é perigoso. Se apagar a entrada errada, é complicado restaurar.

Isso é entrada do efibootmgr.

O grub é só remover os kernel antigos, no caso do debian e etc…, usa o parâmetro autoremove.

1 curtida
  1. Você ainda tem o Pop_OS instalado?

  2. Você usa o Grub do Fedora?

1 curtida

Pessoal, talvez o que esteja como excedente seja da versão Pop!_OS 20.04 LTS, não uso ela mais, pois atualizei para a versão do Pop!_OS 21.04.
Eu faço uso do Windows 10 Education, Fedora 35 e Pop!_OS 21.04. O meu sistema principal é o Pop!_OS, eu posso excluir por aqui mesmo a participação Pop!_OS 20.04 LTS? Será que irá afetar a outra versão? Talvez isso resolva e diminua a quantidade itens no grub?

As 2 imagens do Grub que você colocou lá na sua mensagem inicial, parecem ser do Grub do Fedora.

É o Grub do Fedora que você está usando?

E todos os Pop_OS que aparecem lá, são 21.04. Nenhum 20.04.

Essa nova imagem que você mandou agora, parece ser do EFI, e não se refere a “partições”.

Não estamos falando a mesma linguagem… Tenho medo de responder uma coisa e você entender outra coisa diferente.

Boa noite! Sim é o grub do Fedora e você está certo, não há nenhuma partição do grub do Pop!_OS 20.04 LTS, mas foi uma hipótese! Eu não consigo entender porque existem vários itens, eu entrei na partição do boot na parte EFI para ver e levantei a hipótese, mas como você disse não tem partições no grub do Fedora exibindo o Pop!_SO 20.04 LTS. Eu já fiz a atualização do grub no Fedora 35, mas contínua todos aqueles itens de partição do Pop!_OS.

1 curtida

Abre o Gnome Discos, localiza a partição boot/EFI, abre com o nautlilus e manda um print do que tem dentro dela

Não é essa a pasta… deixa te mostrar aqui. Abre o Gnome Discos:

Clica ali em /boot/efi, o Nautilus vai abrir com uma pasta só, clica nela e entra:

Ali estão meu Windows, Manjaro e Reborn (a pasta tá duplicada, mas acho que é coisa do Reborn, não interfere no meu grub)

Eu entrei no , mas não consigo abrir a participação do boot EFI do Pop!_OS, estou clicando e não abrir, eu tentei clicar nas outras partições, mas nenhuma das partições do disco abriram também.

Clica onde tá a seta

Ele consta como (não montado):

Estranho… aquela ali de 757 MB tá montada, abra-a

Ainda há um complicante, o fato de que o grub no Pop é “na marra”, por ele usar em princípio o systemdboot…

Não foi possível o acesso, talvez seja o boot/efi do Windows ?

Ih, o jeito é abrir o Nautilus pelo terminal, com sudo nautilus, e ir onde essa partição tá montada (no Gnome discos fala onde é)

Você sabe o comando ? Pode informar por favor se souber? Eu tento abrir o diretório efi, mas ocorre erro.

Esse aí tá rodando com sudo ou não?