Como remover Kernel obsoletos no grub

Conseguir, entra no diretório do Pop!_OS?

Não… tem outra pasta fat32, teria que ver nela… deve ser nela que tem (em tese) as entradas “falsas” que geram esse erro no grub

Quando eu entro pelo nautilus ele exibe o efi, já acessei, mas não encontrei todas aquelas repetições do grub

1 curtida

Aqui há um mistério. Mas a pista principal, penso, deve ter a ver com a forma estranha que o Pop gerencia o boot (tanto que aparentemente há duas partições boot/efi, o que para outros sistemas em geral não é necessário)…

2 curtidas

Isso, para não falar da forma estranha que o Fedora gerencia o boot…

Mas, sinto que estão acontecendo várias confusões, nas várias mensagens aqui nesse tópico.

Primeiro de tudo, precisamos sempre saber qual distro está em uso no momento.

Por exemplo, eu estou usando “outra distro” – por isso, não adianta eu olhar a pasta /boot do sistema que eu estou usando agora!

Preciso olhar a pasta /boot do… (Pop_OS, que não tenho) ou do Fedora:

Note que a pasta /boot/efi está desmontada – porque o Fedora não está rodando neste momento. – A pasta EFI só é montada quando o sistema está em atividade.

Outro modo de “ver” o conteúdo da pasta /boot do Fedora é pelo comando tree, com privilégios de root (ou senão, sudo tree):

# tree /run/media/flavio/Linux4/boot/

/run/media/flavio/Linux4/boot/
├── config-5.14.11-200.fc34.x86_64
├── config-5.14.13-200.fc34.x86_64
├── config-5.14.14-200.fc34.x86_64
├── efi
├── elf-memtest86+-5.31
├── extlinux
│   ├── cat.c32
│   ├── chain.c32
│   ├── cmd.c32
        ...
│   ├── vpdtest.c32
│   ├── whichsys.c32
│   └── zzjson.c32
├── grub2
│   ├── grub.cfg
│   ├── grubenv
│   └── themes
│       └── system
├── initramfs-0-rescue-163e33fb611946fd998c9750b0d09e04.img
├── initramfs-5.14.11-200.fc34.x86_64.img
├── initramfs-5.14.13-200.fc34.x86_64.img
├── initramfs-5.14.14-200.fc34.x86_64.img
├── loader
│   └── entries
│       ├── 163e33fb611946fd998c9750b0d09e04-0-rescue.conf
│       ├── 163e33fb611946fd998c9750b0d09e04-5.14.11-200.fc34.x86_64.conf
│       ├── 163e33fb611946fd998c9750b0d09e04-5.14.13-200.fc34.x86_64.conf
│       └── 163e33fb611946fd998c9750b0d09e04-5.14.14-200.fc34.x86_64.conf
├── memtest86+-5.31
├── System.map-5.14.11-200.fc34.x86_64
├── System.map-5.14.13-200.fc34.x86_64
├── System.map-5.14.14-200.fc34.x86_64
├── vmlinuz-0-rescue-163e33fb611946fd998c9750b0d09e04
├── vmlinuz-5.14.11-200.fc34.x86_64
├── vmlinuz-5.14.13-200.fc34.x86_64
└── vmlinuz-5.14.14-200.fc34.x86_64

(usei “…” para a lista não ficar longa demais)

Veja que há 3 Kernels – cujos números se repetem em initramfs, vmlinuz, config, System.map – e um “rescue”.

Eu sempre atualizo o Fedora pelo dnf, e quando ele instala um novo Kernel, automaticamente remove o mais antigo – de modo que a quantidade de Kernels permanece igual.

Esses 3 números + “rescue” se repetem na subpasta /boot/loaders/entries/ – uma “jabuticaba” que só existe no Fedora (e talvez em seus derivados).

E aqui (abaixo), a pasta /boot do Debian, que se parece mais com a do Pop_OS, postada pelo @jacksonsilva na resposta das 21:27:

Mais uma vez, a pasta /boot/efi está desmontada – porque também não estou rodando o Debian.

– Em todo caso, o problema do Jackson não tem nada a ver com EFI, e sim com o Grub do Fedora.

Por padrão, o Grub do Fedora não gera entradas para o próprio Fedora. – Ele apenas exibe o que encontra em sua subpasta /boot/loader/entries

Por isso, quando o Fedora instala / atualiza / remove seus próprios Kernels, ele não atualiza seu próprio Grub. – E mesmo se você atualizar manualmente o Grub do Fedora, ele não vai incluir entradas para o próprio Fedora, pois apenas exibe aquelas “entries” existentes naquela subpasta. – Mas deveria detectar os 4 Kernels do Pop_OS, e incluir apenas 4 entradas para ele:

Só que está exibindo mil entradas Pop_OS – e é isso que precisamos descobrir a causa, e corrigir.

Mas aqui, entra aquela informação do @Rodrigo_Chile, de que o Grub do Pop_OS é meio esquisito… e dele, eu não sei nada.

Uma solução provisória, seria “esconder” esse monte de entrada em “Opções avançadas”. – Pelo menos, elas sairiam do caminho, deixando um Grub mais enxuto. – Para isso, basta editar uma linha no /etc/default/grub do Fedora, que vem assim:

GRUB_DISABLE_SUBMENU=true

E para mandar tudo para um submenu Advanced Options, basta mudar esta linha, de “true” para “false” – no Fedora:

GRUB_DISABLE_SUBMENU=n

E em seguida, atualizar o Grub do Fedora:

# grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

Lembre, de sempre atualizar o Grub do Fedora – toda vez que o Pop_OS instalar / atualizar / remover algum Kernel.

3 curtidas

Instala o “Grub Customizer”, e depois é só remove-los.

@frc_kde o Sistema em uso que exibi as imagens era do Pop!_OS 21.04, concordo com @Rodrigo_Chile que o grub do Pop!_OS é estranho, utilizei a sua (solução provisória), o procedimento diminuiu a quantidade de itens repetidos, ele está encaixado no submenu, obrigado, de imediato é a solução provisória que funcionou e recomendo para quem estiver com o mesmo problema que o meu! Obrigado @frc_kde e a todos que tentaram me ajudar a resolver esse problema no grub.

2 curtidas

Na versão antiga do Grub-Customizer era fácil fazer a edição e remoção de kernel obsoletos, mas a interface mudou e eu prefiro não arriscar, pois se eu deletar uma participação errada pode quebra o sistema. Obrigado pela dica @Danilo

1 curtida

@swatquest obrigado, mas ele não resolveu, esse comando acredito que seja mais para remoção de pacotes, e não a entrada do kernel no grub, eu já havia feito o procedimento, mas não obtive sucesso! Mesmo assim obrigado pela ajuda!!

1 curtida

@jacksonsilva Não sei qual a versão que usas, aqui ele aparece assim:

OBS.: Minha distro é o Linux Mint.

https://help.ubuntu.com/community/RemoveOldKernels

Veja se adianta

O que eu conseguir instalar está desta forma na imagem eu acho arriscado mexer nele, nesse que você postou quando eu usava Ubuntu era nesse layout e sim era mais fácil remover, mas o que tem para versão do Pop!_OS 21.04, pelo menos que eu conseguir instalar o layout mudou para esse formato abaixo na imagem:

nomeMeuUsuário@pop-os:~$ sudo apt-get autoremove --purge
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências… Pronto
Lendo informação de estado… Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

@swatquest ele está ok em relação aos pacotes, mas eu não testei em tentar remover kernels especificos, pois já fiz uma vez a um bom tempo passado e quebrou o meu sistema, então prefiro não me arriscar com as dicas do tutorial que você passou, só fiz o teste como primeiro comando em negrito acima, mas agradeço pela força e apoio, ficarei ainda com uso da (solução provisória) que foi informado pelo @frc_kde , ela fez reduzir os itens exibidos e serem alocados na parte Opções avançadas para o Pop!_OS 21.04 , a princípio está sendo a melhor solução até o momento!

Eu fiz um teste e instalei o Grub-Custumizer no Fedora 35 e finalmente, foi a solução, conseguir remover os itens repetido, agora acredito que essa foi a solução definitiva a interface dele é semelhando a do Mint e do Ubuntu, deu certo agora!! @Danilo obrigado!!!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.