Como recuperar um Windows num HD vindo de outro notebook?

Estava eu fuçando no meu armário, quando me deparo com um HD de 2009 meu, com Windows 7 (recém lançado na época), retirado de um notebook antigo meu.
Assim que o encontrei imediatamente peguei uma case vazia que tinha, e tentei bootar meu W7.
Porém, dá um erro no “carregador de inicialiização do Windows” que diz que algum “hardware necessário para a inicialização” tá faltando. Tentei iniciar pela BIOS e pelo GRUB depois do sudo update-grub.
Era um notebook da CompaQ. Não lembro ao certo o modelo.
Atualmente, tou tentando iniciar o Windows do CompaQ num note da Airis. Airis Praxis N1111.
Alguma ideia? Não tenho muita experiência com Windows. Estou usando o Solus 4.1.

Como a mensagem diz, é algum hardware, possivelmente inexistente ou totalmente diferente nesse outro notebook.

Como o Win7 ainda permitia acesso em modo seguro (pressionando F8) pode ser uma possibilidade de acessar e deixar o sistema instalar os drivers necessários para o carregamento. Isso se aceitar acesso em modo seguro.

Valeu pela dica, vou testar agora mesmo.
Qualquer coisa relato aqui.

@thespation Aqui o resultado:

Como deve imaginar, não tenho o disco de instalação, e não estou nem um pouco a fim de recorrer ao thepiratebay.

Há essa possibilidade de recuperação pela mídia de instalação, mas caso tenha uma chave de ativação ela vai ser apagada. Acredito que seja uma medida de segurança para uma licença não ser redistribuída entre máquinas.

A minha dúvida é: você realmente gostaria de recuperar esse sistema ou somente pegar os arquivos contidos no HD?

Eu gostaria de recuperá-lo, não preciso de um HD extra para armazenameento (tenho uns 7 pra isso), quero meu W7 funcionando nele.

Nesse caso, existe uma ferramenta que baixa ISO diretamente do site da Microsoft:

Caso queira, pode executar pelo linux também, eu cheguei a escrever o que é necessário para rodar.

Já tentei esses armengues e nunca consegui. Provavelmente precisa de drivers recentes pro seu hardware atual que não estão instalados nesse windows.

Minha proposição é criar uma máquina virtual e usar esse disco como disco da VM. Os drivers das VM geralmente são bem atigos e devem ter suporte fácil no windows 7 (exemplo: qemu + kvm com controladores pxii3) ou então o virtualbox (que nao conheço opçoes).

Se vc conseguisse rodar esse HD em alguma máquina, poderia zerar os drivers, logs e registros com o Sysprep… daí teria o sistema como recém instalado (mantendo todos os arquivos e programas), sem nenhum drivers, logs, registros, nem configurações que interfiram na migração para outra máquina. Uma vez executado o sysprep, pode instalar o HD em qualquer outro computador sem problemas. Já fiz esse procedimento algumas vezes, sempre quando fazia upgrade nos computadores ou precisei trocar de MB.
Talvez, se vc conseguir iniciar o prompt no modo de segurança, consiga executar o sysprep. Mas nunca realizei o procedimento assim.

Acho que o sysprep existe em todas as versões do windows desde o windows XP. Da última vez que usei foi em um pc com windows 7 (faz tempo).
Achei um tutorial da MS sobre o sysprep que talvez venha a te ser útil.

https://support.microsoft.com/pt-br/help/2736980

Para iniciar o prompt de comando no modo adm, já estando no promp, digite o seguinte comando:
runas /user:“nome do usuario administrador” cmd

Ou aperte CTRL+R, digite “cmd” e dê SHIFT+ENTER

Hardware atual? Esse note da Airis tem 12 anos, tá funcionando à base de um Core 2 Duo com 2GB RAM DDR2 :joy:

Como usa esse qemu? Instalei com um $ sudo eopkg install qemu e não apareceu nada relacionado no meu menu. Fui pelo terminal e vi que é uma aplicação em modo texto ali, como usa?

@tnsampa Não tem como fazer isso apagando alguns arquivos no HD? Não tenho em que computador iniciar este HD e nem como virtualizar ele (não sei como).

olhe suas dm pfv (jesus cristo 20 chars chata da ■■■■■)

Eu já tinha olhado, mas como já disse acima não tenho interesse em reinstalar o W7.

Não era pra reinstalar, era pra recuperar…

Não sei te responder.

Olhando aqui me toquei que o W7 ainda não possuia a funcão Windows2Go.
Resumindo, é impossível instalar ou executar o Windows 7 em um drive USB, ainda que um HD externo.