Tenho uma HD assim TB com win7, a MB (lga1155) i5. Pifou. Tem como fazer rodar está instalação no Virtual box?
Pra ter uma interface gráfica bonita pro qemu, instalem o pacote virt-manager. Com o virtualbox deve ser possível também, mas desconheço como fazer essa imagem de disco e usar como hd “virtual”.
O virt-manager é meio chato configurar na primeira vez, se eu fosse falar aqui ficaria um textão e ainda poderia esquecer muita coisa.
Para reviver o computador inteiro, basicamente você cria uma imagem do seu hd inteiro (dd if=/dev/sdX of=imagemdohd.img) (é mais seguro criar a imagem e ficar brincando com ela do que usar o dispositivo de bloco na VM, pq se zoar, fica uma cópia zoada). Daí vcs indicam a imagem como se fosse o HD (modo raw) da sua máquina virtual.
O virt-manager, quando criar a VM (atenção para clicar em “alterar configurações antes de iniciar”) você pode escolher se vai ser UEFI ou BIOS(legacy). Escolham conforme era o computador antes. Boa sorte nas opções, pois há uma infinidade delas. Tantas que atualmente eu uso uma VM windows para jogos, com uma placa de vídeo dedicada para ela (e fica igualzinho se tivesse dualboot no windows, mas precisa ter duas placas de vídeo no computador para fazer isso).
Desculpem se eu não consegui me fazer entender, mas se ficou muito cabuloso, sugiro primeiro criar uma máquina virtual de teste instalando o ubuntu ou qualquer outro sistema fácil, verificar como funciona. Assim que estiver funcionando vocês tem opção de fazer de novo, usando uma imagem de disco em formato RAW e ver como funciona. Daí é possível fazer de novo (ou então clonar a máquina e trocar o arquivo que é o HD para passar pro imagem que você quer rodar). Lembre-se que se for sistema UEFI, vocês vão ter problema para fazer a instalação do bootloader, afinal vão rodar um sistema que foi instalado em outro computador. Se for computador velho, com o legacy, fica mais fácil pois é só indicar o hd para boot que a mágica acontece.
Ah, isso tudo eu fiz com sistemas linux. O Windows pode ser mais chato para conseguir iniciar com tantas alterações de hardware. Vale a pena tentar e ver o que acontece. Provavelmente vou tentar isso nas próximas semanas com o windows vista do computador abandonado do meu pai, para ver o que tinha por la. A placa mãe deve ter queimado ou mal contato na memória, entao acho melhor criar uma imagem do HD pra mim e fazer isso que descrevi aí em cima.
Procedimento semelhante dá pra fazer para migrar um computador virtual para uma partição no disco.
Ou ainda para migrar o windows de um hd para ssd (que seja maior em capacidade). Copia o HD inteiro para o outro que vai funcionar (via dd), embora não seja o mais recomendável… Mas as vezes tá cheio de programas com licenças e não dá vontade de desativar num e reativar numa reinstalação limpa.
Creio que essa possa vir a ser uma solução. A alguns anos eu fiz uma imagem da instalação do Windows 7 stater de um netbook e a instalei numa vm que tenho até hoje.
Esse virt-manager pede uma dependência (libvirt) que não tá no repo do Solus.
Na época, eu usei o Norton Ghost para fazer a imagem do HD com Windows 7 Stater. O Ghost vinha no Hiren’s boot CD