Como instalar o scanner da EPSON no Mint?

Boa noite pessoal. Estou com problemas para instalar o scanner da minha impressora Epson L4150. Uso o Mint 18.3 Cinnamon. Baixei os drivers no site da Epson, arquivos .deb e consegui fazer funcionar a impressão via wi fi , porém abro o “scan image” ou o “digitalizador simples” e eles acusam “digitalizador não encontrado”. Instalei o Xsane e este tb acusa ausência do scanner. Não faço ideia onde está o erro. Como proceder nesse caso??? Precisei ontem digitalizar um documento, entretanto sem sucesso. Já a parte de impressão está ok.

0 Likes

Tentou instalar os drivers adicionais que o mint fornece acessando pelo central de configuração?

0 Likes

Olá Peterson, não entendi muito bem… Qual central de configuração no mint?? Está falando no terminal propriamente dito? Pois os pacotes .deb eu instalei por lá. Se for nas configurações do mint seria então no menu impressoras??? Obg pelo feedback.

0 Likes

No Ubuntu na guia de programas e atualizações tem a aba de drivers adicionais poderia conter o driver. No mint também tem isso noça opção de atualizações do sistema, já tentou baixar o driver por lá? Eu já tive uma EPSON e nunca tive problemas com qualquer programa de scanner disponível. Tente baixar outro digitalizador, talvez funcione direto.

0 Likes

Tenho um note que instalei nele o mint 19.1 e instalei tudo como fiz no mint 18.3 que tenho, os drivers e tal, porém deu o mesmo erro de “não reconhecer o digitalizador”. Instalei o Synaptic pra ver se poderia mexer por ele, ao baixar o Xsane tive que adicionar varios pacotes pelo synaptic pra ver se corrigia o erro. Porém sem sucesso. No caso Peterson, qual digitalizador vc aconselharia??? Pois sou leigo nessas questões de qual software escolher pois a variedade é grande. Entao vc acha que o problema pode estar no programa do digitalizador??? Ja tentei o Image scan e nada tb. Para ajudar, o arquivo que baixei no site da epson para o scanner foi o seguinte:

imagescan-bundle-linuxmint-18-1.3.40.x64.deb.tar.gz

Descompactando ele, dentro tem um arquivo Install.sh e duas pastas:
1- Core
2- Plugins
Nessas duas pastas ha arquivos .deb nelas… fui em cada uma delas e instalei os arquivos .deb via terminal. Foi isso que fiz.

0 Likes

Você tentou instalar os drivers do site do fabricante?

Drivers Epson

0 Likes

Olá luciano. Sim. Instalei desse mesmo site. Porém só funcionou a impressão, mas o scanner não.

0 Likes