Como instalar ms office via playonlinux ou outro frontend do wine

Não sei por que vocês querem usar o MS Office no Linux.
E ainda uma versão de 10 anos atrás!
Com tanta suíte decente hoje em dia, como FreeOffice, WPS, Google Docs, MS Online, OnlyOffice… todos infinitamente melhores que o Office 2010!
Desapega!! :crazy_face:

Difícil desapegar quando mais de 300 gigas de arquivos está em uma cloud da ms.
Outra, a compatibilidade para realizar a edição de texto em conjunto é horrível no libre Office, por mais que salve em formato aberto, planilhas ficam desfigurada quando mando para alguém que usa Excel.

Não é tão simples assim.

Para meus projetos pessoais, uso sempre o LibreOffice. Mesmo que eu tivesse no Windows com a última versão do Office (tudo original!), ainda assim eu preferiria o LibreOffice, pois provilegio o formato aberto e o LibreOffice é basicamente quem “lidera” o formato ODF.

Mas não vivemos sozinhos no mundo. ¿E se você estiver fazendo um trabalho em grupo e te enviam uma apresentação de slides do PowerPoint com as mais novas animações e fontes diferenciadas (as fontes são “diferenciadas”, mas são nativas do MicrosoftOffice)? Tempos atrás fiz um teste com diferentes suítes de escritório sobre como elas lidariam com um arquivo .docx e os resultados mostraram uma série de problemas (já está um pouquinho desatualizado, mas…) de forma que eu teria receio de editar um documento do Microsoft Office – compartilhado com outras pessoas – no LibreOffice ou qualquer suíte de escritório disponível para Linux.

As suítes de escritório disponíveis para Linux estão evoluindo, mas elas ainda têm muito chão para andar e o povão (o chefe, o orientador e os colegas de muita gente) ainda está “preso” no Microsoft Office.

3 curtidas

É isso que nós faz ser “refém” do office da Microsoft

1 curtida

Bem, então você deveria usar o MS Online, não? ou usar Windows com MS365.

O Office 2010 não vai lhe ajudar muito, vai?

Por favor, não achem que quis criticar quem quer usar o MS Office. Só acho que ele não é mais necessário. Não com a quantidade de suítes que temos hoje, umas mais e outras menos compatíveis com a MS. Ainda mais uma versão de 2010, que para ser usada no Linux precisa de toda uma gambiarra (sim, considero gambiarra).
Mas, se o seu trabalho/estudo EXIGE ferramentas da MS, você deveria repensar em usar Linux (pelo menos profissionalmente).

Eu concordo, mas aposto que 90% dos textos ou planilhas que recebe são compatíveis com uma destas suítes citadas.

Pensei assim até tentar abrir uma planinha no formato .xls, testei 9 ferramentas, mas nenhuma nem conseguiu exibir, além das apresentações do PP não apresentarem as animações, transições e fontes estarem fatalmente diferentes, fazendo a formatação ir por água abaixo.

Provavelmente se criamos um documento em uma ferramenta qualquer e sempre editarmos por ela, funcionará conforme o desejado, porém, infelizmente, o padrão Microsoft Office ainda prevalece e muito provavelmente, caso necessite compartilhar com outra pessoa, acabará com alguma inconsistência.

Eu montei o meu TCC no WPS Office, quando fui imprimir saiu com a formatação errada, páginas que deveriam começar com o título passaram para a página anterior, isso porque onde imprimi utilizavam o Office 2007. Existes casos bem sucedidos, como o do nosso amigo @anon96679446 que não precisou utilizar a suíte da Microsoft, mas cada caso é um caso.

Recomendo dar uma olhada nas comparações que o nosso amigo @rasolar fez nesse outro tópico:

Se o documento for originado do Office 2013 e/ou não usar tecnologias novas, o Office 2010 dá conta do recado.


O Wine está aí pra isso. E se a pessoa tiver um computador um pouquinho melhor, ainda pode instalar o Windows numa máquina virtual para rodar o Office.


Como eu mostrei na comparação que fiz (por favor, dê uma olhada no link que te passei), você não analisa o documento como um todo, mas partes do mesmo. O LibreOffice (ou qualquer outra suíte de escritório para Linux) pode ser bom em visualizar a formatação básica de texto e tabelas, mas terá problemas com quebras de página, legendas em imagens, sumário automático, etc.

Às vezes você acha que a suíte de escritório para Linux está abrindo bem o documento, mas quando você edita e salva esse arquivo, o programa detona com uma formatação do documento. Na comparação que fiz, também abordei esse aspecto do que acontece quando você edita o arquivo.

2 curtidas

E esse aqui? Acabei de lembrar agora.

Eu tentei essa, mas minha máquina é muito fraca pra rodar windows em virtualização.
Obrigado a todos, vou dar este tópico como resolvido.

1 curtida

O Microsoft Office 2013 funciona normalmente no PlayOnLinux. E roda extremamente bem. Para instalar, basta rodar o script de instalação pronto que já vem nele e depois trocar a versão do Wine para uma mais atual. Pronto, sem complicações. Nem precisa saber como configurar o Wine.

A questão é que nem todo executável funciona. Você precisa ter uma das versões em .iso, distribuídas lá no início. Há versões atualizadas que vieram depois que não funcionam no instalador e por isso diversas pessoas têm problemas.

O mais recomendado seria instalar o libreoffice ou wps nos pcs onde se vai apresentar
Creio que não deva ter nenhuma passe ao instalar programas

Já testei em distribuições diversas, vários arquivos do Office, em várias versões, tanto 32 quanto 64 bits. A única que funcionou pra mim foi o Office 2010 em 32 bits, usando arquivo de setup, via playonlinux, usando o script dele. Quaisquer outras versões, em iso ou não, não funcionaram, ou não instala, ou na hora de abrir fica simplesmente uma tela branca e congela o sistema. Testei no Ubuntu, no mint cinnamon, no zorin e no pop os. E mesmo essa (2010 32), exige uma certa paciência, nas primeiras três vezes que abre, ele trava, mas depois funciona normalmente.
Assim, eu instalei apenas para testar, não fiz uso pesado, com múltiplas janelas, ou arquivos complexos, não sei como seria a performance dele nesses casos. Eu recomendo o mesmo que o colega acima, ande sempre com a versão portátil do libreoffice no seu pen-drive, são apenas 217 megas, e use ele quando precisar abrir seus documentos fora de casa. Se não quer fazer dual boot (pra usar exclusivamente o office no Windows você precisaria de 40 Gb de espaço dedicados a ele) é algo que você terá que se acostumar.

O problema é que você não tem as .iso corretas. A instalação depende de versões específicas (e necessariamente 32 bits). Isso ocorre porque o script do PlayOnLinux é baseado na simulação de um ambiente do Windows 7 e versões atualizadas das .iso apresentam limitações impostas pela Microsoft para essa versão do Windows. Desde que comecei a usar o Ubuntu, no começo do ano passado, utilizo o Microsoft Office 2013:

Basta rodar o script de instalação, instalar normalmente e aí trocar a versão do Wine para uma mais moderna, para ter o máximo de desempenho.

Cara, depende da virtualização. Qual é a configuração do seu computador?

Se o Microsoft Office 2010 é o suficiente para você, você pode virtualizar o Windows XP 32bit, 1GB de RAM alocado pra ele é mais do que o suficiente.

Mas se você precisar do Microsoft Office 2013, você terá que usar o Windows 7 32bit, você ainda pode tentar ver se uma máquina de 1GB de RAM alocados é o suficiente pra ele, qualquer coisa você vai aumentando de 512MB em 512MB.

Sugeri as versões 32bit dos sistemas operacionais porque elas são mais leves :wink:

De qualquer forma, é possível sim instalar o Office 2013 no Linux, como eu ensinei no meu tutorial, se você estiver tendo problemas, mude a ISO.


Esqueça a versão 64bit, somente a versão 32bit funciona! Não tenho mais o que lhe falar, só lhe peço que você dê uma olhada na resposta logo acima da sua que dei ao KaisEricles.

Saberia informar, por favor, qual é a build da .iso que funcionou pra você?

Você realmente precisa do Microsoft Office? O que nele te prende?

Você até pode instalar no Wine, mas as funções realmente avançadas não funcionam tão bem. Então, eu recomendo se adaptar ao LibreOffice, WPS Office ou outro. No entanto, a maneira de ser livre mesmo é usar o LibreOffice.

Foi esta:

image

1 curtida

Responderei pelo OP.

Porque não vivemos sozinhos no mundo! :slight_smile:
Por favor, leia a resposta que dei ao lfmoreno.

1 curtida

Tenho essa versão aqui, vou refazer os testes. Obrigado.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.