Não é tão simples assim.
Para meus projetos pessoais, uso sempre o LibreOffice. Mesmo que eu tivesse no Windows com a última versão do Office (tudo original!), ainda assim eu preferiria o LibreOffice, pois provilegio o formato aberto e o LibreOffice é basicamente quem “lidera” o formato ODF.
Mas não vivemos sozinhos no mundo. ¿E se você estiver fazendo um trabalho em grupo e te enviam uma apresentação de slides do PowerPoint com as mais novas animações e fontes diferenciadas (as fontes são “diferenciadas”, mas são nativas do MicrosoftOffice)? Tempos atrás fiz um teste com diferentes suítes de escritório sobre como elas lidariam com um arquivo .docx e os resultados mostraram uma série de problemas (já está um pouquinho desatualizado, mas…) de forma que eu teria receio de editar um documento do Microsoft Office – compartilhado com outras pessoas – no LibreOffice ou qualquer suíte de escritório disponível para Linux.
As suítes de escritório disponíveis para Linux estão evoluindo, mas elas ainda têm muito chão para andar e o povão (o chefe, o orientador e os colegas de muita gente) ainda está “preso” no Microsoft Office.