Como Instalar Linux em UEFI

Conseguiu resolver?

Estava tentando instalar dual boot em uefi e achei esse topico, nao me ajudou muito, mas evitei desenterra-lo. Qualquer coisa @dequedaspr, se ainda precisar de ajuda crie um novo tópico explicando um pouco mais sobre o seu caso que tentamos ajudar. Aqui demorou mas deu certo…

eu uso dual boot windows e linux a um tempo ja pq sofro de S.D.A compulsivo kkkkkk entao ja testei varias distros no meu not que a placa mae e da megatreads daquelas que funciona o mouse e tudo. nesse not da samsung todas as distros baseada em debian tipo ubuntu e seus “filhos” funciona de boa ai testei o manjaro que dei problema de nao reconhecer o windows na primeira formataçao mais na segunda resolvi testar limpar os vestigios das outtras distros que testei pq a partiçao uefi do windows e so 100MB e nao e que funcionou ? instalou blz. mais ai ontem resolvir testar o fedora e ja no instalador ja deu erro de Lendo informaçoes de partiçao e ficou nisso durante 3 horas que ate dormir kkk e nao saiu disso. no outro dia irritado ja resolvi apagar todo o hd e instalei so o fedora entao dual boot e bom? e sim mais tem que ter paciencia. Em fim essa e meu pequeno relato nessa vida de dual boot kkkkk. desculpem os erros

Possuo um ACER E5-574, que rodava apenas Win10.
Instalei o Linux Mint 20, UEFI e descrevo abaixo os procedimento e testes realizados.
Espero que auxilie, mesmo em outras distrôs.

Baixe a imagem ISO do Linux Mint 20 Ulyana 64-bit. A versão 32-bit não instala em UEFI.

Para criar o pendrive inicializável, testei ambos os aplicativos RUFUS e Win32 Disk Imager, com sucesso.

No Rufus, Partition Scheme deve ser GPT e Target System é UEFI.

Pressione F2 ao ligar o notebook, para acessar as configurações do BIOS;

Aba MAIN

  • F12 Boot Menu como [Enabled ], para o Boot pelo Pendrive ou outro dispositivo;

  • Touchpad como [Basic], caso não utilize com um mouse USB. No modo [Advanced ] ele funcionará apenas a partir da segunda reinicialização, quando o Mint terá instalado os Drivers;

Aba SECURITY

  • Set Supervisor Password, entre e defina uma senha, ou não conseguirá ajustar o Secure Boot Mode, para inicializar o Linux.

Aba BOOT

  • Boot Mode como [UEFI];

  • Secure Boot como [Enabled].

Salve as alterações da Bios.

Meu notebook possui um SSD no Caddy Case com Windows 10 instalado. Adicionado um HDD na porta SATA, para instalar o Linux.

!!!IMPORTANTE!!! O Disco onde será instalado deve estar inicializado como GPT!!!

Reinicie o notebook, pressione F12 e selecione o Boot pelo pendrive. Apesar de todas as portas USB estarem operacionais, apenas uma identificou o pendrive na inicialização. Teste para encontrar a porta.

Inicialize pela opção Start Linux Mint 20 Cinnamon 64-bit.

Após carregar, clique em Install Linux Mint.

Selecione o idioma e o layout do teclado, e clique Continuar.

Selecione Instalar Software de Terceiros… e clica em Continuar. Com o Secure Boot está ativo, terá de fornecer uma senha nesta mesma tela, para ser utilizada apenas na primeira inicialização do Linux, a fim de confirmar que desejas instalar Drivers de terceiros.

Em Tipo de Instalação, escolher Opção Avançada (particionamento manual).

Deverão ser criadas as partições EFI (Boot) de 512MB, SWAP com tamanho de uma a duas vezes o tamanho da memória RAM (arquivo de troca ou memória virtual), / (Root, onde é instalado o Sistema Operacional) com 20GB pelo menos, e /home (onde ficarão os arquivos pessoais) com o restante do espaço disponível.

Mais abaixo, selecione a partição EFI como sendo o dispositivo a instalar a inicialização. Clica em Instalar Agora. Daí é só seguir a instalação.

Ao final, será solicitado para para remover o pendrive e pressionar ENTER.

Agora vem alguns detalhes importantes!!!

Pressione F2 ao para acessar as configurações do BIOS;

Aba Security

  • Select an UEFI file as trusted for executing: , clica [ENTER ], seleciona o disco onde instalou o Mint, seleciona EFI , seleciona , seleciona shimx64.efi .

Será solicitado a criar um nome para a inicialização, que aparecerá na lista de dispositivos de Boot. Dê um nome sem espaço ou caracteres especiais.

Aba BOOT

  • Boot priority order , verifique se consta o nome dado anteriormente, e o coloque acima do Windows Boot Manager . Caso contrário, reinicie e acesse o Bios para fazê-lo.

Agora, ao reiniciar, por ter o Secure Boot habilitado durante a instalação, uma tela azul do Perform MOK management aparecerá. Escolha Enroll MOK , e pressione Enter, clique Continue, selecione Yes, digite a senha criada ao habilitar a instalação de software de terceiros, pressione a tecla ENTER, selecione Reboot e pressione ENTER novamente.

Ao reiniciar, o GRUB já mostra as opções de Dual Boot, Selecione o Mint e finalize a instalação.

Para quem instalou, desde o início, com o Touchpad em modo Advanced, só na próxima inicialização do Linux é que ele estará operacional.

Abraços!

3 curtidas

Também não estou conseguindo. Tenho um Acer também e, após instalar qualquer distribuição em UEFI, ao reiniciar, aparece que não tem disco bootável.
Vocês conseguiram resolver?

Para que o sistema inicie após uma instalação em UEFI, vá na sua BIOS e configure a ordem de boot deixando o HD (sua distro) como primeiro no lugar de Windows Boot manager.