Como instalar bspwm no Pop!_OS 21.04

Acabei de rodar o script em um Debian SID e funcionou muito bem. Ainda estou estudando algumas particularidades como ajustar meus monitores, mas, está perfeitamente utilizável.

Observei duas coisas:

Na linha 113 do bspwmrc - é executado o feh para recarregar o walpaper, mas não existe um arquivo de configuração e logo abaixo é executado o nitrogen para o mesmo propósito. Simplesmente comentei essa linha.

feh $HOME/.fehbg

Meus atalhos parecem estar um pouco bagunçados, por exemplo W+1 não faz nada visivel e para acessar o primeiro desktop, eu preciso digitar W+2 .

Amanhã com tempo, vou estudar as opções para ajustar o script para o Debian.

Obrigado por compartilhar @thespation .

:vulcan_salute:

1 curtida

Boa, deixei por descuido mesmo, testei mas esqueci de tirar.

Esse aqui é necessário descriminar os monitores no arquivo bspwm e cada monitor, caso assim queira, terá a sua barra (podendo ser uma diferente da outra).

Amanhã abordarei melhor.

1 curtida

Como você conseguiu colocar isso?

Como os títulos viram lnks, eu refenciei esses links, para ficar melhor de entender, vou colocar parte do código abaixo:

Código
# Pop!_OS + bspwm

### Índice

- [`Sobre`](#sobre-3)
- [`Sistema base`](#sistema-base-5)
- [`Tela do sistema após script`](#tela-do-sistema-aps-script-7)
   - [`Mais telas`](#mais-telas-8)
- [`Instalação`](#instalao-10)
- [`Dependências a serem instaladas via script`](#dependncias-a-serem-instaladas-via-script-12)
   - `Fonts utilizadas para exibir polybar corretamente`
- [`Acessando o BSPWM`](#acessando-o-bspwm-15)
- [`Personalização`](#personalizao-17)
   - `Menu de aplicativos`
   - 	`Personalizar Tema e ícones`
   - 	`Papel de parede`
   - 	`Terminal minimalista e com transparência`
   - 	`Menu de desligamento`
- [`Teclas de atalhos`](#teclas-de-atalhos-23)
- [`Créditos`](#crditos-25)

### Sobre

Esse script possui a intenção de instalar o gerenciador de janelas [bspwm](https://github.com/baskerville/bspwm) em conjunto com [polybar](https://github.com/polybar/polybar) e [rofi](https://github.com/davatorium/rofi).

##

### Sistema base

Esse script foi testado e está disponível para ser executado no PoP!_OS 20.10 como base e não foi usado em outro sistema, caso queira executar por conta própria ou modificar na intenção de moldar conforme necessário para seu sistema, fique a vontade, porem não tem como me responsabilizar por isso. Para mais informações sobre o sistema utilizado: [Pop!_OS by System76](https://pop.system76.com/).

##

### Tela do sistema após script

Observação: em Sobre, tive que colocar como referência “#sobre-3” visto que foi o link que a plataforma gerou depois que criei. Uma boa forma de testar é escrever uma mensagem usando o chat smithy para treinar, lá conseguirá ver qual será o caminho correto. Na dúvida, clica no link que na barra de endereço vai aparecer.

Continuei não entendendo nada.

Pessoal, script atualizado para se adequar a nova versão do PopOs 21.04 e com algumas melhorias:

• Polibar com uma aparência mais voltada ao tema dark do sistema, minimalista e com ícone diferenciado para o menu (Rofi).
  • Menu de desligamento podendo ser acionado pelo atalho W + x.
  • Visual do Rofi reformulado, buscando um tema escuro.
  • Removidas as pastas do Rofi e Polybar de dentro da pasta ~/.config, otimizando e deixando todas configurações centralizadas na pasta ~/.config/bspwm.
  • Acréscimo do i3block, afim de usar para bloqueio de tela.
  • Foi removido o dmenu da instalação, pois agora está tudo sendo rodado através do Rofi.

Coloquei novos prints no início desse tópico, para que possam visualizar como ficou a personalização da polybar (tentei deixar o mais próximo do gnome e sem perder indicadores importantes).

Confesso que “essa brincadeira” começou com um desafio do nosso amigo @eddiecsilva e eu não tinha intenção de atualizar para essa versão do PopOs, até porque, como a maioria deve acompanhar aqui no fórum, eu não fico muito tempo usando uma distro e logo pulo para outra, ou seja, hoje uso o Pop somente em máquina virtual, entretanto, recebi contato de pessoas pedindo uma atualização para que esteja disponível nessa versão do sistema, assim achei interessante dar uma atualizada.

Agradeço a paciência de ler até aqui e caso tenha alguma sugestão, fique a vontade.

3 curtidas

Parabéns pela customização e obrigado por compartilhar conosco. Eu instalei ontem o 21.04 para testar e não pretendia ficar nele, agora vou mantê-lo mais um pouco para poder testar seu script.

:vulcan_salute:

1 curtida

Por sua “culpa” (:stuck_out_tongue_winking_eye:) conheci o bspwm e estou gostando mais dele do que do i3. Inclusive estou quase saindo do Regolith e instalando o KDE Neon + bspwm. Fiz o teste com seu outro script e funcionaou direitinho, só precisei alterar pra usar o Konsole e o Dolphin. Você vai também alterar alguma coisa nele? Obrigado! :wink:

1 curtida

Baixei essa nova versão do Pop para adaptar algumas coisas e até estranhei aquela faixa enorme que chamam de barra inferior haha mudaram algumas coisas para deixar mais próximo de um bspwm ou i3wm, mas isso deve acabar trazendo mais pessoas para esse lado, porque bate a dúvida: Porque usar algo se simula outra se posso usar logo essa outra? Questão de gosto mesmo.

Testa sim, aceito sugestões também, tenho algumas ideias, mas vou deixar alguém comentar para não induzir.

1 curtida

Foi o que comentei em outro tópico, não é que o i3wm seja ruim, é que para alguns aspectos o bspwm se mostra mais promissor. Enquanto a gente não o usa, não há como comparar, até ter uma noção do poder dele.

Sim, isso é até bem fácil de resolver (os atalhos direcionados à aplicação) uma vez entendendo onde mudar fica simples. Se não me engano, para pegar o tema no Dolphin é preciso recorrer a outros métodos, pois não é alterado pelo lxappearance, mais isso é “fácil” de resolver.

A princípio, o script voltado para o xubuntu está bem redondo, dá até para usar o bloqueio de tela do próprio xfce e o gestor de economia de energia, coisa que teria que instalar em uma distro com gnome. Caso mude alguma coisa vai ser mais voltado a eliminar as pastas externas da polybar e do rofi incorporando a pasta bspwm, mas isso é apenas para deixar tudo na mesma pasta, apenas aspecto visual.

Como não curto ambiente plasma, acredito que em um futuro próximo você quem vai nos presentear com um script voltado ao Neon :grinning_face_with_smiling_eyes: depois de personalizar com as particularidades.

2 curtidas

@thespation estou testando o bspwm no xfce e me veio uma dúvida. No i3, eu posso mudar o foca entre as janelas abertas com $mod+setas direcionas. Como eu faço isso no bspwm? Fucei no arquivo de configuração e no github e não achei, não sei se por incompetência ou lerdeza :grin:

Alias, outra dúvida. Tem como desabilitar a “auto splitagem”? Em outras palavras, tem como desabilitar a divisão automática das janelas? Não sei se deu para entender.

1 curtida

Aaaaaeeee mais um para o time haha acredito que vai curtir.

Segue a mesma linha Super+seta, e caso quera movimentar a janela pode ser com Super+Shift+seta; para mover prefiro pressionar Super e movimentar com o mouse (botão esquerdo).

Caso queira tirar o autofoco (janela ativa caso o mouse esteja sobre ela), pode modificar o arquivo bspwmrc, na linha bspc config focus_follows_pointer true mudando o true por false.

Boa pergunta, confesso que não cheguei a procurar uma forma de desativar, até porque sempre citam isso como o diferencial positivo.
O bspwm usa sequencia de Fibonacci, dividindo da seguinte forma:

image

Porém, nada nos impede de mostrar onde queremos dividir. Caso abra duas janelas, por exemplo, ficam uma ao lado da outra, entretanto, caso queira dividir na vertical, basta pressionar Super+v, na horizontal Super+h e para cancelar Super+q, com exceção da necessidade de cancelar, funciona semelhante ao i3wm

Uma dúvida, chegou a rodar esse script ou o outro que fiz para o Xubuntu? No outro script, deixei de forma que usa a proteção de tela do xfce, tela de bloqueio e gestor de energia, além de usar o polkit do próprio xfce (esse para o PopOs coloquei para instalar o do mate).

Segue o link para o outro:

2 curtidas

Não, nada disso. Ainda to firme e forte no i3wm :yum: Esse dias até testei o i3-gaps para ver se achava algums recurso interessante nele. Só to usando o bspwm como teste para substituir o gerenciador de janelas do xfce. Fiz uns testes com o i3. Como ele tem a barra, o painel do xfce não consegue gerenciar as áreas de trabalho direito. Tem até uma gambiarra para arrumar isso. Mas eu preferi testar com o bspwm.

Achei muito “mamão com açúcar” o bspwm. A única coisa que achei negativa, é que o arquivo de configuração é meio desorganizado. Pelo modo que vem por padrão. Porque acostumei com o do i3 que tem tudo muito comentado, ai rapidinho eu achava as coisas. No bspwm eu fiz um faxinão nele e deixei só o que estou usando e tudo bem comentado para ficar mais fácil.

Agora a pouco consegui arrumar a troca de foco. Eu tava colocando só esquerda e direita. Acho que era por isso que não tava funcionando. Coloquei as quatro opções e funcionou. Ah… essa dica do foco eu gostei bastante. A única coisa que tava me irritando era isso. A divisão automática eu já até tinha acostumado. Agora, essa do foco tava me irritando.

Só rodei o script do Xubuntu em máquina virtual. Aqui instalei o bspwm + sxhkd no Debian Buster. Fiz o procedimento padrão. Habilitei os dois no início de sessão do Debian e desabilitei o xfwm (no caso do i3 tem que desabilitar o xfwm e o xfdesktop) e salvei a sessão com o xfwm desabilitado. Ai criei as respectivas pastas do bspwm e sxhkd em .conf e copiei os arquivos de configuração da pasta /usr/sha/doc/bspwm/examples. Ai fui modificando ao meu gosto. E li bastante seus arquivos de configuração. Só não não copiei eles integralmente. Estou copiando só o que eu vou usar, como faço no i3.

Vou conferir seus arquivos de configuração de novo com calma. E tomar vergonha e ler a documentação do bspwm direito. Mas, na prática, é bem simples adicionar o bspwm ao xfce. Alias, usando agora, o i3 e o bspwm, ao mesmo tempo, não achei tantas diferenças nos dois não. Só o bspwm é mais automatizado, não no sentido negativo. Ele é mais, digamos, simples nas ações básicas que o i3 e tem alguns recursos diferentes. Em síntese, ele é mais rápido de aprender.

A vantagem é que ele funciona muito bem com outros ambientes. To testando também com o lxde, em máquina virtual, e tem funcionado muito bem. Para o meu uso, eu ficaria com o i3 como um tilling puro e o bspwm para usar com outros ambientes que já tem um painel. No xfce, por exemplo, ele nem implica com o xfdesktop, ou seja, dá para usar o próprio gerenciador de wallpaper do xfce, o plugin áreas de trabalho do próprio xfce etc. O que não é possível com o i3.

Não encontrei nenhum bug ou problema substituindo o bspwm. Só tive que arrumar algumas coisas. No início as janelas estavam sobrepondo o painel e o ponteiro do mouse não estava aparecendo direito, ficava tipo um “X”, achei a resposta dos dois na documentação. Desabilitei os “gaps”, deixe com o valor zero, e tá funcionando muito bem.

1 curtida

Eu estava agora a pouco mexendo nessa parte de mudar o foco, como também aumentar e diminuir o tamanho da janela. Penso que seja isso que estava a procura, assim como eu.

Acabei trocando as letras pelas setas {Left,Down,Up,Right}

A configuração tá em

# focus/swap
#

# focus the node in the given direction
super + {_,shift + }{h,j,k,l}
	bspc node -{f,s} {west,south,north,east}
3 curtidas

Valeu @rafa.k.Eu já tinha descoberto.

Alias, aproveitando sua dica. Uma outra forma rápida de trocar o foco das janelas é usar o atalho “super + c”, que é a opção “focus the next/previous window in the current desktop”. Dessa forma você também troca rapidamente de foco entre as janelas. Essa opção é mais próxima do comportamento que tenho aqui no i3wm.

1 curtida

O de hoje roda com 2 também, gigas, só no arranque😜

1 curtida

Script atualizado para exibir um seletor de tema durante a instalação, última etapa, perguntará qual é o tema desejado. Inicialmente, estão disponíveis as seguintes possibilidades:

image

Deu bastante trabalho para fazer com que ao selecionar um tema, mude:

• Papel de parede
  • Tema para o Rofi
    • menu de apps
    • menu de desligamento
    • seletor de tema
    • visualizador de janelas abertas
  • Esquema de cores
    • Cor de destaque
    • Cor de urgência
  • Polybar

Mas agora pode agradar mais gente. Caso queiram conferir como ficou cada tema, podem ver na primeira mensagem desse tópico ou acessando meu GitHub: thespation/pop_bspwm: Instalar bspwm no PoP!_OS 21.04 (github.com)

Detalhe que comecei a ter essa curiosidade depois de ler um comentário do @Daigo sobre a praticidade do xfce ao modificar as cores dos temas, desde então estudei formas de fazer isso no bspwm, valeu muito pelo aprendizado.

5 curtidas

@thespation daqui a pouco cê tá indo pessoalmente na casa da pessoa instalar o script :rofl:

2 curtidas

Muito legal! Parabéns!! Esse script está espetacular, e melhorando a cada dia.
Como o @Tuxraldo falou, daqui a pouco o usuário vai poder escolher uma opção pra somente colocar o endereço. :joy: :rofl:

2 curtidas

eu já usei o mutter do gnome no kde
pq o kwin ficava dando artefato na tela

1 curtida