Já faz algum tempo que decidi que preciso começar a fazer conteúdo em áudio/vídeo, tanto para divulgar meu trabalho com marketing digital, quanto para compartilhar conhecimento e dessa forma alcançar mais pessoas.
Ao longo dos últimos 2 anos tenho investido parte do meu tempo analisando como grandes canais e influenciadores trabalham, e também, investindo em hardware para executar esse projeto.
Minhas últimas aquisições para me ajudar nessa jornada foram:
- Um microfone.
- Um adaptador de som USB.
Vamos conhecer um pouco sobre o Redragon Seyfert e Orico USB Sound Adapter.
Ah! Isso não é uma publi
Antes que venham me acusar de estar sendo pago, quero deixar claro que não é o caso, mas se alguém da Redragon se interessar… é só me ligar.
Qual era o problema afinal?
Meu setup de trabalho é bastante simples, e tem me servido muito bem até o momento, tendo inclusive me permitido participar da LatinoWare com os membros da equipe Diolinux. Neste ano, pretendo investir em uma GPU nova se a Nvidia permitir (aceito doações), mas hoje estamos aqui para falar de som.
Eu utilizo o microfone Redragon Seyfert - que mesmo sendo um modelo de entrada - entrega um resultado bacana dado o investimento, menos de R$250 já com o frete. O problema que eu estava enfrentando foi que, mesmo fazendo todos os ajustes possíveis, eu não conseguia me livrar de um pequeno chiado nas gravações.
Confiram uma amostra aqui.
Uma das opções seria tratar o áudio na pós-produção, mas, seguindo os conselhos da minha referência em edições Leo Lopes do Radiofobia podcast, eu queria garantir o melhor resultado possível já na captação, para que o “produto geral” fosse consistentemente bom e houvesse menos trabalho na edição.
Redragon Seyfert: características
Eu escolhi o Seyfert porque é um modelo que possui bastante reviews na internet e se encaixava no valor que eu tinha para investir. No site da Redragon, o Seyfert é identificado pelo modelo GM100.
Algumas das características, segundo o fabricante:
- Microfone para uso em Streams, Games ou para Criação de Conteúdo.
- Design Moderno com Acessórios Extras para maior qualidade de uso.
- Microfone Condensador de altíssima qualidade com captação Omnidirecional.
- Conector Padrão de 3,5 mm para compatibilidade com Desktops, Laptops, Tablets e Smartphones.
- Suporte de tripé portátil, rotativo e dobrável.
- Pop-filter incluso para melhor qualidade na captação próxima ao microfone
Eu comprei o microfone pelo Mercado Livre e fiquei bastante contente com a qualidade da construção do produto. O comprimento do cabo também é muito bom (1,8 m) o que me permite colocar o microfone em uma posição confortável diretamente à minha frente.
Alguns pontos que poderiam ser melhores no Seyfert:
- ele tomba com alguma facilidade.
- os pés são revestidos com um plástico seco, se fosse um material emborrachado, melhoraria a fixação e ajudaria na eliminação de pequenas batidas.
Como melhorei o som então?
Como membro fundador do SDA obviamente era meu dever testar diversas distros para garantir a melhor combinação de software possível e após passar por alguns problemas no Debian SID, acabei migrando para o Pop!OS 20.10.
Eu ativei o cancelamento de ruído e eco, criei um device com flags específicas no PulseAudio, passei a utilizar um kernel de baixa latência, etc., etc. Todos os procedimentos sempre deixavam alguma sequela, seja um volume muito baixo, o som “achatado” e sem nuances ou a voz robótica.
Meu chute é de que esse ruído é alguma interferência elétrica, mas sendo a instalação elétrica da minha casa nova (menos de 3 anos) e aterrada, fiquei sem ter muitas outras opções para eliminar.
Critérios de escolha para o adaptador
Eu já havia aceitado haver uma limitação da qualidade que eu conseguiria com este conjunto, e entendi que somente adicionando uma nova variável eu poderia conseguir uma captação melhor. E foi neste ponto que comecei a procurar por novas placas de som.
Estudei vários modelos de placas de som entre externas e internas, mas o fator preço acabou eliminando todas as placas de som internas. Porque nenhuma das opções com qualidade suficiente, custava menos que R$ 500. Dentre as placas externas, precisei fazer alguns filtros, porque na internet existem opções por R$ 10 - o que deixou clara a necessidade de pesquisar para não jogar dinheiro fora.
Os critérios que estabeleci foram basicamente estes:
- o fabricante do equipamento precisava ser conhecido, para que eu pudesse acionar o suporte se fosse necessário.
- tinha que ser um equipamento amplamente aceito no mercado, contando com reviews e indicações.
- boa construção.
- preferencialmente USB 3.0.
- não podia me custar um rim.
O Vencedor: Orico USB Sound Adapter
Eu não conhecia esse fabricante antes de iniciar minha pesquisa, mas alguns fatores pesaram bastante a seu favor, como possuir um site bem completo, informações claras sobre os produtos, um leque de soluções diversificado e ter uma representação no Brasil.
Segundo o próprio site da Orico: “Esta placa de som externa tem volume ajustável, saída de 3 portas, botão de microfone externo e livre de drivers, adota a solução de alta qualidade, desfrute de música e filmes com mais perfeição.”
Alguns pontos positivos:
- a construção parecia ser um plástico de qualidade.
- possui 3 conectores: headset, microfone e fone de ouvido.
- possui botão para mutar o microfone e a saída de áudio.
- botão para ajustar o volume da saída.
Tenho apenas duas críticas ao Orico Sound Adapter: o ajuste de volume poderia possuir um marcador visível no botão, para facilitar o ajuste visual. E o cabo poderia ser um pouco maior, para que dessa forma fosse possível ajustá-lo melhor sobre a mesa.
Como ficou o resultado?
Eu realmente fiquei bastante contente quando conectei o adaptador na porta USB e o sistema operacional automaticamente detectou todas as novas saídas e entradas. Ao plugar o microfone e meu headset tudo funcionou automaticamente, sem a necessidade de ajustes manuais.
Depois de fuçar um pouco estudando as novas conexões, finalmente fui para o OBS Studio fazer o primeiro teste de captura e este é o resultado sem filtros.
** Amostra de captura usando o adaptador sem pós-processamento
https://youtu.be/yDH0ikTgrnM.**
Meus aprendizados nessa jornada
Produzir conteúdo está mais ao alcance do que nunca, porque com tantas soluções disponíveis, é possível conseguir um nível de qualidade muito bom. Mas, justamente por isso, é preciso ficar atento no que você está entregando, porque a concorrência e o nível de exigência do público nunca foram tão elevados.
Estou bastante satisfeito com os resultados do microfone Redragon Seyfert e me sinto muito mais confiante no resultado que consigo entregar agora.
Penso que se você pretende criar de forma profissional, não basta oferecer um bom conteúdo, o áudio e a edição precisam ser compatíveis com o padrão de qualidade que o mercado exige.
Como é seu setup? Você utiliza algum microfone dedicado ou apenas um headset?
Deixe seus comentários e vamos seguir com essa discussão no nosso fórum.
Foto de Davis Sanchez no Pexels
Demais imagens foram retiradas dos sites dos fabricantes.
Redragon Seyfert - compre pelo link de afiliado e ajude o projeto