Ative o cancelamento de eco e ruído do microfone no Linux

No meu debian deu certo

1 curtida

No meu Ubuntu não deu muito certo não. Nas configs ele não reconhece o mic naquela barra vermelha


E eu uso aquelas placas de som USB pra plugar um microfone Shure que tenho. Discord, Skype etc. não o reconhecem. Isso é normal? O Audacity não tem problemas com isso…

dica show, já ate ativei no meu.

1 curtida

Fiz aqui no Manjaro 20 + KDE e funcionou, seria interessante fazer um post sobre como tirar aquele som “pop” que acontece ao utilizar a saída de som em algumas distros.

1 curtida

Essa foi uma excelente dica para a comunidade linux, sofria a tempos com esse problema do som.
Fiz o procedimento agora é só alegria. Parabéns pelo artigo.

1 curtida

Eu vi essa dica no blog da Anna: https://til.flourishing.stream/
Infelizmente não funcionou pra mim ainda.

Infelizmente nunca usei placas de som USB, nem tenho uma dessas aqui pra poder testar. Já tentou conectar o teu microfone diretamente na placa mãe?

Já, mas é um laptop com uma só entrada (daquelas que serve para headset) - e não funcionou, nem na placa nem no áudio onboard
A placa é dessas aqui:
image
E não aparece nada na barra de sensibilidade do mic

  • A propósito, no Windows também não funcionou

Fiz aqui no Manjaro, e o som do mic fuleira de 10 reais que tenho melhorou imensamente.
Muito obrigado pela dica.

1 curtida

https://wiki.archlinux.org/index.php/PulseAudio/Troubleshooting#Pops_when_starting_and_stopping_playback

Está falando disso?

Dica sensacional! Funcionou perfeitamente com um único porém. Parece que meu sistema (PopOS) não lê corretamente o que está nas configurações do pulseaudio para o meu usuário. Tenho sempre que dar um pulseaudio -k quando quero utilizar a redução de ruídos. Alguma dica?

Exato, se bem que na última instalação do Manjaro (20) esta economia de energia da placa de som já veio desativada por padrão.

No mint xfce 19.3 standard não funcionou, tanto em um pc daqui quanto em um notebook acer com entradas dupla de som.

dá: Failed to load module “module-echo-cancel”
tentei iniciar apenas o módulo via pactl load-module module-echo-cancel, mas falha.

Opa, valeu pela dica.

Mas seria recomendado criar uma configuração por usuário, ao invés de alterar a configuração no /etc/pulse. Ou seja, em vez de configurar no /etc/pulse/default.pa é só configurar no ~/.config/pulse/default.pa

2 curtidas

Dica de ouro, aqui no Mint 19.3 pegou perfeitamente, havia tentado por outro tutorial de outro blog e nada. A dica foi tão boa que vou tentar me inscrever como apoiador do canal.

1 curtida

Que bom cara! Graças a esse procedimento eu pude começar a utilizar o meu microfone de procedência mequetrefe no Linux. haha

Como eu disse no artigo, talvez essa seja a razão por que essa funcionalidade não vem ativa por padrão e nem é acessível via interface gráfica em distro nenhuma. Aparentemente é um recurso que não é 100% compatível com todos os hardwares.

Gente estou tendo problema para enviar áudio usando o microfone interno do meu notebook tanto no Whatsapp como no Google Meet, no windows funciona perfeitamente mais no Pop_Os e no Mint Cinamon estou com este problema.
No Google Meet sai som tão auto que parece voz de robô não da para entender nada.
No Whatsapp começa bem auto e vai diminuído ate não ter mais som

Ajudou muito, mas o meu fica resetando o volume do microfone toda vez que reinicio a máquina, aí tenho que ir manualmente e abaixar. Mas os ruídos tá cancelando bem.

Como desfazer?

Editar novamente o pulse/default.pa e remover o que foi adicionado. E resetar o pulseaudio: pulseaudio -k.