Noise Torch: Dê adeus ao chiado no microfone

Atualizado 12/02/2021: adicionada amostra do Cadmus

NoiseTorch é um aplicativo de código aberto fácil de usar e compatível com todas as distros Linux que usam PulseAudio. Ele cria um microfone virtual que suprime o ruído, e então, basta selecionar esse microfone virtual em qualquer aplicação.

Use qualquer aplicativo de conferência ou VOIP de sua preferência e simplesmente selecione o Microfone Virtual NoiseTorch como entrada padrão, para sumir com o som de seu teclado mecânico, ventiladores de computador, motos e similares.

A utilização não poderia ser mais simples:

  • abra o app e selecione o microfone que deseja diminuir o ruído
  • clique em “Load NoiseTorch”, o NoiseTorch criará um microfone virtual chamado “Microfone NoiseTorch”
  • selecione o novo microfone em qualquer aplicativo.

Também é possível fazer uma filtragem de saída e funciona da mesma maneira, simplesmente envie os aplicativos que deseja filtrar para “Fones de ouvido NoiseTorch”. Quando não for mais necessário, basta clicar em “Unload NoiseTorch” para desativar os dispositivos virtuais, até que você precise novamente.

Assim que o NoiseTorch for carregado, fique à vontade para fechar a janela, o microfone virtual continuará funcionando até que você o descarregue explicitamente. O processo da interface gráfica do NoiseTorch não é mais necessário após carregado.

Amostra de som sem o Noise Torch


Amostra de som com o Noise Torch ativo


Amostra de som com o CADMUS


Links

Microfone usado nos testes Redragon Seyfert

12 curtidas

Valeu pela dica, eu sofro com algumas distribuições quando eu tento entrar em Call em alguma plataforma. Era bastante irritante quando o chiado se tornava mais alto do que minha voz, ou quando o microfone aumentava o volume por conta própria

3 curtidas

Opa! Fico contente em saber que o texto foi útil para alguém.
Eu mesmo venho testando várias soluções para poder conseguir uma qualidade de áudio decente nos vídeos e conferências, agora, parece que finalmente cheguei em um resultado próximo do ideal.

Aliás, quem me deu a dica desse programa foi o @Dio, acabei enrolando para testar, mas quando testei fiquei surpreso com o resultado.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Eu uso o Cadmus. Será que vc poderia fazer um comparativo entre ele e esse que vc mostrou, @eddiecsilva ?

1 curtida

Me envia o link que eu vou dar uma olhada.

:vulcan_salute:

1 curtida

Tá na mão:

2 curtidas

Realmente muito legal e útil, sobretudo, agora com isolamento social e atividades remotas.

3 curtidas

Já estou testando aqui. Amanhã eu posto o resultado.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Realmente é um programa bem útil pra quem tem um mic “comum” vamos assim dizer. Fiz uns testes bem loucos aqui com o meu mic novo (quem viu o meu insta ta ligado hehehe) e quase não senti diferença. Testei tbm com os recursos do OBS e me pareceu idênticos saca, então creio que esse app sirva para quem não é “criador de conteúdo ou streamer”, como vídeo chamadas e afins. Só acho q ele deveria ter um jeito melhor de instalar (pensando em quem não da nossa “”“bolha”" vamos assim dizer rsrsrs).

3 curtidas

E aí @CanalOCaraDoTI tudo beleza?
Concordo contigo que se você tem um microfone mais profissional a necessidade desse tipo de app diminui muito. Quem sabe se o software se popularizar os Dev’s não se animam a criar pacotes e instaladores mais amigáveis?

:vulcan_salute:

3 curtidas

Suavis por aqui man. Cara espero q se popularize e tragam mesmo, pois esses apps ajudam e muito a galera.

2 curtidas

Aqui no Opensuse Tumbleweed já tem nos repositórios oficiais.

1 curtida

Não manjo muito no linux ainda, como faço para instalar?

1 curtida

Ele só tira o ruído externo ou também dá uma amenizada no ruído que o próprio microfone produz? Tipo, o meu microfone tem um ruído de fundo que incomoda

1 curtida

Olá @lunita, tudo beleza?

Não sei afirmar se o app trataria o ruído do microfone também, no site deles não tem nenhuma informação neste sentido. Somente testando para ter certeza.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá @carlosfarias tudo beleza?

No site deles tem o passo a passo para instalar, mas basicamente o que precisa ser feito é copiar os arquivos nos lugares corretos.

:vulcan_salute:

Arch User Repository aka AUR goes brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2 curtidas

Vou testar. Valeu, Ed!

1 curtida

Salve @Rodrigo_Chile , tudo beleza contigo?

Acabei demorando para atualizar o conteúdo com a amostra do Cadmus, sorry man. :slight_smile:
Na minha comparação o Cadmus trouxe um resultado muito parecido com o que o próprio OBS Studio faz e não conseguiu ser tão eficiente quanto o Noise Torch.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Boa, vou ver então esse Noise Torch!! :slight_smile:
EDIT: lá-lá-lá… tem no AUR

1 curtida