Olá senhores!
Encontrei este tópico aqui no fórum, porém, não seria viável para o cenário que imagino a utilização de scripts.
É o seguinte: preciso que ao iniciar a sessão de determinado usuário um certo comando seja executado e outro comando antes dele encerrar sua sessão quando optar por encerrá-la.
Para testar (utilizando o ZSH como SHELL), consegui colocar o comando no arquivo ~/.zshrc. Dessa forma, ao iniciar a sessão, o comando é executado. Acredito que o mesmo funcione para o BASH como SHELL no arquivo ~/.bashrc. Embora não sei se isto é recomendado.
Agora, o comando antes da sessão ser finalizada, não faço ideia de como poderia ser.
No momento não tenho exatamente o tipo de comando, mas creio que se conseguir executar determinado comando, conseguirei com qualquer outro. Para um caso de estudo, digamos que eu quisesse manualmente criar um log registrando sempre a hora que o usuário inicia sua sessão e a hora que ele finaliza.
Então, neste caso ao iniciar a sessão, o comando seria, por exemplo, um:
echo "sessão iniciada em: DATA_E_HORA" >> ~/.logsession
E quando ele fosse encerra a sessão, o comando seria praticamente o mesmo:
echo "sessão encerrada em: DATA_E_HORA" >> ~/.logsession
Se possível, gostaria de saber como fazer isso em várias opções de SHELL disponíveis.
Não que este cenário aí seja de grande utilidade. Mas espero ter deixado claro a importância “do como fazer” e o porque da minha dúvida.
Desde já, agradeço a todos!