Comando executado automaticamente ao iniciar e antes de encerra sessão do usuário (sem script)

E também achei interessante a lógica dos scripts dos senhores @aguamolee @Natanael.755. Verei melhor a ideia de vocês, caso não consiga sem o uso de scripts. Mas com certeza, suas sugestões serão bem úteis para quem quiser fazer algo do tipo utilizando scripts. Agradeço mais uma vez!

Pelo menos ele tentou o touch. Acho que tem que ser
session optional pam_exec.so seteuid type=open_session touch ~/meuArquivo

Não sei se o $USER está disponível nessa linha de comando.
E não sei se aspas são válidas.

Vou fazer um teste aqui.
Peraí.

Já havia tentado assim também. Mas fiz novamente o teste, e continua na mesma.

Apanhei aqui, também.
Ele tem um problema com as saídas padrão.

No final, o melhor é chamar algum programa ou script.

Tem uma demonstração gráfica aqui.

Espero que não seja muito incômodo, pro fórum.

PASSO1

Entrei numa VM, dei ls, vi que tava tudo limpo e fui lá editar o common-sessions

PASSO2

Inseri essas duas linhas. Cada uma chama um script que vou mostrar depois.

PASSO3

Saí da sessão e entrei de novo.

PASSO4

Tem dois arquivos que não estavam lá. Dei cat logo nos dois. Foram gravados pelos scripts que estão em /root, como você pode ver abaixo.

Espero que tenha ajudado.

3 curtidas

Show de bola… Deu certo aqui também!

Mas ainda tenho outra dúvida…

Neste exemplo, o script não executado pelo usuário em questão, correto? Isso significa que mesmo que o usuário não tenha permissão de execução, ainda assim os comandos serão executados sem nenhum problema. Correto?

Correto.
O usuário não tem qualquer controle sobre a execução. E independente do usuário, os scripts irão rodar.

1 curtida

Beleza!

Estou marcando como solução porque é bem isso que eu queria, comandos sendo executados automaticamente no iniciar e encerrar da sessão do usuário, de modo que ele próprio não está executando scripts.
Ainda assim, reafirmo que a colaboração de todos foi muito importante e agradeço a cada um!

Espero que este tópico possa ajudar mais gente no futuro também…

Valeu pessoal! :wink: :v:

1 curtida

Show! Vou anotar essa aqui tbm!

1 curtida

Eu posso matar esse processo?

1 curtida

É uma lib. Não tem como matar se não matar o pam inteiro.

1 curtida

Interessante, não tinha me atentado, só agora peguei o note

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.