Budgie 11 não usará GTK

E agora estão testando um app de configurações também em Flutter

Pelo visto o GTK vai perder bastante força nas distros que usam o Gnome customizado na sua versão principal.

Essa decisões dos devs do Gnome indiretamente vai gerar mais fragmentação no Linux, mas é melhor ter opções que atendam as necessidades da comunidade do que ficar limitado.

5 curtidas

Ou não, mais sistemas usando Qt vai desfragmentar, na minha opinião é muito melhor! rsrs

2 curtidas

Eu gosto muito do GNOME, mas está claro que ele não está disposto a ajudar outros projetos. O GTK tem esse nome por um motivo, eles vão o alterar pensando no GNOME, e apenas. Sendo o Solus a minha distribuição favorita, eu acredito que não é uma má pedida deixar de depender de outra comunidade que realmente não liga para os projetos derivados. O EFL é bastante estável, e bem mais simples de manter do que o GNOME ToolKit. Além de tudo possivelmente vai ficar mais fácil instalar o Enlightenment no Solus :slight_smile:

Aliás, isto e apenas sobre a versão com Budgie embarcado, já que possivelmente a variação com GNOME não deixará de existir (e nem a versão com Plasma, que é a minha segunda flavour favorita do Solus).

2 curtidas

Olha que bacana, eu não sabia que estavam fazendo o settings com flutter também, o Ubuntu tá ficando interessante de novo haha

6 curtidas

O Solus GNOME vai ficar como “versão sem curadoria” e sem destaque no getsol.us, segundo o Joshua Strobl em seu comunicado sobre o Budgie 11 ser em EFL.

2 curtidas

Quanto tempo até inventarem de desenvolver um desktop novo em Flutter? :eyes:

1 curtida

eu já achei o Budgie tão básico. é o próprio gnome com uma área de trabalho um pouco diferente. fora que o Solus tem a facilidade de flatpak já de fábrica.

1 curtida

ahuahuauhaua nunca li tamanha verdade

3 curtidas

Ou então, igual o meu caso, usei durante 2 anos tive alguns problemas e me deixou travado em customização (mesmo motivo que todos reclamam), e migrei para uma interface que me deixa LIVRE de verdade para escolher tudo do jeito que eu quero.

3 curtidas

já tem o pangolin desktop do dahliaos

Segundo desenvolvedores GTK, usar EFL é como querer voltar para 1997! rs
https://twitter.com/ebassi/status/1437948823653990406

2 curtidas

Tem esse artigo que postei acima, o próprio desenvolvedor do EFL fala o quão terrível é a biblioteca:

O produto se chama Enlightenment Foundation Libraries e é o pior software de m3rda que você pode imaginar. Em muitos anos de minha carreira de programação, nunca vi algo tão ruim, incluindo todos os CodeSOD TDWTF (sim, eu vi todos eles). EFL é um conjunto de bibliotecas que pretendem ser um substituto válido para Qt ou GTK. Em essência, é um monte de hacks que você pode (tentar) usar para criar janelas / widgets / etc. A primeira coisa que um programador nota ao usar EFL é que quase nada funciona. Após uma inspeção mais detalhada, torna-se aparente que as coisas podem ser forçadas a funcionar de alguma forma com um monte de hacks. Vamos ver um exemplo - criar uma janela com um plano de fundo.

1 curtida

Eu usei a vida toda o Gnome e digo que a experiência e coesão do sistema é algo louvável. Mas agora usando KDE eu vejo outra experiência.

Parece que estou mais no desktop, tenho mais controle. Não sei se é impressão.

Eu não vejo motivo para uma coisa como ícones na bandeja ser descartado por eles. Quer um exemplo de como isso ajuda? Se eu jogo algum arquivo no dropbox e olho o ícone na bandejaeu sei se começou a sincronizar ou não.

Agora imagina isso ficar rodando por trás? Vai ter que surgir um aviso a toda hora falando que está sincronizando ou que foi sincronizado? Se for um aviso para cada coisa, vai chegar uma hora que em vou mais prestar atenção nos avisos.

Acho que se o KDE der uma consistência maior ao sistema ( estou percebendo que eles estão nessa “pegada”) ele vai deslanchar.

Cada distro poderia facilmente ter a sua identidade, implementar suas funções, de forma totalmente nativa.

Bom, essa é minha visão de leigo.

6 curtidas

Um desabafo de um dev do Gnome no Reddit:

Na verdade, isso também é desinformação. Não tenho certeza de quais são suas fontes, mas posso garantir (ou quase) o seguinte:

  • Sim, no momento, os PRs (solicitações de pull / alterações de código) atuais no libadwaita estão sendo projetados para permitir que apenas os temas oficiais sejam carregados (não permitindo que as alterações sejam carregadas). Isso não significa que isso afetará você agora ou nos próximos meses. Essa mudança deve vir apenas no GNOME 42 (que ainda vai demorar muito para chegar).
  • Além dessa mudança mencionada acima, estamos planejando e tentando trabalhar em uma API de temas oficial, que ainda está em fase de discussão e estamos chamando parceiros e outros colaboradores para dar assistência neste assunto. É claro que pretendemos tornar isso possível o mais rápido possível, se possível junto com o GNOME 42.

Você pode perguntar, mas por que estamos fazendo isso?

Até agora, algumas vezes quando as distribuições customizavam nossos aplicativos, eles podiam quebrar ou não parecer consistentes, e até agora isso era suportado por hacks dentro da folha de estilo do GTK4 ou de outras maneiras, o que definitivamente levaria a problemas.

Isso também faz com que nós, Desenvolvedores / Contribuintes, não possamos auxiliar o Usuário, já que a mudança vem de fora, foge do nosso conhecimento. Isso significa que não podemos oficialmente (e não temos tempo) oferecer suporte a cada usuário com seus próprios bugs que podem não estar relacionados ao aplicativo de forma alguma.

Com a API Theming , extensões, usuários e distribuições poderão personalizar a aparência de seus aplicativos em um certo grau com muito mais estabilidade e confiabilidade. E o melhor, podemos dar suporte oficialmente aos bugs que acontecem com os temas.

Inicialmente, a API Theming está sendo proposta para permitir alterações na Paleta de Cores, mas um dos motivos é que no momento não temos o número de pessoas para nos apoiar no design da Especificação / API e dar sugestões e contribuições adequadas. Honestamente, se tivéssemos a mão de obra, definitivamente faríamos uma API de Theming mais ampla (Observação: este é meu ponto de vista pessoal, e não necessariamente refletido no que outros desenvolvedores pensam).

A desinformação aqui é que ela está sendo espalhada, dizendo que não nos importamos com o usuário ou distribuições ou porque queremos bloquear as pessoas para criar um tema. O que está errado (e vai contra o nosso manifesto, lembre-se que somos FOSS. Queremos definitivamente apoiar a Liberdade e os Usuários para poderem estar no Controle) . E este é, infelizmente, um grande mal-entendido que está dando muita dor de cabeça para nós, já que alguns de nossos parceiros decidiram espalhar desinformação (sem mencionar quem) e fazer a comunidade externa / mais ampla também não entender o que está acontecendo. Isso leva a tópicos como esses e pessoas assediando nossos colaboradores e espalhando ainda mais informações incorretas … Infelizmente, é um ciclo de eventos infeliz. (Veja, os influenciadores também têm sua própria agenda, não é?)

Espero que isso explique sinceramente e permita que você entenda um pouco mais (pelo menos do nosso lado) o que está acontecendo.

https://www.reddit.com/r/gnome/comments/pokint/i_themed_httpsstopthemingmyapp_with_base_16_colors/hd1zref/?context=3

7 curtidas

Joshua Strobl e seus colegas teriam enlouquecido?
Ou podemos estar diante de um artigo pesadamente carregado nas tintas?
O Enlightenment não é nenhum desastre.

Quanto ao pessoal do GNOME se sentir prejudicado por uma suposta guerra de narrativas… bem, estão na Internet, para qualquer um conferir, as tantas discussões por tópico de fórum entre desenvolvedores do GNOME e desenvolvedores de fora do projeto, nas quais a postura que está sendo criticada, de irritabilidade e fechamento a ideias, pode ser bem percebida.

2 curtidas

Isso é uma ótima noticia. Uma API oficial pra temas é uma coisa que todo mundo estava esperando. Eu imagino que se for possível criar os temas com base no tema Adwaita, apenas alterando poucas coisas seria possível manter a estabilidade.

1 curtida

Mentalidade :apple:

1 curtida

Algumas pessoas só querem ver o circo pegar fogo

:joy: eu amei

5 curtidas

Vejam:

Ele não é desenvolvedor do EFL ele usa EFL a contragosto