Budgie 11 não usará GTK

Não vi a sua mensagem, mas foi essa review que fez eu me afastar completamente do Solus.

se ele não gosta pq usa?

Tem que avisar a galera vir recolher as pedras que eles saíram jogando.

Ja era esperado uma API para esse fim, isso facilita ambos os lados, tanto os desenvolvedores do Gnome quanto os desenvolvedores de terceiros.

Galera tem que acompanhar noticias diretamente da fonte e sair de fofocas do twitter.

5 curtidas

Como está no primeiro parágrafo, a empresa que ele trabalha usa

ah sim, ele usa apenas no trabalho.

O texto do Joshua Strobl é sistemático, detalhado e bem amarrado. Muito mais que “fofoca do Twitter”. Quem, aliás, deu importância demais um tweet esquentadinho de um engenheiro da System76? Vários dos desenvolvedores do GNOME, que inclusive apelaram a comentários tipo “não me sinto mais à vontade para conversar com a System76”.

Aliás, tweet esquentadinho por tweet esquentadinho, aquele do “Não contribui nem participa do projeto, e ainda quer ser levado em consideração???” é tão ruim quanto.

3 curtidas

Houve um problema com minha extensão de tradução que dificultou minha interpretação da análise, e só fui perceber o problema após ter comentado, por isso deletei meu comentário, mas consegui ler a análise agora.

Vale lembrar que esta análise é sobre Solus 4.1 atualizada em Fevereiro de 2020, escrita um mês após o Solus 4.1 ser lançado, e hoje estamos no Solus 4.3.

Logo de início, ele diz que o Solus 4.1 não é tão diferente do 4.0, e provavelmente não seja visualmente falando, ainda mais se ele estava usando o 4.1 em Dezembro (Solus é Rolling Release).

O que é majoritariamente dito nesta análise, está mais relacionado a Eye-Candy, não ter gostado do tema escuro padrão, ter aplicado o tema claro e perceber um “grave” problema de clareza de fonte, além dos ícones do painel inferior se deslocarem para baixo com o tema claro:

Ao menos eu não percebo problema algum nesta imagem em relação as fontes, mas talvez seja um problema para quem possua algum problema ou deficiência na visão, porém, os ícones se deslocarem para baixo com o tema claro realmente causa um desconforto visual.
Eu usei Solus Budgie por um curto período, mas por preferir tema escuro, eu não havia experimentado o tema claro, nem estive ciente desse bug até então.

Depois de 50% da análise ser focada na fonte, ele comenta sobre o ícone referente a “Fim de Sessão”, que causa confusão com o outro ícone abre a barra lateral de notificações, o qual se parece com uma porta de entrada e saída:

image

Uma coisa que ele menciona e que eu concordo, é em relação ao Instalador do Solus.
O Instalador do Solus é próprio deles, e eu também tive o problema com detecção de disco, mas após algumas tentativas meus discos foram detectados, mas não deixa de ser frustrante.
Minhas instalações do Solus sempre foram a “instalação rápida”, ou seja, nunca parei para particionar, e se eu não estiver errado, o Instalador do Solus não é capaz de particionar discos manualmente, é necessário recorrer à um particionador de discos primeiro, e depois utilizar o Instalador do Solus para selecionar as partições criadas.

Embora a análise dele esteja majoritariamente focada em temas e fontes, ele comenta sobre uma dificuldade na Impressão do Samba e sobre a dificuldade com o Instalador do Solus, mas se tratando duma análise de Fevereiro de 2020, muitas coisas já foram melhoradas e corrigidas, porém, não posso afirmar nada em relação à temas e fontes, e talvez a busca por uma alternativa ao GTK esteja relacionado à isto.

1 curtida

@ewertonurias, avaliações recentes do público do DistroWatch, já sobre o Solus 4.3, pontuam problemas de instalação e boot. O Solus é sensacional, mas seus desenvolvedores precisam se debruçar sobre o instalador.

1 curtida

Cada mudança no mundo Linux gera uma bifurcação e fragmentação de projetos, todavia, é inegável que desde o Gnome 3/ GNOME Shell, o Gnome adota umas posturas nada ortodoxas.

2 curtidas

Na verdade já estão desenvolvendo um novo instalador, além dum novo gerenciador de pacotes, nova loja de programas e, se não me engano, um centro de controle, mas agora com essa mudança de toolkit, talvez a prioridade seja reescrever o Budgie primeiro. Só o tempo dirá.

Em relação ao boot, eu não sei qual o motivo dos problemas durante o boot, mas aproveitando o assunto, o gerenciador de boot do Solus era o mesmo do Clear Linux OS (clr-boot-manager), e acredito que ainda seja ele.
Parece que estavam discutindo sobre trocá-lo pelo mesmo gerenciador de boot do Pop!_OS.

Minhas mensagens são ambíguas porque não estou usando Solus, então ando um pouco desatualizado sobre o projeto e novidades.

1 curtida

faz duas semanas que instalei o solus(já sai pq não havia sessão wayland nele)
e o gerenciador de boot era o systemd boot
e eu não tive nenhum problema foi ate em dual boot com o chromeos(via brunch)

1 curtida

Como o foco é exclusivamente para desktops, eles suportam somente o Xorg.
Imagino que eles possam mudar de ideia no dia que o Xorg for descontinuado, mas isso pode levar muito tempo ainda.

Legal, eu não sabia que eles já haviam trocado de gerenciador de boot.
Obrigado pelo aviso.

2 curtidas

Acredito que o Budgie 11 em EFL será tão leve quanto LXDE, e com layout bem semelhante ao que já conhecemos em GTK.

3 curtidas

Sinceramente, depois de ver o que alguns Devs do GNOME estão falando, tô achando a decisão mais que certa. Os devs literalmente recusaram uma merge request de uma API pra colorizar os apps (o que ajudaria muito os criadores de distros por quê eles não teriam que depender de temas GTK pra customizar a paleta de cores) por que simplesmente eles não gostaram do que um dos mantenedores do Pop! OS postou no twitter. Trabalhar com Gnome atualmente significa problema.

1 curtida