eu uso o grub com compressão em ZSTD! e nao tive problema ate agora!
como home? que riscos? uso o btrfs com o grub nele e compressão tem é tempo e nunca tive buxo!
O GRUB suporta compressão zstd no btrfs desde a versão 2.04.
Quem usa Debian 9 ou 10, o produto estável, vai ter o grub 2.02. Se ativasse a compressão nessa situação ia empacar no prompt do grub, impossível de dar boot no sistema dele sem gravar uma mídia de inicialização que tivesse essa versão do grub!
O ubuntu 18.04 também tem o pacote na versão 2.02, versão estável até meses atrás. Agora a versão LTS 20.04 já trouxe o grub 2.04!
Ativar a compressão no boot sem levar isso em consideração é uma roleta russa! O grub na versão 2.02 também pode ter patches feitos pela distribuição adicionando esse suporte, mas tem que pesquisar caso a caso! Detalhe que comprimir o boot não vai ter ganho nenhum pois a imagem do kernel e do initram já são comprimidas por padrão… Talvez até funcione se não foi usado a opção de montagem “compress-force”, mas também roleta russa!
O GRUB tem suporte ao BTRFS sem compressão desde a versão 2. Já faz bastante tempo que essa versão é utilizada. Já vem como padrão nas principais distros desde 2016 mais ou menos!
Se for para a steam for Windows em formato snap creio que o zfs não faça nenhuma diferença
Em relação ao flatpak já não sei
Pela minha experiencia, o BTRFS é a pior opção, na minha empresa as 3 máquinas com esse sistema de arquivo deram problemas após algum tempo, uma delas inclusive deletou os dados de uma partição, já o ZFS até agora não notei nada de errado.
Para quem ta pretendendo testar o btrfs, considerando que ele suporta subvolumes, é desnecessário criar uma partição para uma home separada ?
Se você não utiliza outro sistema de arquivos na Home, é.
Eu to com uma máquina relativamente nova e eu pretendo experimentar o btrfs, com a /home separada eu sei como trocar de sistema de arquivos o sistema, sem comprometer os arquivos da /home, mas com subvolume eu nao sei como fazer isso.
Então, caso eu precise de uma formatação, como eu faria para salvar os arquivos da /home em um sistema instalado todo na / e com subvolumes no btrfs?
Obs. instalar tudo em / vai poupar espaco no meus 240gb
faria como sempre, o que eu quiz dizer é que se você pretende ter a home em outro sistema de arquivos, não é possível continuar usando subvolumes, tudo será BTRFS.
Já uso tem mais de 5 anos em 2 máquinas, inclusive na partição raiz e pelo contrário, me salvou de alguns HDs defeituosos. Eu só recomendaria cuidar para não usar distros com drivers muito antigos, o que é difícil acontecer no caso do ZFS quando você precisa instalar você mesmo os drivers, tirando o Ubuntu.
Então em uma instalação completa na /, apenas com a EFI separada para o UEFI, caso eu precise trocar o sistema operacional, desde que eu use o btrfs, eu consigo fazer isso no assistente de instalação, pq ele vai reconhecer os subvolumes como uma partição lógica?
é isso?
A maioria das distros permite você definir partição raiz e home como subvolumes distintos sim, mas você precisa configurar assim, senão será tudo no subvolume raiz.
Pessoalmente prefiro eu mesmo organizar a hierarquia de subvolumes, se você for do tipo que troca volta e meia de distro não te aconselho usar o BTRFS.
Eu troco de distribuição a cada 1 ou dois anos aproximadamente
O problema é que esse negócio de subvolume é novo pra mim, mas não é facil achar documentação sobre isso na internet, pq o sistema de arquivos não é tão utilizado quanto o ext4.
Mas no caso de eu precisar configurar isso de subvolumes separados, como eu faria?
Você mesmo teria que criar os subvolumes e pontos de montagem, não é trivial, e digo que não vale a pena para pessoas trocando de distro, nem anualmente porque o BTRFS é uma ferramenta para ajudar a manter as coisas a longo prazo, eu não formato minha workstation provavelmente desde o Fedora 23.
No meu caso eu tenho 3 níveis de backups na workstation e não separo a home. O primeiro nível está organizado assim:
/ → subvolume tido como atual default (@fedora)
/@ → raiz da hierarquia
/@/@fedora → subvolume default
/@/@snapshots →backups
/@/@snapshots/daily → backups automáticos dos últimos 7 dias
/@/@snapshots/hourly → backups automáticos das últimas 24 horas
Preferi a simplicidade, distros como o OpenSUSE tem uma organização mais refinada e já vem boa parte pronto, até mesmo backups automáticos.
Nesse caso, como a home vai ficar separada, seria melhor colocar o sistema operacional em ext4 e a home em btrfs, já que o sistema pode mudar, mas os arquivos não?
Depende de qual é o seu objetivo, se é só fazer backups, tem soluções mais simples.
Seria mais para poder instalar uma distrinuição mais recente ou mais antiga, em casos emergenciais.
No momento, eu estou no meio de uma instação sem decidir o que eu faço, pq como é SSD e BTRFS tem melhor suporte para esse tipo de hardware, não sei o que eu faço
BTRFS não é preciso para fazer isso, se você mantiver uma partição separada para home você vai poder compartilhar ela entre distros, BTRFS ou não. De qualquer forma compartilhar Home entre n distros não é uma boa ideia.
Eu preferia deixar tudo na / mesmo, até para aproveitar melhor o espaço, mas caso eu precise instalar outro SO, como faria para não perder os arquivos da /home ?