BTRFS ou ZFS para o Ubuntu 20.04?

Como o Ubuntu vai trazer o suporte total ao zfs na versão LTS que virá, considero o mesmo no debate.

Para usar em máquina pessoal, qual vocÊs utilizariam e por quê?

Aparentemente ambas opções são mais performáticas que o ext4. Mas somente o zfs tem suporte automático na instalação, sendo o btrfs sendo manual a instalação.

1 curtida

ZFS consome muita memoria e se ainda não corrigiram havia alguns bugs com a steam.

2 curtidas

Mas para o ubuntu 20.04 será que estará polido para uso pessoal?

1 curtida

O ZFS sempre quebra a minha instalação, e o HD fica inultilizado. Não sei o que acontece, mas depois que instalo uma dstro com ZFS, não consigo mais instalar outra e nem realizar operações com arquivos dentro do SO.
Sempre instalo em BtrFS.

tua home e / são juntas ou separadas? se separadas, utiliza o btrfs para ambas partições?

Já tentei dar várias chances para o ZFS, com /home separada, /home junta, alternância de filesystems entre partições ou não, já tentei de tudo. Vários HDs e SSDs no lixo.

Alterar o filesystem não inutiliza o hardware, basta apagar e rescrever.

2 curtidas

Mas cara, por isso eu especifiquei a versão futura do ubuntu. Pelo que li, atualmente não é recomendável utilizar zfs para uso doméstico

Depois que coloco o ZFS, quando vou formata-lo dá mensagem de erro, cada vez uma diferente. E também não consigo baixar nada nem mover aquivos, pois também dá erro aleatório relacionado ao HD>

Caraca, que estranho. Não seria erro na tabela gpt ?

Não sei, mas depois de colocar em ZFS o Gparted/CFdisk sequer sabe aonde tão as partições. Eu testaria pra te mostrar, mas não tenha mais HD a ser sacrificado.

Pra lidar com partições com esse filesystem vai precisar ter os módulos no kernel, mas se você apagar a tabela de partição, apaga pela raiz.

Eu gosto de coisas estáveis, então vou continuar com o EXT4.

Esses sistemas de arquivo tem suporte 100% aos SSDs?

ZFS precisa de muito mais atenção para instalação. Já começa que, até onde sei, ele não pode ser embutido no kernel devido a licenças, então deve ser carregado como módulo.

ZFS e o GRUB eram incompatíveis até algumas versões atrás. Não sei como está o suporte a ele na novas versões, mas no gentoo sempre aparece uma mensagem sobre configuração extra pra habilitar ZFS no GRUB.

Pra ter mais vantagens ainda recomenda-se usar o ZFS no disco inteiro, criando um “pool” com o disco, e então criando volumes para as “partições”. Aí cai no problema de dar boot com o grub num sistema ZFS e também como usar o SWAP em volume ZFS, que é outra discussão.

O disco criado pelo ZFS na versão 0.8 é incompatível com a versão 0.7. Isso quer dizer que se o ubuntu usar essa versão e outro sistema a versão anterior, ela não consegue acessar os dados.

Resumindo:

  1. Para o usuário normal que gosta de testar distribuições, que não tem necessidade de usar discos em RAID e que não quer ter problemas, recomendo ainda continuar com ext4 ou ainda usar btrfs em partição única sem volumes.
  2. Para o usuário que sabe que vai usar somente um sistema operacional e quer ter funcionalidades extras, gerenciadas pelo sistema, vai de BTRFS ou ZFS, pois será transparente essa escolha. O próprio instalador acerta os volumes e boot, daí é só ir usando. Porém se der algum problema no sistema, vai ser mais difícil consertar, geralmente ficando mais fácil apenas reinstalar todo o sistema.
  3. Para o usuário que quer aprender mais sobre as novidades, tem uma máquina exclusiva para testes (não liga se perder dados), e pode gastar bastante tempo estudando e testando configurações, reccomendo a instalação em volumes e explorar opções de raid, sendo ainda ZFS com ferramentas mais avançadas que BTRFS! Basicamente só administradores de sistemas, pois essas vantagens do ZFS são muito úteis no gerenciamento de servidores.

BTRFS sim, é até melhor parece

1 curtida

é muito complicado escolher qual eu utilizaria

btrfs é “mais chegado” no kernel, eu acho bem mais fácil de entender as ferramentas do btrfs do que os do zfs mas quando vc faz algumas pesquisas mais profundas no google vc encontra muita gente tendo problema tosco com o btrfs (não dar boot, partição root ficar em modo somente-leitura, arquivos sumindo sem explicação…), eu já usei btrfs em partição root mas a indecisão na época tava muito grande, direto voltava pro ext4, então não posso dizer por experiência própria se ele seria uma melhor escolhe que o zfs

zfs dizem ser muuuuuuito estável, mas tentar entender as ferramentas (ou é falta de documentação mais straight to the point na internet mesmo), não dá muita vontade não, já tentei instalar o arch com zfs no root e não rolou

estranho, eu sei que o hdparm e ferramentas do tipo conseguem fazer um estraguinho… mas filesystem??? ao menos no /dev/ os HDs são listados?

Aparece o /dev/sda, mas /dev/sda1 e /dev/sda2 não aparecem.
/dev/sda1 = /
/dev/sda2 = swap

Se /dev/sda aparece então o HD não estragou, qualquer programa conseguirá modificar esses HDs normalmente

Não consegue, tentei por CFdisk, Gparted, Gnome Disks, mkfs e nada consegue realizar operações no hd que foi usado ZFS. Calamares, Ubiquity e Anaconda também não conseguem modificar o HD.