faz
dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=4M status=progress
e me diga se ele retorna algum erro
faz
dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=4M status=progress
e me diga se ele retorna algum erro
dd: input/output error. Process ended with exit code 5.
Uma pergunta fora de contexto. Quais as vantagens do BTRFS tem sobre o EXT4? E viável troca BTRFS pelo EXT4?
as vantagens são várias
Eu gosto da formatação padrão do OpenSUSE. BTRFS em / e XFS na home, porque o BTRFS é um sistema de arquivos muito sólido e o suporte a snapshots dele é estupendo, enquanto o XFS é um sistema de arquivos voltado para a máxima performance de leitura de Entrada/Saída, ou seja, uma combinação maravilhosa.
Então pq o EXT4 é mais usado?
motivos tem vários, é o padrão de várias distros, é o mais testado e estável…
se o sistema para fazer rollback com ZFS como o do BtrFS no OpenSUSE, recomendo também, uso EXT4, meu sistema faz rollback atravéz do OSTREE (Fedora Silverblue) fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.
Snapshots BTRFS? O q seria isso.
veja o link que mandei alí…
As snapshots são obrigatórias ou não?
Em questão de desempenho qual seria melhor?
Aqui uma comparação de ext4 vs zfs…
Nesse link há 3 páginas(na segunda e terceira tem gráficos.É uma leitura bem leve)…
Pelo pouco que olhei e entendi, primeiro que zfs não é adequado para desktops(máquina pessoal) e sim para servidores, ele se mostrou mais lento em alguns casos até para servidores rodando banco de dados… Ele se salva em alguns mas acho que não vira pra você.
Fora isso recentemente Linus Torvalds fez duras criticas ao ZFS o que nos sugere ao meu ver que boicotar o zfs é a melhor coisa a fazer… visto que é um lixinho, a licença é preocupante, e a empresa por trás tem histórico de ir na Justiça reclamar que estão usando. Caso do Android usar Java, rendeu pra google uma briga de gigantes na Justiça. Faz uma pesquisa por linus e zfs… e também por btrfs vs ext4 e ve se chega algum solução para seu caso de uso.
Fiz aqui um teste para transferir um arquivo de cerca de 4.6 GB de um diretório para outro, o Ext4 terminou em 15min34s e o BtrFS em 8min45s
O problema do BTRFS é que ele não tá bem desenvolvido, dá pra usar, mas confiar nos comandos do btrfs não dá, é fácil fácil dar problema… Se for usar, acho recomendável fazer configurações definitivas no momento da instalação… mexer depois só se for no fstab, acho…
OpenZFS vai demorar muito ainda pra ser utilizavell de modo estável!
OpenSuse nao usa mais XFS na /home por padrão na instalação, agora é 100% btrfs
o EXT4 nao tinha até pouco tempo atras, btrfs tem desde o seu nascimento! e ja é considerado estável tambem!
Não sabia disso, muito obrigado pela informação!