Bons exemplos de automação com Shell Script?

Pessoal tudo bem com vocês? Sou iniciante programação, atualmente faço automação de microatividades usando a linguagem Python. Também, estou me habituando no mundo DevOps, foi Daí que me despertou a curiosidade de conhecer mais sobre Shell Script, poderiam me trazer alguns exemplos de quando uma automação com Shell Script se faz util em escala de usuario comum e a nivel profissional?

2 curtidas

Se quiser um material estilo “curso”, sugiro o BashGuide do Wooledge, que além de ensinar o básico, possui um excelente apêndice para usuários intermediários e avançados (o BashPitfalls) que explica comportamentos contraintuitivos do shell.

Para exemplos práticos, temos um tanto de tópicos nesse sentido, basta buscar “alias” e “funções”:

4 curtidas

Um exemplo é o kernel Linux, ele é lotado de shells.
Outro exemplo é o seu sistema operacional, rode o comando:

find / -name "*.sh" 2>/dev/null

Onde vc vai obter uma lista enorme de automações em shell que seu GNU/Linux usa.

4 curtidas

O Linux, de maneira geral, depende de shell script pra funcionar. Ou seria, pra existir? :thinking::grinning_face:

3 curtidas

Salve Emerson… Bons dias pra você!

Amo shell script, de verdade…
O melhor que voce pode fazer por voce é adquirir este livro:

Vale a pena demais amigo!

4 curtidas

Livro muito bom, só que ele da dicas de como vc pode tornar os seus scripts mais profissional, ou seja, ele não ensina a programar em shell, o conhecimento de programação de shell é um requisito para este livro.

4 curtidas

Depende do que cada um considera “útil” – e do que cada um considera um “usuário comum”. :wink:

Como eu uso várias distros Linux em dualboot / multiboot – para observar e aprender, pero sin perder la diversión, jamás! – acabei criando alguns scripts para sair do “achômetro”, e obter informações objetivas (e com as datas exatas):

Será isso “útil”? – Há controvérsia!