Debian 13.2 congelando frequentemente

Existem outros motivos, também:

Nas poucas leituras que fiz sobre Swappiness, vi uma explicação razoável: – O Debian viria assim (60 e 100), por ser a melhor configuração para servidores. – Será verdade? Faz sentido? Não sei.

Mas o Arch não “vem”. – O usuário é que “constrói” sua distro – e foi isso que eu fiz, na base do RTFM (não usei nem o tal script de instalação facilitada).

Só posso concluir que os pacotes upstream já venham com essas configurações por padrão – pois o Arch não costuma alterar nada. – Apenas oferece os pacotes recebidos upstream.

Eu usei os scripts que já tenho agendados para rodar aos 5 minutos e aos 6 minutos após o boot, em todas as distros. – No Domingo, carreguei todas elas, para fazer a atualização semanal – e depois carreguei de novo, uma por uma, para registrar as informações das distros atualizadas.

O 2º script do Arch Linux ficou assim:

Os arquivos-texto com essas informações vão para uma pasta única – onde eu executo um script Summary.sh que extrai os dados de todos os arquivos, em sequências organizadas:

Por fim, é só usar o recurso de “seleção de blocos” do KWrite / Kate, para emparelhar os nomes das distros ao lado de cada sequência de dados – desde que os totais (indicados embaixo) tenham a mesma quantidade:

Muito bom! – Com o tempo, espero experimentar novas modificações, como essas.

Por enquanto, não me sinto capaz de recomendar nada. – Estou só começando a fazer essas experiências, e ainda nem sei se vão dar algum resultado positivo.

Com relação aos “meus” casos de congelamento, a única certeza que tenho, é que costumam ser deslanchados quando abro algumas layers – em especial, no Chrome, que uso o tempo todo – e mais especificamente, layers do Facebook:

Quando a camada aparece em preto sólido, já sei que vem problema pela frente. – Tento fechar aquela aba (CTRL+W), tento fechar o próprio Chrome, e se possível também os demais aplicativos, e reinicio. – Se eu fizer isso logo ao perceber os primeiros sintomas, em geral não chega a congelar.

Depois de reiniciar, vivo feliz por mais 4 ou 5 dias.

É cada vez mais raro, eu deixar o problema atingir o congelamento total – e ter de reiniciar na marra. – Mesmo assim, optei por converter a /home do Arch para XFS – pois os desligamentos forçados acabam acumulando algum problema em sistema de arquivo ext4.

(Estou chutando um pouco, é claro. Não posso afirmar com certeza, porque não tenho conhecimentos suficientes para garantir).

2 curtidas