Recentemente atualizei meu desktop para a versão 13.2 do Debian, e desde então o sistema tem crashado com uma frequência absurda, algo que nunca ocorreu antes.
Já tive problemas com crashes antes, mas eram muito raros, independente do quão pesada fosse a tarefa que eu estivesse executando. Agora, o sistema congela independente do que eu estiver fazendo, seja jogar, assistir vídeos ou até mesmo lendo um PDF.
Meu notebook também está na mesma versão do sistema, mas nunca tenho nenhum tipo de problema com ele. Estou começando a pensar que pode ser algum problema de hardware, mas acho difícil considerando que esses problemas constantes começaram após ter atualizado.
Há algum arquivo que crie logs quando o sistema congela e preciso forçar a reinicialização para eu poder conferir? Ou alguém tem alguma sugestão do que pode ajudar?
De quebra, aproveito para comentar que meu Firefox também crasha as páginas com uma frequência absurda depois de um tempo de uso. Parece que quanto mais tempo passo com o navegador aberto, mais ele começa a crashar as abas abertas, e vez ou outra o aplicativo em si. Por acaso passar a usar alguma versão ESR pode dar menos dor de cabeça? Pois algumas vezes a página nem sequer carrega e a aba já crasha, principalmente em apps do Google Workspace, é bizarro.
Acredito estar enfrentando o mesmo problema e estou buscando algum fio de esperança. Tenho um notebook Dell G15 5530 com as seguintes especificações:
Intel i5 13ª geração
NVIDIA RTX 3050 6 GB
24 GB de RAM
Dual boot com Windows + Debian 13.2
No Windows tudo funciona perfeitamente, sem travamentos.
Criei uma partição separada para testar o Debian 13 antes de migrar definitivamente, e segui meu próprio guia de instalação
O sistema começa a congelar frequentemente
Os travamentos acontecem tanto usando a interface gráfica quanto acessando via SSH. Em alguns casos, preciso reiniciar o notebook até duas vezes para voltar ao normal.
1° su
2° visudo - Adicione a linha abaixo da do root