Memórias RAM estragando uma após a outra

Bom dia a todos!

Há algum tempo, postei aqui um problema que tive quando meu PC estava congelando aleatoriamente, até chegar ao ponto em que ele parou de dar vídeo. Descobri então que era uma das minhas memórias RAM que estava com problema, e remover ela já foi suficiente.
Porém, há alguns dias atrás, meu desktop começou a ligar de forma estranha. Eu apertava o botão de ligar, ele dava boot (sem dar vídeo) e ficava ligado por alguns segundos, aí desligava, ligava novamente sozinho, e só então ele dava vídeo.
Nunca tinha acontecido nada parecido, então não sabia o que podia ser, mas por via das dúvidas eu retirei as memórias RAM e fiz uma limpeza, mas não adiantou. Então, nesse fim de semana ele novamente voltou a ligar, mas sem dar vídeo. Novamente retirei as memórias e fui testando uma por uma, então descobri que outra estava com defeito, e retirando já voltou tudo ao normal.
Só nisso eu já perdi metade da memória RAM que tinha no setup (logo agora que estão todas bem baratinhas) e ainda não soube o que exatamente pode ter começado com isso, pois tenho as mesmas configurações há mais de 2 anos e nunca havia tido problema nenhum.
Resolvi continuar usando, mas ontem a noite quando fui jogar com um amigo, assim que eu entrava no jogo (Outlast Trials), não dava 5 minutos e o PC congelava e eu precisava forçar o reboot. Tentei jogar duas vezes, mas na segunda, quando fui ligar novamente, ele fez a mesma coisa de ligar, desligar, e ligar novamente.
Agora estou até com medo de usar, pois imagino que seja algum outro periférico que esteja sendo responsável por estar matando todas as minhas memórias, e vou ficar apenas no notebook. Dito isso, queria sugestões do que pode estar acontecendo, pois não tenho ideia. Eu suspeito que a placa mãe possa ter algo a ver, mas nunca tinha visto uma placa mãe ser responsável por estragar as memórias, então não tenho certeza.
Ainda não consegui testar se as memórias que retirei realmente estão defeituosas, pois são DDR3, e não tenho nenhum conhecido com uma placa mãe compatível para trocar e testar.

Algumas informações do meu setup:
Placa mãe: X79G
CPU: Intel Xeon E5 2650 v2
GPU: Radeon RX580 8G
Memórias: Kingston DDR3 (eram 24GB, mas agora são 12GB, com uma memória de 8BG e outra de 4GB)
Fonte: DEX DX-550, 550W, 80 Plus Bronze.

Não tenho no-break, uso o PC ligado apenas em um filtro de linha onde ligo ele e meu monitor, e a energia elétrica no prédio é bem estável, raramente tem oscilação ou queda.

Caso alguém tenha alguma sugestão, agradeço muito!

Edit: adicionei as informações que faltavam. Obrigado Eddie.

Faltaram algumas informações muito importantes para a comunidade poder tentar te ajudar:

• Qual é a fonte que está nesse setup?
  • Você usa algum tipo de estabilizador, nobreak ou filtro de linha?
  • A energia elétrica aí é estável ou oscila muito.

:vulcan_salute:

1 curtida

Uma vez em um PC antigo que eu tinha, ele simplesmente parou de dar vídeo

Ligava o led do mouse e tudo mais, mas vídeo que era bom, nada… comprei outra memória ram (na época não estava esse absurdo de agora), e funcionou… não estou afirmando que seu problema seja esse, mas pode ser um indicativo

Fonte. Esse modelo não me parece confiável. Eu imagino que pode estar causando todos esses problemas, inclusive dano aos componentes.

Grande chance de ser a fonte, péssima em qualidade, de estar estragando ou danificando os componentes do seu PC.
Essa fonte deveria ser proibida de ser vendida de tão “criminosa” que ela é.

No PC há uma regra onde não se deve economizar na hora de comprar componentes e a fonte é uma delas.
Eu tenho uma fonte da Corsair de 800w gold comprada em 2012, acho que ela custou uns 600 ou 650 reais (dolar estava 2.5) e ela está aqui funcionando até hoje

No caso eu comprei o PC de um amigo, então a única mudança que fiz desde a compra foi ter aumentado a quantidade de RAM mesmo.
Tem alguma recomendação de fonte confiável? Numa busca rápida vi muita gente recomendando Corsair ou MSI, mas também depende muito da família da fonte, então fiquei meio perdido.

provavelmente há algum curto na MB que está queimando suas RAM’s. a “cistênça” pode tentar identificar se é mesmo a fonte e se há solução economicamente viável com uma de boa qualidade. de qualquer forma, teria de medir a tensão nos terminais para saber se ele entrega realmente o que diz. melhor parar antes que perca essas duas que você tem.

Salve, @Gabriel_Batista

Por favor, especifique quais eram os pentes iniciais (4 GB cada?), modelo exato etc. – e quais pentes você adicionou (8 GB cada?), modelo exato etc.

Eu nunca misturei pentes de RAM com capacidades diferentes, e que imagino sejam modelos diferentes – por isso, não faço ideia dos possíveis problemas. – Lembro vagamente de ter lido algo, mas não prestei atenção, por não ser o meu caso.

Com essas informações mais detalhadas, talvez os colegas universitários possam dizer mais alguma coisa.

1 curtida

Quando comprei eram duas memórias de 4GB. Depois, adicionei mais duas de 8GB cada.
Todas são daquele modelo verde comum da Kingston, DDR3.

Tem uns laboratórios do meu curso na faculdade que posso usar com osciloscópios e multímetros, amanhã vou levar a fonte para conferir se é ela mesmo o problema.

1 curtida

Fontes MSI, Corsair, Thermaltake nunca deixam na mão

Evite as fontes de entrada de Corsair e MSI, que são meia-boca e não compensam (Corsair CV e a CX atual de rótulo preto, assim como a MSI A-DN e A-BN, não são boas compras). Essas marcas só têm bons produtos atualmente nas linhas mais avançadas.

Por R$ 300,00 você pega a NZXT C650 Gold em promoção. É tier A, com regulação DC-DC, e muitíssimo superior às fontes Corsair e MSI na mesma faixa de preço: https://www.pichau.com.br/fonte-nzxt-c650-gold-650w-80-plus-gold-pfc-ativo-preto-ps-2406-oem

Vale a pena consultar: SPL's PSU Tier List - Google Planilhas

4 curtidas

Só atualizando: testei a minha fonte hoje de manhã e ela está funcionando perfeitamente. Medi a tensão na saída de cada pino com o multímetro e estão todos dentro do esperado para modelos ATX.
Realmente, acho que o problema é a placa mãe. Vou tentar limpar fazer uma limpeza mais pesada, usar limpa contato nos slots e torcer para resolver, senão já compro outra mesmo.

2 curtidas

Você fez essa medição em carga? Pois esse tipo de problema só aparece quando a fonte está sob carga pesada, e medições em idle não teriam validade.

E, mesmo que as tensões fossem medidas em carga e estivessem normais, o que danifica componentes como a RAM geralmente é o ripple, que só pode ser medido em um osciloscópio de precisão e separando todas as linhas da fonte.

Ou seja, sem esses testes (que só podem ser feitos em laboratórios como o do Teclab), permanece a suspeita sobre a fonte.

1 curtida

Fiz uma medição básica mesmo, somente com a fonte ligada, mas sem alimentar nada. Também pensei que o problema pode ter sido algum pico de tensão, mas não tem condições de eu levar os periféricos e fazer um teste mais robusto na faculdade, daria trabalho demais.
De qualquer forma, peguei uma memória RAM emprestada de um conhecido (que está funcionando normalmente), coloquei somente ela no meu PC para testar, e nada. Então, ainda acho que o problema realmente possa ser a placa mãe.

Não iniciar?

Já viu se pode ser o ssd ou hdd?

Tente desconectar e ligue para ver se entra na bios.

Se entrar é problema do ssd ou hdd.

Já sim. Tenho um NVME e um Sata, testei sem eles e separadamente, mesma coisa.
Até coloquei eles no meu notebook e deu boot no sistema normalmente.

Antes o desktop até acendia os LEDs do teclado e do mouse, agora não dá vídeo nem acende os leds dos periféricos.

Eita… tomara que não seja o processador… tipo esses Xeon é na sorte, pois os bichos já sofreram nessa vida.

A fonte pode causar problemas diversos, também fico desconfiado. De qualquer forma, seria melhor comprar uma fonte boa, que poderá servir mesmo pra um futuro upgrade.

Se houver a queima de mais um pente com a fonte boa, então é a placa mãe que pode estar com problema no regulador de voltagem da RAM, mesmo que em regimes transitórios. Veja se compensa testar, pois pode ser que a placa mãe “nova” similar seja mais barato que o pente. Daí nem compensaria mantê-la.