Bom dia a todos!
Há algum tempo, postei aqui um problema que tive quando meu PC estava congelando aleatoriamente, até chegar ao ponto em que ele parou de dar vídeo. Descobri então que era uma das minhas memórias RAM que estava com problema, e remover ela já foi suficiente.
Porém, há alguns dias atrás, meu desktop começou a ligar de forma estranha. Eu apertava o botão de ligar, ele dava boot (sem dar vídeo) e ficava ligado por alguns segundos, aí desligava, ligava novamente sozinho, e só então ele dava vídeo.
Nunca tinha acontecido nada parecido, então não sabia o que podia ser, mas por via das dúvidas eu retirei as memórias RAM e fiz uma limpeza, mas não adiantou. Então, nesse fim de semana ele novamente voltou a ligar, mas sem dar vídeo. Novamente retirei as memórias e fui testando uma por uma, então descobri que outra estava com defeito, e retirando já voltou tudo ao normal.
Só nisso eu já perdi metade da memória RAM que tinha no setup (logo agora que estão todas bem baratinhas) e ainda não soube o que exatamente pode ter começado com isso, pois tenho as mesmas configurações há mais de 2 anos e nunca havia tido problema nenhum.
Resolvi continuar usando, mas ontem a noite quando fui jogar com um amigo, assim que eu entrava no jogo (Outlast Trials), não dava 5 minutos e o PC congelava e eu precisava forçar o reboot. Tentei jogar duas vezes, mas na segunda, quando fui ligar novamente, ele fez a mesma coisa de ligar, desligar, e ligar novamente.
Agora estou até com medo de usar, pois imagino que seja algum outro periférico que esteja sendo responsável por estar matando todas as minhas memórias, e vou ficar apenas no notebook. Dito isso, queria sugestões do que pode estar acontecendo, pois não tenho ideia. Eu suspeito que a placa mãe possa ter algo a ver, mas nunca tinha visto uma placa mãe ser responsável por estragar as memórias, então não tenho certeza.
Ainda não consegui testar se as memórias que retirei realmente estão defeituosas, pois são DDR3, e não tenho nenhum conhecido com uma placa mãe compatível para trocar e testar.
Algumas informações do meu setup:
Placa mãe: X79G
CPU: Intel Xeon E5 2650 v2
GPU: Radeon RX580 8G
Memórias: Kingston DDR3 (eram 24GB, mas agora são 12GB, com uma memória de 8BG e outra de 4GB)
Fonte: DEX DX-550, 550W, 80 Plus Bronze.
Não tenho no-break, uso o PC ligado apenas em um filtro de linha onde ligo ele e meu monitor, e a energia elétrica no prédio é bem estável, raramente tem oscilação ou queda.
Caso alguém tenha alguma sugestão, agradeço muito!
Edit: adicionei as informações que faltavam. Obrigado Eddie.