🚀 Aumente o poder do seu gerenciador de arquivos no Linux

Você já imaginou ter dezenas de funções extras no menu do botão direito do seu gerenciador de arquivos, sem precisar decorar comandos no terminal?

Com o Enhanced File Manager Actions for Linux, isso é possível, e o melhor: funciona em praticamente qualquer distro Linux e é muito fácil de instalar!

Repositório: github.com/cfgnunes/nautilus-scripts

Enhanced File Manager Actions for Linux

O projeto consiste em uma coleção de scripts Bash cuidadosamente desenvolvidos para integrar diretamente ao menu de contexto (botão direito do mouse) do seu gerenciador de arquivos.

Com ele, você ganha atalhos práticos e comandos para lidar com arquivos, pastas, áudios, vídeos, PDFs, imagens e muito mais, tudo de forma visual e sem precisar abrir o terminal.

:gear: Instalação super simples!

Você pode instalar com apenas um comando no terminal (via curl ou wget):

bash -c "$(curl -fsSL https://cfgnunes.github.io/nautilus-scripts/install.sh)"

ou

bash -c "$(wget -qO- https://cfgnunes.github.io/nautilus-scripts/install.sh)"

O instalador detecta automaticamente o seu gerenciador de arquivos e ajusta tudo para funcionar perfeitamente. Compatível com Debian, Ubuntu, Fedora, Arch, openSUSE, Mint, Manjaro, KDE neon, Zorin OS e várias outras distros e pode ser integrado ao ambiente GNOME, KDE Plasma, Cinnamon, MATE e LXQt.

:puzzle_piece: O que o projeto oferece de diferente

• Executa tarefas em paralelo para cada arquivo (muito rápido)
  • Mostra progresso e permite cancelar as tarefas em execução
  • Detecta e informa dependências ausentes
  • Nunca sobrescreve arquivos originais
  • Mantém um menu de scripts usados recentemente
  • 100% em Bash, bastante leve e roda em qualquer máquina

:hammer_and_wrench: Exemplos de algumas funcionalidades que estão no projeto

:floppy_disk: Compactação e descompactação

• Compress to ZIP/TAR.GZ/7Z - compactar vários arquivos de uma vez
  • Extract here - extrair qualquer tipo de arquivo
  • Compress with password - proteger seus arquivos rapidamente

:musical_note: Áudio e vídeo

• Convert to MP3/OGG/OPUS/FLAC - converter áudios com um clique
  • Extract audio from video - salvar o áudio de vídeos facilmente
  • Normalize audio volume - ajuste o volume de vários arquivos de uma vez

:camera_with_flash: Imagens

• Find similar images - detectar imagens duplicadas por similaridade
  • Resize to 50%/25% - redimensionar várias imagens de uma só vez
  • Convert to JPG/PNG/WebP/AVIF - troque o formato em segundos
  • Add watermark - adicionar marca d’água em lote

:books: Documentos e PDFs

• Combine PDFs - junte vários PDFs em um só
  • Reduce PDF size - otimize PDFs para e-books ou impressão
  • Perform OCR (Portuguese, English, etc.) - reconheça texto em PDFs e imagens
  • Encrypt/Decrypt PDF - proteja ou remova senhas de PDFs

:locked_with_key: Segurança e verificação

• Compute SHA256 / MD5 / CRC32 - gere checksums com um clique
  • GPG: Encrypt / Decrypt / Sign - criptografe arquivos direto pelo gerenciador
  • Scan for malware (ClamAV) - analise arquivos suspeitos visualmente

:broom: Organização e utilidades

• Find duplicate files - identifique e apague arquivos duplicados
  • List largest files - descubra o que ocupa mais espaço
  • Copy path or content to clipboard - copie nomes ou conteúdos direto

Se você gosta de produtividade, praticidade e quer turbinar seu gerenciador de arquivos, vale muito a pena experimentar.

13 curtidas

Alguns scripts também possui teclas de atalhos que são instaladas, para facilitar o acesso e aumentar a produtividade:

Tecla Ação
F3 Open Code Editor
F4 Open Terminal
F7 Open Disk Usage Analyzer
<Control>E Extract here
<Control><Alt>G Compress to .tar.gz (each)
<Control><Alt>S Compress to .tar.zst (each)
<Control><Alt>X Compress to .tar.xz (each)
<Control><Alt>Z Compress to .zip (each)
<Control><Alt>I Show files information
<Control><Alt>M Show files MIME types
<Control><Alt>H Find hidden items
<Control><Alt>J Find junk files
<Control><Alt>U Find duplicate files
<Control><Alt>0 Find zero-byte files
<Control><Alt>P List permissions and owners
<Control><Alt>B List largest files
<Control><Alt>R List recently modified files
<Control><Alt>W Text: List file issues
<Control><Alt>C Copy filename to clipboard
<Control><Alt>V Paste clipboard as a file
<Control><Shift>V Paste as symbolic link
<Control><Shift>C Compare items
<Control><Shift>O Open item location
<Control><Shift>H Compute all file hashes
<Control><Shift>E Find empty directories
<Control><Shift>G Git: Clone URLs (clipboard, file)
<Control><Shift>R Git: Reset and pull
<Control><Shift>X URL: Download (clipboard, file)
6 curtidas

Caraca mano, isso ficou incrivel! Pena q hj eu uso um file manager tui, chamado Superfile, mas até onde eu sei, dá pra portar alguns scripts pra ele, e usar via atalhos, vou ver aqui, se eu conseguir satisfatóriamente, eu fasso o pr com o suporte pra ele lá no seu repo :grinning_face_with_smiling_eyes:

2 curtidas

Animal, vou dar uma conferida com certeza, talvez até me faça voltar a usar o Nautilus.

EDIT: Agora que vi que funciona no Nemo também, maravilha.

2 curtidas

Valeu demais, @Henrique_Sardinha! :raising_hands:
Seria incrível se desse pra portar o projeto também para o Superfile, ele é bem interessante mesmo! Se você conseguir adaptar e quiser enviar um Pull Request, será muito bem-vindo! :grinning_face_with_smiling_eyes:

2 curtidas

Valeu, @EntusiastaDeVelharia! :grinning_face_with_smiling_eyes:

Testei o projeto e funciona nos principais gerenciadores de arquivos. Segue a tabela com os detalhes de compatibilidade:

Gerenciador Ambiente Integração com menus Atalhos de aplicativos Atalhos para teclado Menu “Accessed recently”
GNOME Files (Nautilus) GNOME :green_circle: :green_circle: :green_circle: :green_circle:
Nemo Cinnamon :green_circle: :green_circle: :green_circle: :green_circle:
Caja MATE :green_circle: :green_circle: :green_circle: :green_circle:
Thunar Xfce :green_circle: :green_circle: :green_circle: :red_circle:
Dolphin KDE Plasma :green_circle: :green_circle: :red_circle: :red_circle:
PCManFM-Qt LXQt :green_circle: :green_circle: :red_circle: :red_circle:

Ou seja, dá pra aproveitar bem no Nemo também, com todos os recursos funcionando! :rocket:

1 curtida

Pessoal, só pra avisar: atualmente o projeto está em inglês (menus e mensagens), mas já existe uma issue aberta para torná-lo multilíngue: Add translation support · Issue #25 · cfgnunes/nautilus-scripts · GitHub

Fiz em inglês inicialmente para torná-lo mais universal e acessível a pessoas de diferentes países, mas em breve pretendo portar o projeto para outros idiomas. A ideia é que ele detecte automaticamente o idioma configurado no sistema operacional e ajuste os textos conforme a linguagem do usuário.

Se alguém aqui quiser ajudar a desenvolver essa parte (colaborando enviando Pull Requests ou ideias), será muito bem-vindo! :flexed_biceps:

1 curtida

Muito legal o seu projeto. Pode ajudar muita gente. Parabéns!

1 curtida

Cara que lindo isso! Parabéns pelos seus scritps, além de ser uma super ferramenta de utilidades é uma ótima fonte de estudo para quem quer escrever códigos limpos e com as boas práticas da programação.

1 curtida

Valeu demais, @tijolaum!

Fico muito feliz pelo seu feedback! Estou sempre aprendendo coisas novas e gosto muito de ouvir as opiniões e ideias das pessoas, tanto sugestões de melhorias quanto novas funcionalidades. É sempre muito bom poder contribuir de alguma forma.

Sobre o código, nesses últimos 5 anos desde que publiquei o projeto, a maior parte do tempo foi dedicada a refatorar, reescrever e organizar tudo. Foi (e ainda é) um processo constante de melhoria e aprendizado. :rocket:

Se você tiver alguma ideia que queira ver implementada por lá, alguma nova funcionalidade, é só me falar! Hehe

2 curtidas

Gostei desse projeto. Eu posso implementar alguns desses scripts na minha personalização do Openbox?

Eu uso o Thunar como gerenciador de arquivos.

1 curtida

excelente. fica em portugues?

1 curtida

Pode sim, @rapoelho ! Funciona normalmente no Thunar, inclusive as teclas de atalho. Durante a instalação, o instalador pergunta quais conjuntos de menus deseja incluir, permitindo personalizar tudo conforme sua preferência.

Esse é o processo de instalação:

Se você tiver algum conhecimento de shell script, também pode criar suas próprias implementações usando outro script do projeto como base.

1 curtida

Obrigado @acvsilva ! :folded_hands:

Ainda não fica em português… Pretendo implementar essa funcionalidade em breve, mas exige manter um arquivo central com todas as mensagens e nomes de arquivos, o que dá um certo trabalho…

Já existe uma tarefa aberta fazer isso: https://github.com/cfgnunes/nautilus-scripts/issues/25

Enquanto isso, é possível renomear manualmente os arquivos para português, mas atualmente são quase 400 menus/scrtips. :sweat_smile:

1 curtida

Projeto top, pae, instalei aqui :+1:

Eu instalei pelos comandos no GitHub, mas vi que tem um pacote no AUR feito por um tal de JoveYu. É de boas instalar por lá?

1 curtida

Valeu, @kevinlucasilva!

Ainda não testei o empacotamento feito pelo JoveYu. Ele é um desenvolvedor chinês que se propôs a empacotar o projeto para o Arch Linux. Pelo script do AUR, o que ele faz é baixar o tarball direto do GitHub e instalar tudo de forma global, copiando os arquivos para os diretórios do sistema (e não para o diretório do usuário).

Porém, há também uma desvantagem atualmente pelo AUR: o pacote empacotado por ele instala os scripts apenas para o KDE, não para os outros ambientes. E tem partes manuais.

Depois vou criar uma VM com o CachyOS e instalar por esse método para conferir se está tudo certo. Também pretendo sugerir algumas melhorias ao JoveYu ou, se ele permitir, contribuir diretamente com commits no script de empacotamento do AUR.

1 curtida

@kevinlucasilva tentei instalar aqui agora pelo empacotamento do JoveYu no CachyOS e não deu muito certo não. :sweat_smile: Talvez precisa de revisão esse empacotamento dele. Rsrs

Fiz a instalação usando o procedimento normal mesmo, com:

bash -c "$(curl -fsSL https://cfgnunes.github.io/nautilus-scripts/install.sh)"

Menus funcionando no KDE:

1 curtida

Ei, @rapoelho ! Fica assim rodando no Thunar (usando aqui como teste o Xubuntu 25.10):

E assim rodando no Nemo (usando aqui como teste o Mint 22 Cinammon):

1 curtida

Meu amigo, muito obrigado! Me salvou uma tonelada de trabalho. Eu já tinha alguns relacionados com criptografia e media, mas seu trabalho é bem mais caprichado e abrangente. 10/10 :handshake:

1 curtida

@help Agradeço demais pelo retorno. Fico satisfeito em saber que os scripts te ajudaram. Se precisar de alguma funcionalidade específica ou tiver sugestões de melhorias, posso implementar também. :handshake: