Bismuth: um TWM para ambientes KDE Plasma

Apesar de não utilizá-los no meu cotidiano, sou grande admirador dos TWM e recentemente encontrei em uma discussão no Twitter a indicação de um script que implementa todos os principais recursos de TWM diretamente no Kwin.

Se você utiliza um ambiente baseado no KDE saiba que você pode ter acesso a todos os recursos de um TWM sem a necessidade de abandonar o Plasma. Com o Bismuth você poderá organizar suas janelas automaticamente e alternar entre diversos layouts pré-definidos usando apenas atalhos do teclado.

Ambiente de testes Fedora Kinoite + Bismuth

Para testar as funcionalidades do Bismuth eu instalei o Fedora Kinoite 35 em uma máquina virtual, após fazer as atualizações do sistema, prossegui com a instalação do Bismuth que é muito simples, bastando executar o comando abaixo como um usuário normal. Confira no site do projeto outras formas de instalação suportadas.

wget -q -O - https://git.io/J2gLk | sh

Com diversos layouts diferentes e um painel de controle gráfico para facilitar a configuração, instalar o Bismuth é tão simples quanto rodar um script em qualquer distribuição Linux do KDE Plasma.

Alguns dos recursos do Bismuth

  • Organizar janelas dinamicamente, em vez de colocá-las manualmente;
  • Janelas flutuantes baseados em regras;
  • Integra-se totalmente aos recursos do KWin, incluindo: Multi-tela, Atividades e área de trabalho virtual;
  • Gerenciamento básico de janela (minimizar, tela cheia, alternar, etc);
  • Suporte a múltiplos layouts para atividades (Layout de ladrilho e Monóculo);
  • Layouts compatíveis com a área de trabalho (Spread, Stair);
  • Regras para definir o comportamento de janelas específicas.

O Bismuth em ação no Fedora Kinoite 35.

Organização automática de janelas

Painel de opções do Bismut no KWin

Minhas conclusões

Utilizei este ambiente para fazer alguns tarefas da minha rotina e a experiência foi bastante agradável, a organização automática de janelas poupa um tempo considerável e os atalhos de teclado facilitam muito alternar janelas específicas para ocupar a tela cheia.

Esta combo do Kinoite + Bismuth proporciona um fluxo de trabalho que me agradou muito e estou considerando fazer uma instalação na minha máquina de produção para testar como ele se sai em um ambiente com dois monitores.

Você conhece outros scripts de TWM para Plasma?


:vulcan_salute:

7 curtidas

Cheguei a usar o Krohnkite – que já tinha ouvido falar por um bom tempo, é até que bastante usado nos “unixporn” de KDE Plasma – por algum tempo antes de ir de vez para o mundo dos TWM.

O único problema que eu tive com ele (e outro script que não lembro o nome) é a funcionalidade de gaps não funcionar adequadamente com programas que iniciam maximizados, deixando-os sem sombra e sem bordas. Esse pequeno defeito e chance de fazer um sistema mais leve me motivaram a testar TWMs “reais”.

2 curtidas

@msteles, acredito que seja a linha do que você deseja.

2 curtidas

É sim, acertou em cheio. Vou fazer uns testes por aqui. :wink:

1 curtida

Eu uso já tem quase 2 anos o Grid-Tiling-Kwin.

5 curtidas